sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Autobol, o futebol de carros carioca

Bom, meus amigos, pensei em um tema muito interessante que talvez muitos não conheçam: o futebol de carros, mais conhecido por autobol.

Os carros e o futebol são paixões nacionais de longa data. Tanto que no final da década de 1960, o médico Dr. Mário Marques Tourinho, então diretor do serviço médico do América Football Club, do Rio de Janeiro teve a ideia de juntar esses dois esportes, tendo uma iniciativa talvez inédita: o futebol de carros, batizado de autobol.

Equipe do Flamengo


Na mesma época, o médico esportivo, um admirador de carros, fazia parte da Associação Carioca de Volantes de Competição, como médico da entidade. Era natural o seu envolvimento com corridas e pilotos. Era amigos de praticamente todos eles e sua presença no Autódromo de Jacarepaguá era constante.

Um dia ele teve a ideia do futebol de carros, uma iniciativa que deixou todos meio céticos, mas mesmo assim incentivaram-o a seguir adiante. E assim se seguiu, conseguindo convencer os principais clubes de futebol do Rio de Janeiro a abraçarem a ideia. formaram-se as equipes (com quatro carros cada): Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco e América. Os jogos eram realizados principalmente no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma e no Campo do Colégio São Inácio, no bairro de Botafogo. O esporte tornara-se oficial em 1973.

Os carros tentavam acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos e tentar levá-la até um dos gols oficiais de futebol, que mede 7 x 2,3 metros. Usava-se muito o Willys Dauphine que, além de barato — os primeiros haviam surgido em 1959 — tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras, além de possuírem um motor traseiro (devido às constantes batidas frontais.

Uma partida entre Vasco e Fluminense


O campeonato carioca

O campeonato estadual de autobol ocorreu nos anos de 1974 e 1975. Em 17 de Novembro de 1974 o título ficou com o botafogo, que derrotou o Fluminense por 3x1. O campeonato foi extinto e o Autobol nunca mais contou com campeonatos devido à crise do petróleo, pois a gasolina desses carros era usada sem nenhuma finalidade a não ser diversão e ficou bem mais cara.

O vídeo seguinte é uma reportagem do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, com um breve resumo da história do esporte e entrevista com um ex-piloto de autobol e o filho dele.



Mais recentemente, em meados da década de 2000, houve partidas de autobol  na Inglaterra com carros subcompactos como o Toyota Aygo e o VW Fox, como no próximo vídeo, uma partida entre Brasil (Fox) e Argentina (Toyota Aygo):


Também existem jogos em flash na web de autobol, alguns bem difíceis, outros nem tanto. Você pode encontrá-los em sites de games online. Não sei se há jogos de autobol para PC e videogames em CD ou DVD.

Bom final-de-semana para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário