quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Série História do Volkswagen Golf, parte 3: O Golf Mk3

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6

Parte 7: Golf Mk7 
 

Um Volkswagen Golf Mk3

 A terceira geração do Volkswagen Golf Mk3 foi lançado na Europa em novembro de 1992 (no Reino Unido foi em março de 1993), e na América do Norte , em 1994. O atraso na América do Norte deveu-se à decisão de fornecer concessionárias Volkswagen norte-americanas e canadenses com Golfs Mk3 (e Jettas) da fábrica da VW em Puebla, no México. Problemas no controle de qualidade levaram a Volkswagen da América do Norte a rejeitar os Golfs e Jettas do México. O Golf de terceira geração e o Jetta apareceram pela primeira vez na América do Norte como modelos 1993 em San Diego, Califórnia e no Canadá, em seguida, no outono, no resto da América do Norte, como modelos 1994. O Mk3 Cabrio substituiu o Volkswagen Cabriolet, que continuou com o Golf Mk1 até 1993, embora o Golf original vendido como Rabbit tenha saído de linha nos Estados Unidos e Canadá em 1984. O Mk3 Cabrio continuou até o ano 2002, quando a Volkswagen o substituiu por uma versão conversível do Volkswagen New Beetle .

Modelos

Volkswagen Golf Variant
Os Golfs três portas desta geração eram em sua maioria disponíveis na América do Norte em versão GTI. Pela primeira vez, uma station wagon derivada do Golf foi produzida, para disputar com os principais concorrentes como o Ford Escort e Opel Astra que já tinham station wagons disponíveis há mais tempo. O Golf GT incluiu um motor VR6 2.8L, e um conversível lançado como o Cabrio (Typ 1E).

Cabriolet

O Volkswagen Golf Mk3 Cabrio (ou Typ 1E) foi lançado em 1993. Um facelift no final de 1999 com a parte frontal, traseira e volante do Golf Mk4 , mantendo a carroceria do Mk3 Cabrio. Estes Cabrios são muitas vezes referidos como os Cabrio Mk3.5. O Volkswagen Golf Cabrio foi descontinuado em 2002. E, desde então, foi relativamente fácil de obter um de segunda mão.

Volkswagen Golf Mk3 Cabrio
Volkswagen Golf Mk3.5 (Mk4) Cabrio

Características

1995-1996 Volkswagen Golf CL hatchback de 3 portas (Austrália)


1996-1998 Volkswagen Golf CL hatchback de 5 portas (Austrália)

A versão de 16 válvulas do Golf GTI de terceira geração foi introduzida em 1993. O motor foi ampliado para 2.0 L, agora com potência de 148 hp. Embora seja menos desenvolvido do que o VR6, ainda era relativamente popular entre os entusiastas de condução na Europa, porque oferecia potência semelhante sem ser tão beberrão ou a carga tributária de um 6 cilindros. Como nas versões anteriores a VW ofereceu ao Golf uma versão parecida com a GTI, mas com motor 1.8 com injeção monoponto.
Volkswagen Cabrio GLS
O Golf Mk3 também foi o antecessor da "diesel mania" que varreu a Europa no final dos anos 1990 e início dos 2000, quando a Volkswagen introduziu o sistema de injeção direta com o Golf TDI de 89 hp em 1993.
Também foi oferecida uma versão naturalmente aspirada do motor 1.9 L diesel, a SDI , oferecendo 63 hp.
O Golf Mk3 também estava disponível na versão "Ecomatic". Era alimentado por um motor diesel e uma transmissão manual sem embreagem. O veículo tinha funcionamento livre por abertura da embreagem assim que o acelerador é liberado, e o motor era desligado após mais de 1,5 segundo de inatividade, seja por interrupção ou acostamento. Para reiniciar o motor era simplesmente necessário pressionar o pedal do acelerador. A VW já havia sido pioneira em tecnologia semelhante no VW Polo "Formel E" na década de 1980.
Interior de um Golf Mk3
Houve também uma produção limitada de cerca de 250 veículos "CityStromer", vendidas principalmente para o mercado alemão, que eram veículos totalmente elétricos, incorporando 6 baterias no compartimento do motor, e mais 10 debaixo da área do pota-malas. Ele tinha uma autonomia de aproximadamente 50 km. O veículo pode ser abastecido com uma pequena quantidade de diesel para fornecer calor para a cabine.
Como havia acontecido com o Mk1 e Mk2 , o Golf Mk3 permaneceu disponível nos EUA por mais um ano depois de ter sido interrompido na Europa (1998). O Mk3 continuou a ser produzido para o ano modelo 1999, onde ele foi vendido na América do Sul e do Norte. Os Mk3 1999 foram os últimos produzidos no mundo e vendidos juntamente com o Mk4 em concessionárias.
Prêmios
  • 1997 Revista Which? Melhor compra: Melhor Carro Familiar
  • Carro Europeu do Ano : 1992
  • What Car? : Carro do Ano 1992

Edições especiais

20th Anniversary GTI

A Volkswagen produziu uma série limitada de 1000 carros para a edição especial 20th Anniversary GTI, celebrando os 20 anos do Golf GTI. Ele tinha a especificação do GTI normal, mas veio equipado com bancos esportivos especiais xadrez Recaro com o logotipo GTI, cintos dianteiros e traseiros vermelhos, manopla de câmbio com formato da bola de golfe, volante de couro costurado vermelho. O botão de liberação do freio de mão e os mostradores também tinham elementos em vermelho e prata. Os tapetes também tinha detalhes vermelho ao longo de suas bordas. O vermelho também estava no exterior com uma tira vermelha no pára-choques e pinças de freio vermelhas. As rodas são de aro 16" BBS RS 722 de liga leve, visualmente semelhante às de 15", que eram encontrados no modelo VR6. Tinha também escapamentos duplos de aço escovado, faróis auxiliares, setas de direção dianteiras e lanternas traseira fumê. Três opcionais foram disponibilizados: teto solar elétrico, ar condicionado e pintura metálica preta, foi baseada no padrão GTI que fez esta versão um modelo muito desejável. Essa edição foi vendida em 6 configurações de cores e dentre os 1.000 que foram produzidos foram os seguinte: 600 carros de 8 válvulas, 150 de 16 válvulas e 250 TDI. O modelo diesel só foi produzido para o mercado europeu e não foi vendido no Reino Unido. Infelizmente, acredita-se que apenas algumas centenas ainda sobrevivem. Entretanto, um outro fator na raridade de Golfs Mk 3, ao contrário da excelente qualidade de construção do Mk 2, pelo menos no Reino Unido, é a baixa qualidade dos aços originados pela VW em algumas ocasiões, e utilizados em toda a gama, a partir do modelo de entrada para VR6. De acordo com mecânicas independentes e especialistas em peças, e testers, tanto soleiras de porta dianteira e porta traseira podem sofrer severa podridão e desintegração, e se planejar comprar um é aconselhado verificar para ver a podridão, e os buracos e remendos ao floorpan. Esse problema não afeta outras unidades

Harlequin

Um Golf Harlequin com cor-base amarela

Baseado no Golf GL 1996, o modelo Harlequin incluído: edição limitada com esquema de pintura Harlequin, a edição limitada Harlequin assentos de tecido esportivo, e medidores prata. Eles foram oferecidos com várias opções de rodas diferentes.
Os Harlequins foram produzidos por trocar os painéis da carroceria de quatro diferentes Golfs coloridos. Eles são geralmente designadas pela sua cor de base (a cor do carro, sem os painéis de carroçaria em anexo, como portas, pára-lamas e para-choques). A cor de base não é repetida em nenhuma das outras partes da carroceria.

Wolfsburg Edition

A Wolfsburg Edition foi produzida juntamente com outros Jettas Mk3 "Wolfsburg Edition" nos Estados Unidos. Como os Jetta Wolfsburg Edition, os Golf Mk3 com o pacote Wolfsburg vinham de sério com um interior bicolor, lanternas traseiras fumê, rodas de liga premium, vidros/espelhos power, e um teto solar. O Wolfsburg Edition estava disponível apenas com o motor 2.0L 8 válvulas SOHC.

Edições europeias de turnê e outras séries especiais

Durante a década de 1990, a Volkswagen patrocinou turnês européias "três bandas de rock de alto nível", e emitiu uma edição especial do Golf, com emblemas exteriores distintas, para cada um: o Golf Pink Floyd Edition (1994), o Golf Rolling Stones Edition (1995), e o Golf Bon Jovi Edition (1996).

Carro Europeu do Ano

O MK3 foi eleito Carro Europeu do Ano em 1992 - o primeiro Volkswagen a ganhar este prêmio.

As opções de motores







Nome Volume Motor Combustível Potência

1.4 1390 cc 4cyl Gasolina 59 hp




1.4 1391 cc 4cyl Gasolina 59 hp




1.6 1598 cc 4cyl Gasolina 74 hp




1.6 1598 cc 4cyl Gasolina 74 hp




1.6 1598 cc 4cyl Gasolina 74 hp




1.6 1595 cc 4cyl Gasolina 99 hp




1.6 1595 cc 4cyl Gasolina 99 hp




1.8 1781 cc 4cyl Gasolina 74 hp




1.8 1781 cc 4cyl Gasolina 89 hp




2.0 1984 cc 4cyl Gasolina 113 hp




2.0 16V 1984 cc 4cyl Gasolina 148 hp




2.8 VR6 2792 cc VR6 Gasolina 172 hp




2.9 VR6 2861 cc VR6 Gasolina 188 hp




1.9 D 1896 cc 4cyl Diesel 63 hp




1.9 SDI 1896 cc 4cyl Diesel 63 hp




1.9 TD 1896 cc 4cyl Diesel 74 hp




1.9 TDI 1896 cc 4cyl Diesel 89 hp




1.9 TDI 1896 cc 4cyl Diesel 89 hp




1.9 TDI 1896 cc 4cyl Diesel 108 hp












































Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7





































Fonte: Wikipedia English































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário