A marca romena Dacia foi fundada em1966 na cidade de Pirești, na Romênia, onde foi instalada a fábrica da marca. A Renault, que colaborou com a empresa desde o início, encarregou-se de fornecer o projeto e o ferramental do Renault 12, que seria apresentado na França apenas em 1969.
Em Agosto de 1969, antes mesmo de o Renault 12 ser apresentado no Salão do Automóvel de Paris, a marca romena apresentava em evento similar em Bucareste, Romênia, seu modelo equivalente, o Dacia 1300 (o número usado no nome indicava a cilindrada do motor). O Renault 12 era um modelo, de certa forma, familiar aos brasileiros, pois foi desenvolvido junto com o Ford Corcel, lançado um ano antes. Isso explica a grande semelhança técnica e de estilo entre eles.
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Dacia 1300 1969-79
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A versão Dacia era praticamente igual à da Renault, com um estilo simples e adequado para seu tempo: carroceria de 3 volumes, poucos vincos, faróis retangulares, tampa porta-malas em declínio acentuado, para-choques finos de metal.O sedã media 4,34 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,43 m de altura, 2,44 m de distância entre eixos e pesava 900 kg. O interior com espaço mediano vinha em três níveis de acabamento: básico, Lux e Lux Super, este com equipamentos como rádio e vidro traseiro térmico.
Embaixo do capô o Dacia também não se distinguia facilmente do Renault 12, pois ambos usavam o mesmo motor de quatro cilindros e 1289 cilindradas (o mesmo do primeiro Corcel, 1.3), com potência de 55 cv e 9,8 kgfm de torque no modelo romeno. Outras similaridades eram a caixa manual de 4 marchas, a tração dianteira, e as suspensões com molas helicoidais, sendo a dianteira independente e a traseira com eixo rígido. E como o Corcel, usava rodas de 13 polegadas incomumente presas por três parafusos.
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O motor 1300 era o mesmo do Renault 12 e do primeiro Corcel |
A primeira variante chega em 1972, como modelo 1973, a Break, nome em francês que designa perua (station wagon), disponível tanto na versão de passageiros como na 1300F (furgão, sem bancos traseiros para maior espaço destinado à carga e sem vidros laterais traseiros) e a 1300S (uma ambulância). Dois anos depois surgiu a picape pequena 1302 (de categoria rara até hoje na Europa, mas que anos mais tarde tornaria-se comum no Brasil).
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Dacia 1300 Break 1973-79 |
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Dacia 1302 1975-82 |
Enquanto o Renault 12 fazia sucesso no oeste europeu, chegando a liderar o mercado francês em meados da década de 1970, o Dacia 1300 mantinha-se quase inalterado no leste do continente. Pequenas evoluções vinham em 1979 (modelo 1980), quando seu "primo" da Renault estava prestes a ser substituído, a série 1310 vinha com quatro faróis circulares, novos para-choques, lanternas traseiras maiores e mudanças no interior, de certa forma reprisando o que a marca francesa havia feiro quatro anos antes. Itens estéticos e de conveniência mais elaborados, como rodas de alumínio, eram usadas em versões de exportação.
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Dacia 1310 1980-83 |
Um modelo derivado do sedan, o 1310 Sport, lançado em 1981 e renomeado 1410 Sport dois anos depois devido ao aumento da cilindrada. No mesmo ano, a picape evolui de 1302 para 1304, modelo que seria fabricado até 2006. Em 1983 foi adotado um câmbio de 5 marchas e em 1984 mudam os para-choques.
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Dacia 1310 Break 1984-89 |
Em 1987 foi lançado o hatch 1320, com comprimento de 4,19 m e o mesmo entre-eixos do sedã. Se a ampla área envidraçada e os para-choques envolventes pareciam modernizar o carro romeno, os traços do fim dos anos 1960 ainda estavam evidentes. Foi adotado o motor de 1397 cilindradas (1.4), que oferecia mais vigor, com 63cv e 10,5 kgfm de torque, suficientes para uma velocidade máxima de 145 km/h. Três anos depois, o sedã e perua recebem dois faróis quadrados no lugar dos quatro redondos, sendo uma das únicas alterações nessa reestilização.
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Dacia 1320 1987-90 |
Chegava a década de 1990 e o valente Dacia ainda estava em produção, sempre com modificações de baixo custo e resultados modestos, mas suficientes para atender o mercado local. o hatch 1320 Liberta, de 1991, estreava uma ligeira revisão de estilo e o motor de 1578 cilindradas (1.6) com 74cv e 12,2 kgfm de torque, que alcançava 160 km/h. Surgem novas opções de picapes: 1305 Drop Side (com lateral rebatível), O 1307 King Cab (cabine estendida) e o 1307 Double Cab (cabine dupla, de 4,79 m de comprimento) e o 1309. Esta é a mais curiosa delas, pois alia uma cabine de quatro portas com vidro traseiro inclinado com uma caçamba curta (veja fotos dos modelos no final do artigo). Além dos motores 1.3, 1.4 e 1.6, havia um motor Renault a diesel de 1870 cilindradas (1.9), com 62cv e 12 kgfm de torque exclusivo das picapes. Embora o projeto só previsse tração dianteira, houve picapes com versões 4x4 e até mesmo com tração traseira.
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Dacia 1310 1990-93 |
Em 1993, uma leve reforma afetava faróis, para-lamas dianteiros, para-choques (pintados em versões superiores e o painel do sedã. Com o lançamento do Dacia Nova - projeto próprio dos romenos - , dois anos mais tarde, a linha 1300 começou a perder espaço, mas teve uma reestilização em 1998 (modelo 1999), com uma frente toda refeita, com faróis em forma de trapézio, grade arredondada, lanternas traseiras e maçanetas de aspecto mais atual. Mesmo assim as linhas de 1969 ainda eram evidentes, como a cabine retilínea e os vidros quase verticais.
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Dacia 1310 1993-1998 |
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Dacia 1310 Break 1999-2004 |
A maior modernidade do modelo talvez seja a injeção eletrônica (adotada para a redução dos poluentes exigida por lei). O hatch já havia saído de linha em 1996. Em 2000 foi feita uma edição limitada dos modelos sedã e perua com rodas de alumínio, vidros elétricos, direção assistida e acabamento superior. A última unidade (entre sedã e perua) - um 1310 sedan de número 1.979.730, em 21 de julho de 2004, marcava o fim de uma produção que esteve perto de completar 35 anos. A picape, renomeada como Dacia Pickup, durou até 2006.
Com a absorção pela parceira Renault em 1999 e o posterior ingresso da Romênia na Comunidade Europeia, a Dacia passou por uma grande modernização e passou a produzir a família Logan e o Sandero, vendidos em várias partes do mundo.
Entretanto, com quase 35 anos de produção e 2,5 milhões de unidades produzidas (incluindo a picape), a série 1300 ainda tem presença frequente nas ruas romenas.
Variantes da picape
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Dacia 1307 King Cab |
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Dacia 1307 Double Cab |
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Dacia 1305 Drop Side |
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Dacia 1309 |
Fonte: Best Cars
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