terça-feira, 30 de setembro de 2014

Velho Carreiro *



José Machado Guimarães, o Zé Machado, 84 anos, começou a guiar boi, com sete anos de idade, e aos treze, já era carreiro. Chegou a fazer algumas viagens até Coromandel, e muitas vezes foi até o porto localizado no Rio Paranaíba. Durante vários anos, para levar e trazer mercadorias, ele fez essa viagem uma vez por mês. Na ida levava feijão, queijo, carne de capado[1], ou seja, rolo de toucinho, que era preparado assim: primeiro matavam o porco, tiravam a carne e a salgavam, depois retalhavam o toucinho e o salgavam, em seguida enrolavam a banda do porco com a carne dentro e passavam palha de bananeira por fora, para amarrar e proteger a carne, formando um rolo. No retorno traziam sal, arame ou outro produto industrializado. Ele participou da festa tradicional como carreiro, até os seus 76 anos. Dessa idade em diante, tem evitado acompanhar os trajetos a cavalo, devido a alguns problemas de saúde. Mas vai a muitos pousos, e não perde a chegada, até porque, ela acontece justamente em sua propriedade. Zé Machado disse que “Tem muita saudade do ambiente de respeito de antigamente. Naquela época, os jovens respeitavam os mais velhos; quase não existiam roubos nem as drogas de hoje”. Segundo ele, “Essas festas de carro de boi ainda mantém um ambiente familiar e de respeito, e vem gente de todo os lugares.” Seguiu contando que a diversidade de pessoas inclui gente de vária nacionalidade. Uma vez, apareceram em sua fazenda dois turistas franceses. Eles explicaram que estavam em Brasília e viram um cartaz da festa de carros de boi, e resolveram ver o que seria esse festival, só que em vez de irem diretamente para Vazante, foram induzidos a ir para Belo Horizonte. Ao chegarem à capital mineira viram que tinham sido enganados e conseguiram a rota certa para Vazante, indo parar na fazenda de seu Zé Machado. Chegaram pela manhã e ficaram lá o dia todo. O povo da fazenda não entendia quase nada do que os franceses tentavam falar em português. E seu Zé Machado esclarece: “Depois de muito lero-lero foi que comecei a entender algumacoisa do que eles diziam, por causa que aí fui acostumando os ouvidos.” Seu Zé Machado afirmou que os franceses gostaram purdemais da festa, tiraram muitas fotos, e no final do dia, perguntaram se no ano seguinte haveria outra. Um dos franceses quis saber se ele podia trazer a família e se poderia se hospedar ali na fazenda, de novo. Seu Zé, que é muito hospitaleiro, respondeu prontamente: “Pode vim que nós damos um jeito, uai!” No ano seguinte, o francês apareceu de novo, trazendo a mulher e a filha. Sua família se divertiu muito. Estrangeiro que tem bom gosto, quando é rico, quer comprar à vista, o Brasil; se é pobre, quer comprar a prazo; se é abaixo dessa linha, mas quer porque quer ver nossa pátria, fica com as belas lembranças. Antes de ser mineiro, sou um brasileiro muito agradecido por ter nascido nesse país.


[1]Após castrar um porco magro, esse porco engorda e é chamado de capado. Um capado, abatido, fornece muita banha e carne.





* Trecho do livro: FESTAS DE CARROS DE BOI, do escritor Rogério Corrêa

Para continuar lendo acesse um dos links abaixo:



Boa leitura,

http://www.carrosdeboi.com.br

Renault Eolab é conceito híbrido que percorre 100 km com apenas um litro de gasolina

O Salão de Paris começa na próxima semana e uma de suas estrelas será o Renault Eolab, um protótipo de veículo híbrido capaz de fazer nada menos que 100 quilômetros com apenas um litro de gasolina. Segundo a montadora, as tecnologias empregadas no modelo serão transmitidas ao resto da linha até 2020.
Fotos: Divulgação

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Festas de carros de boi e a cultura sertaneja, por Antônio Almeida

Foi publicado no Jornal Diário da Manhã do dia 27/09/2014 um extraordinário artigo escrito por Antônio Almeida “Festas de carros de boi e a cultura sertaneja” no qual narra com maestria a saga dos carreiros no grandioso Estado Goiano. Convidamos você para ler o artigo:

Também poderá acessar o artigo pelo link  Jornal Diário da Manhã  no caderno Opinião Pública página 3.

Honda divulga imagens do novo Civic europeu, com visual inspirado no esportivo Type R

Às vésperas do Salão de Paris, a Honda divulgou as primeiras imagens do novo Civic (versões hatchback e perua), baseado no Type R (300cv), seu irmão invocado. Mudanças estéticas e tecnologia foram atribuídas ao hatch. Confira a seguir todos os detalhes do novo Civic 2015

Fotos: Divulgação

domingo, 28 de setembro de 2014

Impressora 3D faz carro de verdade em 44 horas

Impressoras 3D já se mostraram capazes de dar origem a coisas incríveis. A última novidade nesse sentido foi a criação de um carro por meio de impressão tridimensional. O feito é mérito da empresa norte-americana Local Motors, criadora do Strati, que chega com o título de primeiro carro realmente funcional feito em uma impressora 3D. O projeto de design é italiano e o nome tem o significado de camadas. Apostando no sucesso no projeto a empresa construiu o Strati ao vivo, durante o International Manufacturing Technology Show, realizado em Chicago, nos Estados Unidos. Vale destacar que somente a estrutura, corpo e assentos do carro foram feitos por meio da tecnologia 3D. Suspensão, freios, motor, revestimento do assentos, acabamentos, entre outros detalhes foram colocados à parte. / Do Car Sale

Veja o Vídeo:

sábado, 27 de setembro de 2014

Vazam as primeiras imagens do Lamborghini Asterion

O site autoblog.nl vazou algumas fotos do novo Lamborghini Asterion, segundo a publicação, as fotos estavam em uma revista que ainda será publicada, mas que não teve o nome revelado. Há alguns dias a Lamborghini lançou uma imagem teaser de um novo conceito, que estará no Salão do Automóvel de Paris e, aparentemente, as imagens parecem com o carro divulgado. Mais tarde, descobriu-se um pedido de patente para um veículo chamado “Asterion”, no logo é possível ver um raio acima do “o”, indicando uma configuração híbrida.
Fotos: Divulgação