Este é o pequeno Smart Fortwo, conhecido por todos pelo seu tamanho. |
É o carro mais conhecido por todos, tirando Ferrari e Fusca. |
A primeira geração teve um design bem ousado |
O Smart "Micro Compact Car" foi projetado principalmente para uso urbano nas cidades europeias, onde o estacionamento é escasso e a economia de combustível é de grande importância. O comprimento do Smart Fortwo, de apenas 250 cm permite que até três dos veículos podem ser estacionados no mesmo espaço, normalmente tomadas por um carro de tamanho padrão.
Proporcionar a segurança dos passageiros adequado foi um desafio para os projetistas. Para resolver este e fornecer uma estrutura rígida, um sólido de aço "Tridion" deixou visível no exterior como um elemento de design importante, e define o formato básico do carro também. Intercambiáveis painéis de carroçaria de plástico completam o exterior. Com um peso de 730 kg, é um dos carros mais leves do mercado europeu.
A fim de aproveitar ao máximo da zona de deformação mínimo na frente, o Smart Fortwo tem seu motor posicionado na traseira do veículo.
A gama de motores é composta por apenas três motores. Originalmente, o motor a gasolina tinha 599 cilindradas, mas o deslocamento foi aumentado para 698 cc, juntamente com o restyling. Ele está disponível em 37 kW ou 45 kW variantes. O motor turbodiesel tem 799 cc, com 30 kW. Os motores são montados no porta-malas do veículo.
2005 foi o grande ano de mudanças no Fortwo. Ele recebeu a versão cupê e, também um facelift. A traseira continuou com os três faróis traseiros em cada lado e, na dianteira, recebeu um facelift nos faróis e, ao invés de na tampa do motor estar escrito "smart", mudou e, ficou com o emblema "oval deitado" da Smart.
Em 2006 foi lançada a versão "red edition" o Smart. Olhe na foto abaixo que você descobrirá o que é vermelho. |
O modelo atual do Fortwo já é tão bom quanto foi vendido para fora e ele conseguiu o status de culto dentro de um espaço muito curto de tempo. Produção devido à alta demanda, em Hambach, França, foi aumentado mais uma vez no início de 2007. Mais de 750 mil veículos foram entregues aos clientes desde o lançamento no mercado em Outubro de 1998.
O edição vermelha do Smart é tão alegre quanto parece: o motor Brabus tem uma potência de 75 cv. Rodas de liga leve 16 polegadas, um spoiler dianteiro e sporty silencioso traseiro de acentuar o aspecto desportivo. E como o nome diz, a célula de segurança Tridion e bodypanels são pintados em vermelho "sangue".
Couro e Alcântara, com costuras elaboradas dominam o interior do smart fortwo R.E. Componentes de contraste especial em "vermelho intenso" e pedais de alumínio ao olhar exclusivo. Ar-condicionado e um sistema de áudio com uma interface de MP3 fazem também parte do pacote. O edição vermelha do Fortwo estava disponível como coupé ou cabrio e os custos de € 20.995 (Coupé) e € 23.695 (Cabrio) respectivamente.
O antecessor (azul) e seu sucessor (vermelho). |
Leves mudanças no farol dianteiro e no formato das portas. |
O carro continuou com seus 2,50 de comprimento. |
A engrenagem funcionando e por dentro mudou ligeiramente e, maior ficou o smart fortwo, ainda mais confortável. A segurança ativa e passiva foram melhorados. A nova unidade de engenharia previa ainda mais agilidade e prazer de condução e também torna o novo smart fortwo ainda mais ecológico.
O projeto foi habilmente desenvolvido e dá ao novo smart fortwo uma aparência fresca, e mais masculino. E ainda assim, mantém o seu carácter inconfundível: você sempre pode contar um smart fortwo, à primeira vista - pelo seu impressionante celular Tridion que é também uma das principais características de segurança, e pelo plástico "bodypanels" inovador, que são extremamente práticos para o negócio.
O novo smart fortwo foi lançado em abril de 2007, com motores a gasolina. O motor de três cilindros tem capacidade de um litro e oferece 61 cv, 71 cv ou 84 cv. A potência do motor do smart fortwo CDi aumentou 10% e agora está em 45 cv.
Todos os motores estão associados a uma transmissão manual automatizada de cinco velocidades da Getrag que também foi reestruturada. As versões a gasolina têm agora uma velocidade máxima de 145 km/h - 10 km/h mais do que o antecessor.
Em 2009, a Smart mostrou o Fortwo EV Concept |
Smart é a marca de um dos carros mais econômico e ecológico do mundo: o fortwo. A marca leva vantagens por meio de tecnologias alternativas para desenvolver ainda mais veículos ecologicamente amigável. O smart fortwo Electric Drive demonstra o pioneirismo da marca de carros novos. Como um carro elétrico é livre de emissões, e altamente eficiente. Ela representa a sustentabilidade em seu mais alto nível. O protótipo do sucessor do smart fortwo electric drive foio apresentado nos EUA pela primeira vez durante o NAIAS Autoshow 2009 (Detroit). No final de 2009, a Smart começou a produção do smart fortwo elétrico com bateria de lítio-íon. A empresa está explorando oportunidades para o mercado dos Estados Unidos.
O smart fortwo Electric Drive foi equipado com uma bateria de lítio/íon. A tecnologia de lítio/íon possui vantagens decisivas sobre outros tipos de baterias, incluindo as suas dimensões compactas, de alta performance, menor tempo de carregamento e uma maior confiabilidade.
Em 2007, A Smart começou o Projeto-Piloto em Londres, na Inglaterra, para testar o smart fortwo com tração elétrica. Foram alugados 100 smarts elétricos da série anterior para ganhar experiência no mundo real e determinar a sustentabilidade a longo prazo da tecnologia. O projeto tem provado ser muito bem sucedido com os clientes dando um feedback muito encorajador. Além disso, as autoridades inglesas recompensaram a Smart pelo compromisso isentando os condutores de veículos smart elétrico da taxa de congestionamento de Londres.
Em 2010, foi lançado o Fortwo electric drive. Um protótipo elétrico da próxima geração do Smart |
Ambiental facilidade e funcionalidade contemporânea foram características marcantes do smart fortwo, desde que foi lançada há quase 13 anos atrás. Desde então, seu conceito inovador tem sido sustentável para o futuro das tecnologias de mobilidade urbana individual. Com uma extensão de pouco mais de dois 2,50 m do veículo compacto também pode estacionar perpendicularmente ao fluxo de tráfego. Além disso, a economia de espaço e ambiente de dois lugares tem atualmente o menor consumo de frota e traz os seus ocupantes para o seu destino com conforto e segurança. Seu design é fresco, jovem, moderno e sofisticado e ainda tornou um ícone de estilo de vida automotivo, que mostra que a mobilidade, a responsabilidade com o ambiente e o jeito de viver são compatíveis uns com os outros. O smart fortwo criou uma classe própria.
No final de 2010, foi lançada a terceira geração do Fortwo. |
Design mais esportivo e masculino. |
O carro está disponível nas versões cupê e cabriolet. |
A nova geração do Fortwo tem dois lugares inovadores e é ainda mais atrativo e ambientalmente amigável. Marc Langenbrinck, Diretor de Manuseamento da Smart diz: "Nós continuamos a trabalhar arduamente para tornar os nossos modelos Smart ainda melhor e mais desejável em todos os aspectos. A nova geração do smart fortwo é perfeito para o nosso tempo. Ele é atraente e tem estilo. Dispõe também materiais de qualidade, atenção aos detalhes visíveis, ainda mais conforto e funcionalidade avançada. E não se esqueça que os motoristas Smart têm muitas vezes uma maneira não convencional de pensar e buscar alternativas. A nova geração do smart fortwo com sua vasta gama de motores e oportunidades de personalização atende às suas necessidades".
Nenhum comentário:
Postar um comentário