Bom, para início de conversa, RL (rear lift), que significa traseira levantada, originalmente é uma manobra de motos, onde se acelera até certa velocidade, depois aciona o freio dianteiro e daí levanta (bem) a traseira e o motociclista fica suspenso pela roda dianteira por um instante, sendo uma manobra que nem todo mundo pode fazer.
Só que alguém meio(?) maluco teve uma ideia e disse "E por que não fazemos RL de carro? Deve ser bem radical.". Pode parecer loucura, por ser mais difícil do que com motos, mas esse tipo de manobra existe em carros. O ideal é um carro com um centro de gravidade alto e uma boa suspensão traseira. O conjunto é perigoso, mas essa é a graça do RL. Quem disse que não existe RL de carros? Microvans asiáticas como a Asia Towner são bastante usadas (microvan de centro de gravidade alto, frente curta e traseira bem leve).
Assista a este vídeo de RL de moto, com uma Honda CBR 1000RR em treinamento:
Até pode ser uma manobra comum entre competições de manobras motociclísticas, mas com carros é um tanto incomum.
Veja este vídeo com uma Asia Towner fazendo RL no meio da rua (o que é ilegal):
Para aumentar o grau de loucura, um Volkswagen Gol com suspensão hidráulica (ou a ar, não consegui identificar) fazendo RL no programa Tudo É Possível, da Rede Record (com esse tipo de carro não é possível fazer RL sem modificar a suspensão, pois seu centro de gravidade é baixo e sua frente é bicuda):
ATENÇÃO: Não tente fazer isso em casa, ou melhor, nas vida real, com nenhum tipo de veículo, pois este tipo de manobra é perigosa e pode haver risco de quebra da suspensão traseira e até capotamento. Isso é coisa de profissional, portanto, não ache que você é um deles só porque viu estes vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário