sábado, 4 de agosto de 2012

Os tipos diferentes de carroceria

Muitas pessoas gostam de carros, visitam sites automotivos (como o Revista Motores), leem revistas de carros ou apenas assistem à programas de televisão automotivos. Mas nesses meios de comunicação se fala muito os termos hatch, sedã, perua, minivan, entre outros. Muitas pessoas que gostam de carros desconhecem a maioria desses termos. O que significa cada um desses tipos de carroceria? É o que vamos responder neste post.
Volkswagen Gol, um típico hatch.
Hatch: Também conhecido por hatchback, são carros para quem busca economia (no caso dos compactos), certa esportividade (os médios e compactos premium) ou que não precisa de muito espaço, eles são uma boa pedida. Hatches são carros urbanos que geralmente têm pouco lugar para bagagem. São modelos de dois volumes (cofre do motor+cabine) que geralmente são os carros-chefe das montadoras. Seu porta-malas também é cosiderado porta porque o vidro traseiro está na mesma tampa. Temos modelos mini, pequenos e médios.
São alguns eles: Fiat Palio, Uno, Bravo, Chevrolet Celta, Corsa, Ford Fiesta Hatch, Audi A3, Citroën C3, Peugeot 206, Renault Sandero, Hyundai i30, VW Gol e Golf.

Toyota Corolla, um sedan médio.
Sedan: Também denominado sedã no Brasil e muitos sabem distingui-lo de outras categorias. São também chamados de três-volumes ( Cofre do motor + cabine + bagagem distinta da cabine). Geralmente os sedãs são derivados de hatches e têm um porta-malas mais avantajado que estes. Casos raríssimos que o sedã tenha originalizado um hatch, que é o caso do Vectra e do Cruze. Há casos em que a montadora cria um sedã a partir do hatch e acrescenta o nome "sedan" junto com o nome do hatch (ex.: VW Polo Sedan), ou cria um sedã e coloca nome próprio (ex.: Fiat Siena, que é um sedã do Palio). Podem ser pequenos, médios
São alguns eles: Chevrolet Prisma, Cruze, Volkswagen Voyage, Jetta, Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4 Pallas, Fiat Siena, Linea, Ford Fiesta Sedan, Focus Sedan, Nissan Sentra, Peugeot 207 Sedan, Peugeot 408 Sedã, Renault Logan,  Chrysler 300C, Ford Fusion e Audi A4.

O cupê americano Chevrolet Camaro.
Coupé: conhecido como cupê no Brasil, é uma das versões que possui o maior número de interpretações (e de confusões). Há o conceito de "coupé de quatro portas", mas é um sedan com coluna traseira mais inclinada (ou um cupê espaçoso com quatro portas), mas é uma categoria nova. O motor tanto pode ser dianteiro como traseiro. Oficialmente, o que difere um cupê de um hatchback ou de um fastback é o volume interno. É um carro com pouco espaço interno, que leva duas ou quatro pesssoas. De maneira sucinta, são os carros com denotação esportiva, de duas portas e três volumes (às vezes dois e meio), com o teto baixo e coluna traseira inclinada.

Bons exemplos: Porsche 911, Audi A5, Audi R8, BMW M6, Lamborghini Gallardo, Nissan GT-R e Chevrolet Camaro.
Chevrolet Kadett, um fastback confundido com um hatch.
Fastback: é parecido com o hatchback, mas conta com a parte traseira mais longa. O teto segue abaixando até o porta-malas no desenho moderadamente encurvado Alguns são confundidos com hatches, outros com notchbacks. A porta traseira dá acesso ao interior. 
Temos exemplos são o Chevrolet Kadett, Chevette hatch e o Volkswagen TL.

Um BMW M3 conversível.
Conversível: de uma forma geral, é todo carro com capota de lona ou rígida escamoteável. São os modelos com pára-brisa fixo e capota dobradiça que, quando fechada, deixa o carro com as linhas de um cupê. É geralmente uma variante derivada da versão de um carro de carroceria tradicional. Quando é "convertido", abre ou fecha a capota e em muitos se conta com santantônio. Esse era o padrão dos primórdios dos automóveis, até surgirem os modelos de teto fixo.
Alguns exemplos são o Peugeot 308 CC, o VW Golf Cabriolet e o BMW M3 conversível.

BMW Z4, um típico roadster.
Roadster: são um tipo de conversível, com assentos para somente duas pessoas e elas ficam mais ou menos no eixo traseiro, frente pronunciada e de aspecto esportivo. Conta com santantônio.
Alguns exemplos são o Audi TT Roadster e o BMW Z4.
Existe uma variante desta categoria, a spyderde quatro lugares, configuração preferida de marcas italianas de esportivos para versões conversíveis. Exemplos: Maserati Spyder e Alfa Romeo Spyder.

Fiat Palio Weekend, uma station-wagon compacta.


Station Wagon: também conhecido por wagon, perua ou caminhoneta, quase sempre são derivadas de sedans, hatches, fastbacks ou até mesmo cupês, podendo aproveitar seus nomes ou ter seus próprios. Podem ter três ou cinco portas. É conhecida como carro de família e basicamente tem o habitáculo dos passageiros estendido até o porta-malas. A tampa da mala envolve a janela traseira e a capacidade de bagagem é muito maior (por isso a preferência de quem precisa carregar as tralhas da família). O mercado conta com diversos modelos como: Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati, Audi A4 Avant, Xsara Break, BMW Touring.

Renault Scénic, uma minivan média de 5 lugares.
Minivan: é conhecida como veículo monovolume, pois o compartimento do motor, a cabine e o porta-malas formam um único volume (apesar de alguns volumes aparentar ter um segundo volume, isso não é o suficiente para classificá-las como 2 volumes). No exterior, é chamada de MPV (Multi Purpose Vehicle). É um carro versátil, que está situado entre as peruas e as vans. Contudo, as minivans não costumam ser maiores que as peruas, uma vez que compartilham a mesma plataforma. Dentre as características básicas estão a posição de dirigir mais alta e uma extensa possibilidade de configuração dos bancos. 
Exemplos: Renault Scénic, Chevrolet Zafira, Fiat Idea, Chrysler Caravan e Citroën Picasso.

A van Fiat Ducato.
Van: é projetada para carregar o maior número possível de pessoas. Varia em tamanho e forma, mas geralmente conta com carrocerias que priorizam o aproveitamento do espaço em detrimento do estilo. Tem teto alto e amplo espaço interno.
Melhores exemplos: Kia Besta, Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e a veterana Volkswagen Kombi.

Mercedes-Benz Sprinter, um furgão de porte grande.
Furgão: é parecido com a van, mas com foco no transporte de carga. Normalmente tem o habitáculo separado da carga.
Temos exemplos como Fiat Doblò Cargo, Peugeot Boxer, Fiat Ducato e Mercedes-Benz Sprinter. Um dos poucos furgões derivados de automóvel é o Fiat Fiorino.


Jeep Grand Cherokee, um SUV médio-grande.
SUV (Veículo Utilitário esportivo): esse tipo de veículo geralmente são grandes station wagons (não necessariamente) com visual Off Road (aparência de "jipe") e tração 4x2 ou 4x4. Alguns são derivados de picapes, mas a grande maioria conta com ítens de luxo e seus preços são elevados. Seu destaque é a altura em relação a outros tipos de carro.  Não é certo chamar carros com visual off road de "jipinho". Carros como Volkswagen CrossFox, Ford Fiesta Trail, Fiat Palio e Idea Adventure e Citroën C3 XT-R são apenas uma versão "aventureira" dos veículos normais, sem grandes diferenças a não ser os acessórios e calibragem da suspensão, em alguns casos. São ditos SUVs, ou apenas carros todo-terreno. Os crossovers apresentam todas essas características, exceto sua pretensão "mais urbana" e a suspensão menos elevada (porém mais que modelos "normais" de carro). É errado chamar esses carros de "jipe", pois estes são veículos que podem encarar lameiros cerrados que muitos SUVs não passam, são mais rústicos e possuem menor conforto.
Existem SUVs compactos, médios e grandes. São eles: Ford Eco Sport, Chevrolet Tracker, Suzuki Vitara, Chevrolet Blazer, VW Touareg e Tiguan, Jeep Grand Cherokee, Porsche Cayenne, Audi Q5 e Q7, BMW X5, Chevrolet Captiva, Mitsubishi Pajero, Nissan Pathfinder, Toyota Rav4, Hyundai Tucson, VeraCruz e Santa Fe, Kia Sportage e Sorento, Land Rover Discovery e Range Rover.
Exemplos de crossovers como o Volvo XC70, o Dodge Journey e o Subaru Outback.
Alguns jipes: Willys Jeep, Jeep Wrangler e Land Rover Discovery

Toyota Hilux, uma picape média.


Picape (também conhecida como caminhonete): é um veículo de transporte de carga em compartimento aberto. O termo é derivado da palavra inglesa "pick-up" – carregar em português. As picapes são basicamente compostas por uma cabine com dois ou três lugares (ou cabine duplas, para cinco pessoas) e uma grande caçamba para cargas. As pequenas são derivadas de carros e as médias e grandes contam com chassi próprio.
Exemplos: Ford F250, Chevrolet S10, Ford Ranger Ford Courier, Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana.

Uma limousine Mercedes-Benz.


Limousine: é um carro longo, de alto luxo e freqüentemente dirigido por um chofer (motorista). Geralmente é uma versão alterada sob encomenda de um carro de alto luxo. Conta com espaço para, no mínimo, seis pessoas em um habitáculo diferente do motorista. No interior, tem diversos itens de conforto, entre os quais não pode faltar o frigobar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário