A Toyota lançou o AE86 em 1983 como uma variação da quinta geração do Toyota Corolla (E80). Seria o último Corolla a ter tração traseira (juntamente com o AE85, de visual menos esportivo). O "A" indica a família de motores, o "E" representa o modelo Corolla, o "8" indica a 5ª geração e o "6" a varante do modelo. Então os designers decidiram se dedicar a desenhar um carro digno de ser uma boa última geração RWD (tração traseira) para seu carro de sucesso.
Então lançaram o modelo em dois designs diferentes para o mesmo carro, o Sprinter Trueno, com visual mais arrojado (faróis escamoteáveis) e o Levin, de faróis convencionais (fixos). A Toyota ofereceu duas opções de carroçaria: um hatchback de 3 portas e um cupê de 2 portas. Cabia preferir a opção mais conveniente para quem queria um AE86.
Corolla Sprinter Trueno Hatchback e Cupê |
Corolla Levin |
Corolla AE85 |
A Toyota, que a essa altura, resolveu vender em vários mercados o seu último (e bacana) Corolla de tração traseira fora do Japão, como por exemplo nos EUA, na Austrália e na Europa. Alguns países tiveram versões próprias, adaptadas para atender a seus mercados. Nos EUA, o AE86 foi chamado de Corolla GT-S e o AE85 foi chamado Corolla SRS, ambos na forma Sprinter Trueno.
Curiosidade: o nome "Trueno" significa "trovão" e "Levin" é traduzido vagamente como "relâmpago", nomes que não poderiam ter sido melhor escolhidos para esses modelos.
Os nomes descrevem bem a sensação de dirigi-los, que pode-se dizer que foi "atingido" por um relâmpago e "atordoado" por um trovão, sensações parecidas quando se usa para esportes (como o drift). O motor 4A-GE 1.6 com duplo comando, 16 válvulas e caixa de 5 velocidades eram mais que suficientes para o carro. Um motor com um lindo barulho e um design bem resolvido também foram argumentos do sucesso deste veículo.
Uma coisa interessante é que o AE86 não mudou muito em seus 4 anos de produção. Houve uma sensível mudança estética no carro e foram referidas como "séries" distintas. A primeira "série", chamada "Zenki" (primeiro, em japonês) foi de 1983 a meados de 1985 e a segunda, denominada "Kouki" (última) foi de meados de 1985 a 1987. Essas definições se referem aos face-lifts do modelo, em mudanças como para-choques e acabamento interior. A mecânica ficou praticamente inalterada.
Havia opções de acabamento como direção hidráulica, vidros elétricos, teto solar, faróis de neblina, apêndices aerodinâmicos, e outros. Todas eram opções de versões para o AE86.
As versões do Corolla AE86 (disponíveis para Trueno e Levin eram as seguintes:
Algumas versões do Corolla Levin |
GT / GT-V (o GT foi para o cupê o GTV foi para o hatch)
Este foi o modelo desportivo puro com todos os itens esportivos. Veio com o mesmo grau "Pegasus Lasre" suspensão, diferencial LSD e design do interior da versão Apex GT, mas sem os 'luxos' dos componentes deste. Bodykit agora é um extra opcional, assim como direção hidráulica, teto solar e ou ar condicionado. Os freios a disco foram instalados como equipamento standard, discos dianteiros são ventilados, enquanto os discos traseiros eram sólidos.
GT APEX
O topo de gama ou modelo "de luxo", com mais opções como equipamentos de série. Ele veio com tudo o que o GTV tem, mas com mais opções, tais como vidros elétricos, direção hidráulica, cruise control,teto solar, controle de temperatura (Aircon é padrão), agrupamento de medida digital, som estéreo Pioneer, apêndices aerodinâmicos - (bodykits dianteiro, traseiro e laterais + aerofólio na tampa do porta-malas), entre muitos outros.
Essas versões estavam disponíveis tanto para hatchback como para o cupê. Havia várias cores, mas recebeu o apelido de 'panda' branco e preto devido às cores do modelo mais vendido ser branca com detalhes pretos.
Então por que esse carro esporte era tão popular? Será que foi por causa das campanhas publicitárias que alguns afirmam ser? Ou foi pela revista em quadrinhos Initial-D (que virou anime em 1999). Nessa série o carro é usado para o esporte que o consagrou e fê-lo um clássico: O drift.
Um AE86 em um evento de drift. |
Nesta era de tuning, modificando e possuir um carro de desempenho, tenho certeza que as pessoas estão mais conscientes desta forma única de condução que o AE86 paga graças ao ressurgimento de sua fama. O que acontece, o homem que ajudou a colocar à deriva no mapa automobilismo mainstream é também responsável pela fama do AE86. Keiichi Tsuchiya e sua obsessão com as AE86s, decorre de seu estilo de condução único dentro da série de corrida japonesa Fuji Freshman que envolveu o uso do drift como um método não tradicional de uso do carro. Ele tem sido uma força motriz por trás de educação sobre os méritos do hachiroku (AE86) para as massas, mesmo criando a 'AE86 Club' série de vídeos em DVD, dedicado apenas ao AE86.
Outros argumentam que a popularidade é devido à simplicidade de ser carro relativamente barato, de tração traseira, configuração que é perfeita para todos os tipos de corrida, rally e drift.
Mas sabemos que o AE86 significa muito para nós e tanto, se não mais para um monte de outras pessoas lá fora. devido aos motivos apresentados neste post. Sim, nós sabemos que é apenas um pedaço de aço em forma de carro japonês dos anos 80, mas há algo realmente único nele. É aquele carro que dá uma certa raiva da Toyota por não termos tido ele, mas agradecemos a ela por ter criado um clássico tão maravilhoso, muito usado nos campeonatos de drift, inclusive no Brasil.
Texto traduzido de: http://www.hachiroku.com.au/
Nenhum comentário:
Postar um comentário