Por enquanto o Tiguan tem apenas uma versão a gasolina: o 1.4 turbo com injeção direta de 150 cv, similar ao que equipa o Golf na Europa. Com a marca de 9,6 segundos para ir a 100 km/h, segundo a fábrica, ele é 1 segundo mais veloz que o Toyota RAV4 2.0 e supera o BMW X3 2.0 em quase 2 segundos.
Quando o assunto é torque, detalhe importante para um utilitário esportivo, nova vantagem para o Tiguan, com 24,4 mkgf. O RAV4 2.0 contenta-se com 19,7 mkgf e o X3, com 20,4 mkgf. Na estrada, o Volks rodou cerca de 14 quiilômetros com 1 litro de gasolina, na média da concorrência. Capaz de atingir a máxima de 192 km/h, segundo a VW, o utilitário esportivo encarou sem desconforto trechos de auto-estrada. Em 2008, haverá o reforço de motores mais potentes, com 170 e 200 cv.
Câmera para balizas
Calçado sobre pneus largos (235/50 R18), com tração 4x4 e ESP de série, estabilidade não foi problema. No trecho em que cruzou o trânsito de Budapeste, ele mostrou agilidade nas manobras. O câmbio manual de seis marchas é dócil e preciso (apesar de a relação de marchas ser um pouco longa). Os freios a disco com ABS e EBD são eficientes. Outro ponto positivo no uso urbano foi a câmera para auxiliar manobras com a ré engatada. Ajuda a lidar com um carro que tem limitações no quesito visibilidade. Mais facilidade? Só se ele for equipado com o Park-Assist, sistema em que sensores eletrônicos ajudam a estacionar sem a necessidade de o condutor girar o volante durante a baliza, ou seja, ele estaciona sozinho!
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