Em 1998, foi lançado o Focus, o sucessor do Ford Escort e do Ford Laser (apenas na Ásia). |
A decisão de chamar o novo carro de Focus foi apresentado no início de 1998, por que a Ford tinha planos de manter a placa de identificação do Escort para a sua nova geração de carros pequenos da família.
O interior do carro também foi radicalmente de estilo com muitas curvas e linhas de varredura.
Ford Focus também introduziu componentes de alta especificação. O carro apresentava uma suspensão traseira altamente sofisticada e totalmente independente multi-link (apelidado de "Control Blade"), que foi derivado do sistema utilizado na propriedade do Ford Mondeo, e que visam dar ao carro manipulação classe-principal e passeio. Apesar da suspensão traseira multi-link ser cara, a Ford conseguiu projetar e produzir a suspensão de forma engenhosa e de baixo custo, urilizando técnicas de metal prensado. Até então uma grande proporção de outros carros na classe tinha usado suspensões de feixe de torção traseira, suspensões ou outro tipo de suspensões.
Motores
Os motores a gasolina disponíveis foram bem-provados: um 1.8 e um 2.0 com unidades ZTec-E do Ford Mondeo. As versões e 1.4 e 1.6 Zetec-SE foram encontrados no Ford Fiesta e no Ford Puma. Os modelos de desempenho ST-170 e RS foram usadas nas versões modificadas do 2.0 Zetec-E. Originalmente, o único motor à diesel disponível era o TDi Endura (uma evolução do antigo motor Deutz, que a Ford tinha sido usado desde a década de 1980). Ele foi substituído em 2002 pelo TDCI Duratorq.
Em 2007, surgia um Focus todo novo, mas por enquanto apenas na versão sedã. |
Com linhas esportivas, o Focus Sedan 2007 já vinha como linha 2008. |
A Ford renovou o seu compromisso com o mercado de carros pequenos como um fluxo de compradores mais jovens e a instabilidade dos preços da gasolina levaram a crescimento de vendas no segmento. Os carros pequenos formam o maior segmento de veículos nos EUA de hoje e o crescimento deve continuar. O Focus 2008 foi preparado para captar algum deste crescimento, quando atingiu as ruas no outono de 2007.
"Nós sabemos a fórmula para o sucesso no segmento de carros pequenos: acessibilidade, qualidade e divertido de conduzir, a personalidade desportiva", diz Cisco Codina, vice-presidente do grupo Ford da América do Norte, Marketing de vendas e serviço. "Estas são as prioridades que levou o redesenho do Focus para 2008."
Com postura muscular, as linhas de caráter agudas e uma linha de cintura de alta definição são as marcas deste Focus.
O Focus 2008 estabelecia uma impressionante pose. Os designers se inspiraram em um projeto de destaque, que é o Ford Fusion com a barra cromada, grade, cavas das rodas arrebatadoraa, linhas bem definidas para criar um carro pequeno elegante e esportivo.
"Nós levantamos a linha de cintura para dar ao Focus proporções mais modernas", diz Lon Zaback, designer-chefe do Focus. "Ao aumentar a linha de cintura, criamos um perfil mais elegante. O aspecto geral é sólido e mais substancial."
Em 2008, depois da chegada do novo Sedan, vinha também o hatch, bem diferente do Focus de 1ª geração. |
O carro continuava com o mesmo formato, mas agora com traços mais esportivos. |
Com o Focus 2008 que chegou em 2007, vinha o Focus Sedan, para acompanhar o hatch. |
Desde que o Focus original foi lançado em 1998, cerca de 5 milhões de veículos foram produzidos na Europa. Sua influência sobre o mundo automotivo tem sido significativo - foi a primeira e - até agora - o único título do Focus como o "Carro do Ano", aclamado na Europa e na América do Norte, e ganhou mais de 80 prêmios só a Europa. o Focus se tornou mesmo um conhecido modelo da Ford na Ásia, onde já é produzido em vários mercados, incluindo a China.
O novo Ford Focus começou a sair das linhas de produção a partir do final de 2007, em versões Hatchback, Sedan e Estate. A carteira de Focus, então, foi prorrogado no início de 2008, quando veio o quatro portas, o Focus Coupé-Cabriolet e o esportivo Focus ST, emblemático do modelo, forão adicionados.
Em 2009, veio a 3ª geração do Focus, marcando traços bonitos e... estranhos. |
A traseira divide opiniões. |
O hatchback esportivo de cinco portas, sedã de quatro portas com estilo elegante e a perua de cinco portas do Focus foram o centro das atenções no estande da Ford, que revelou detalhes antes do início de produção na Europa e América do Norte no final de 2010.
O Focus é o carro mais significativo da Ford no mundo. Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos desde seu lançamento em 1998, o Ford Focus tornou-se o carro favorito da empresa com os consumidores no mundo inteiro por seu valor, conforto e segurança, e acima de tudo, por ser muito divertido de conduzir.
Na sequência de um programa de desenvolvimento global sem precendentes no âmbito da estratégia da empresa de Ford, a nova geração do Ford Focus deve continuar com a tradição de sucesso dos seus antecessores e demonstrar como a Ford está a mudar.
Distinguido pelo seu design elegante e esportivo, o novo Focus é lançado com tecnologias mais acessíveis e as características do que nunca antes neste segmento. A nova geração do Ford Focus também oferece aos clientes os mais altos padrões de qualidade e habilidade detalhada, excelente economia de combustível, e leva o lendário Ford Focus com dinâmica de condução à um novo nível.
"O novo Focus realmente representa o melhor da Ford Motor Company, e estamos animados de que os primeiros veículos estarão nas mãos dos clientes, muito breve ", disse Derrick Kuzak, vice-presidente do grupo Ford de Desenvolvimento de Produto. "O investimento em nosso carro plataforma C nos permitiu oferecer aos consumidores globais com um produto acessível, que oferece qualidade, eficiência energética, segurança e tecnologia para além das suas expectativas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário