quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Série História do Volkswagen Golf, parte 4: O Golf Mk4

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7 

Lançado em outubro de 1997, o Volkswagen Golf Mk4 (ou VW Typ 1J) foi o carro mais vendido na Europa em 2001 (embora ele tenha caído para o segundo lugar, atrás do Peugeot 206 , em 2002).
O Mk4 foi uma tentativa deliberada para levar o Volkswagen Golf a um patamar mais sofisticado, com um interior de alta qualidade e níveis de equipamento mais elevados, para competir com o Audi A3 .
Em geral, o nível de maturidade do projeto e seu público-alvo também eram evidentes. Foi substituído em 2004 pela Volkswagen Golf Mk5 .

Traseira do VW Golf TDI
 

Design e engenharia

O Golf Mk4 era um carro importante em sua categoria. Tal como aconteceu com seu irmão mais velho, não só foi o primeiro passo da Volkswagen movendo seus produtos para um patamar de mais luxo, para completar uma lacuna entre as máquinas principais e os carros premium, pois adquiriu a SEAT e a Škoda, em um novo nível de qualidade interior e sofisticação nunca antes vista de uma marca tradicional na classe. Na verdade, a qualidade do Golf foi a par com o seu irmão Audi A3 lançado no ano anterior, mas custam muito mais do que outros carros de sua categoria.
O último modelo manteve-se fiel ao conceito Golf, mas incluiu algumas das novas linguagens de estilo vistas pela primeira vez no Passat Mk4.

Golf Cabriolet

2000-2003 Golf Cabriolet (Austrália)
Tal como acontece com o Golf Mk2 , a Volkswagen não fez uma versão conversível do Golf Mk4. Em vez disso, eles usaram o pára-choque dianteiro, pára-lamas, grade, capô e para se assemelhar ao visual do Golf Mk4, mas para caber um chassis Mk3. A VW conseguiu incorporar algumas peças não estruturais do Mk4, bem como repetidores do pára-choque, faróis, capas de espelho laterais, luzes traseiras, volante de três raios, airbag, etc A traseira também recebeu um pára-choques redesenhado e uma maçaneta do Mk4 com um emblema maior da VW acima para se assemelhar a parte traseira de um Golf Mk4. O interior, em grande parte manteve-se o mesmo com um interior de Mk3 e para compensar o estilo do Mk4 volante de 3 raios de couro, um painel texturizado, bancos da frente com airbags laterais incorporados, e o interruptor das luzes de advertência mudou da coluna de direção para o painel de instrumentos. A iluminação interior na cabine foi transferida para a tonalidade azul e vermelha, encontrado no Mk4 e algumas das peças mais familiares do Mk3 eram cromadas, como as alças internas das portas, botão do freio de emergência, grevistas, fivela do cinto de segurança, chave de bloqueio e botão de shifter em carros equipados de transmissão automática. Há algumas transições técnicas, bem como, sendo a principal delas o imobilizador e computador do motor do Golf Mk4 sendo usado com a mecânica de motores mais velhos do Mk3.
Embora o Golf Cabriolet redesenhado pareça um Golf Mk4, é baseado no chassis do Mk3 e isso causa um pouco de confusão sobre como deve ser designado. Entusiastas da VW na Europa chamam-o de Golf Cabriolet Mk4 enquanto os entusiastas da VW nos Estados Unidos chamam de Cabrio Mk3.5.

Variant

Volkswagen Golf Variant (Mk4)
 A Volkswagen Golf Variant Mk4 foi lançada em 1999. Foi descontinuado em 2006, e foi substituída em 2007 pela Volkswagen Golf Mk5 Variant. Ao contrário do Mk3, foi oferecido na América do Norte, onde foi utilizado o nome de Jetta Variant e a frente deste.

Volkswagen Bora / Jetta Mk4

A Volkswagen produziu uma versão sedã do Golf Mk4. Tal como aconteceu com as encarnações anteriores do Golf, mas dessa vez tinha sua própria identidade, e desta vez foi chamado de Volkswagen Bora, embora o nome Jetta tenha permanecido na América do Norte e África do Sul. Ao contrário de seus antecessores, o Bora / Jetta tinha portas traseiras, frente e capô exclusivos. As portas da frente eram os únicos painéis de carroceria que partilhava com o Golf. O interior, porém, foi quase idêntico ao do Golf, com mudanças de estilo muito menores, como o seu antecessor.
Volkswagen Jetta
Alemanha , África do Sul , Eslováquia , Brasil , Bélgica e China já fabricaram o Golf 4. No Leste Europeu, que fabricava o Golf 4 na Bósnia-Herzegovina, em Vogosca (perto de Sarajevo ), que também fez os modelos Mk1 e Mk2 modelos.
As escolhas do motor do Golf / Jetta incluía 1,4, 1,6, 1,8, 2,0, 4 cilindros, 2,3 litros V5 , 2,8 litros VR6 e o R32 3,2 litro a gasolina, e um turbodiesel 1,9 litros, com variações de potência.
Volkswagen disponibilizou a escolha de hatchback três e cinco portas ou uma perua de cinco portas. A perua Golf europeia era quase idêntica ao Jetta Wagon norte-americano. A única diferença foi o uso dos faróis do Golf, pára-choques, grade e essas peças são intercambiáveis ​​entre o Golf Mk4 e Bora / Jetta.
O Golf 4 foi introduzido na América do Norte em meados de 1999. Motores disponíveis para o Golf em sua introdução ao mercado americano foi um motor a gasolina 2.0 L e um parcimonioso (48mpg) motor 1.9 L TDI. Este último logo desenvolveu uma reputação de bom torque em baixa velocidade e economia de combustível, e pode operar sob biocombustíveis alternativos. Em 2004, o 1.9L TDI PD atualizado ou motor "Pumpe-Düse" foi instalado no Golf e Jetta. A bomba "Pumpe-Düse" era um sistema Bosch de alta pressão de injeção de combustível direta. Um motor a gasolina turbo de 1,8 L foi introduzido em 2000, juntamente com o 2,8 L VR6 de 12 válvulas. Simultaneamente, o motor de 1.6 de 8 válvulas foi substituído por uma unidade de 16 válvulas a partir do polo GTI, com algumas adaptações. O motor a gasolina 2.0 L foi o motor de base na esportiva GTI apenas como um modelo 1999.5. Para 2000, a Volkswagen optou pelo motor relativamente novo 1.8 L turbo a gasolina como um mecanismo de base para o GTI. O modelo GLX top de linha foi equipado com o motor 2.8 L VR6 , que colocou uma impressionante marca de 174 hp. O motor VR6, com o seu ângulo estreito de 15 graus, a Volkswagen foi a única a adotar esse tipo de motor. Este motor é menor e mais leve (com um único cabeçote de cilindro) do que outros motores V6 e isso beneficia as características de condução deste carro de tração dianteira. Para o ano de 2002 Volkswagen introduziu uma versão de 24 válvulas do seu motor VR6 para o mercado norte-americano. Esse motor tinha as mesmas características da versão de 12 válvulas mais antiga que havia vindo do Golf Mk3. A versão de 24 válvulas ganhou uma potência extra de 26 cv sobre o 12 válvulas para atingir 204 hp. Na Europa, a variante de motor V6 4Motion VR6 foi produzido a partir de 1999, com 204 hp e um motor de 24 válvulas, desde o início. Em 2002, este tinha a mesma potência 204 hp mas tinha comando de válvulas variável que permitiram que o motor ande mais livremente nas faixas mais elevadas e agora tinha "coil-on-plug" bobinas de ignição. Os modelos 1.8T e VR6 continuaram até 2005, quando a plataforma Mk4 chegou ao fim na América do Norte. O Golf Mk4 ainda está em produção no Brasil, México e China, e o Jetta Mk4 nestes dois últimos.
O Golf TDI PD brasileiro foi vendido ao Canadá, devido à sua popularidade, níveis de acabamento GL e GLS completopara o ano modelo, como não havia versões de motores a diesel para a América do Norte Golf (Rabbit) Mk5 2007.
Na Europa, os níveis da acabamento eram específicas de cada país, embora o Reino Unido tenha as versões E, S, SE, GTI e V5/V6/V6 4MOTION. O V5 estava disponível em versões de 150 cv e 170 cv.

Prêmios

  • 2000 CAP carro usado do Ano Awards - Best Small escotilha
  • 2000 Diesel Car 2000 Awards - Melhor Hatchback
  • 1999 Melhor compra Small Family Car
  • 1998 What Car? Car of the Year Awards - Best Small portal
  • 1998 Top Gear Top Cars - Melhor carro da família
  • 2004 Vencedor do SEMA Gran Turismo Award

GTI 25 Anniversary Edition (2002)

GTI 337 Edition
O GTI 25th Anniversary Edition é uma versão especial do Golf GTI, para o mercado europeu para comemorar o primeiro GTI, lançado em 1976. Este modelo tinha 3 opções de cores de pintura:. Vermelho Tornado, Prata Reflex e Preto Magic Perolizado.
Na época de seu lançamento, não havia sido confirmado se a Volkswagen iria vender este modelo de edição especial nos Estados Unidos.
Uma versão semelhante equipado do GTI, o chamado GTI 337 Edition, foi oficialmente apresentado no Salão do Automóvel de Nova York e foi à venda no final de maio de 2002, aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá. O preço do 337 GTI era de 22.225 dólares em os EUA e 32.900 dolares no Canadá. Apenas 1.500 unidades foram produzidas para o mercado dos EUA com um adicional de 250 para o mercado canadense, totalizando 1750 unidades. Este modelo foi pintado exclusivamente na cor Prata Reflex metálico. Tanto o GTI 25th Anniversary e as 337 edições foram equipados com muitos recursos extras não incluídos no GTI padrão. Eles incluem: Rodas BBS RC aro 18" com acabamento especial, manopla do câmbio e alavanca de freio de mão em couro perfurado, cintos de segurança vermelhos e pretos, assentos estofados vermelhos e pretos Recaro Le Mann, body kit de fábrica (saia dianteira, frisos laterais, aerofólio, e saia traseira), transmissão manual de 6 velocidades, freios dianteiros maiores (312 milímetros) com pinças vermelhas, suspensão esportiva rebaixada afinada, e acabamento em alumínio escovado. Esses modelos nunca foram equipadas com um teto solar como o primeiro GTI, o GTI Mk1 , e melhorou a dinâmica e desempenho. Entretanto, uma instância da edição 337 é conhecido por ter sido feito um pedido especial com teto solar.

GTI 20 Anniversary Edition (2003)

Volkswagen GTI 20 Anniversary Edition
Após o aniversário comemorativa inicial edição GTI produzido na Europa em 1996 celebrando a introdução do modelo GTI, em 1976, ea enorme popularidade do aniversário 25 ª edição GTI produzido de 2001 (conhecido como o GTI 337 na América do Norte, quando liberado em 2002), Volkswagen da América produziu 4.200 GTIs "20th Anniversary Edition" e 4000 foram enviados para os Estados Unidos e 200 para o Canadá. Este evento, em 2003, marcou o 20º aniversário da primeira apresentação do GTI para o mercado dos EUA e Canadá, cerca de 7 anos após o GTI ter sido introduzido no mercado europeu. Vários recursos especiais distinguiam este novo GTI do resto da linha.
No exterior, a edição de 20 º aniversário veio com logos com as letras GTI, na frente esquerda e traseira direita. A traseira também foi acompanhado por um coelho cromado retrô. Faróis escurecidos deram uma aparência distinta, com bodykits dianteiro, traseiro e saias laterais, juntamente com aerofólio e rodas de liga leve OZ Aristo aro 18" especiais envoltas por pneus Michelin Pilot Sports completam a transformação exterior Estes modelos foram produzidos apenas em três cores:. Amarelo Imola, Azul Jazz e Preto Magic Pérola. Distribuição da produção foi de 50% Preto Magic Pérola, 25% Azul Jazz e 25% Amarelo Imola.
Interior do GTI 20th Anniversary
No interior, alguns acentos eram perceptíveis. Ao contrário de outros modelos, quase não havia opcionais oferecidos. O único opcional verdadeiro era o recurso de controle de estabilidade ESP da Volkswagen,. Todos os "20th Anniversary" tinha um teto solar, forro do teto preto, alavanca de câmbio estilo bola de golfe, volante de couro preto com costura prata, coifa da alavanca de câmbio em couro com costura prata, alavanca do freio de mão em couro perfurado coberto e assentos esportivos Recaro pretos,com detalhes em costura prata e emblema vermelho GTI bordado nos bancos. Acabamento em alumínio padrão, com uma placa numerada acima do console central para identificar o número exato da unidade produzida (apenas a produção dos EUA) do veículo. Sistema de som com 8 alto-falantes Monsoon premier 8 também equipava o carro.
Mecanicamente, o GTI 20th Anniversary Edition é quase idêntico ao GTI 337 Edition. Um câmbio manual de 6 velocidades, e suspensão atualizada e enrijecida e rebaixado em cerca de 30 mm (molas esportivas inferiores e buchas revistas na parte traseira). Freios a disco dianteiros (12.3 "discos ventilados) e traseiros (10.3" discos ventilados) atualizados ajudaram a levar o carro a um bom patamar, enquanto as pinças de freio revestidas em vermelho acrescentaram um pouco de pimenta para o pacote.
A partir de 2002, todos os modelos de GTI 1.8T sofreram aumento de potência de 150 cv e 180 cv. O GTI 20th Anniversary não estava disponível com o motor VR6.

R32 (2003)

VW Golf R32
Em 2002, a Volkswagen produziu o Golf R32 na Europa como ano modelo 2003. Foi o primeiro carro de produção do mundo com uma caixa de câmbio de dupla embreagem (DSG) -. disponível para o mercado alemão. Devido à popularidade inesperada, a Volkswagen decidiu vender o carro nos Estados Unidos e Austrália , como Volkswagen R32 ano-modelo 2004. O R32 incluía performance, segurança e funcionalidade que Volkswagen tinha para oferecer, incluindo o novo motor VR6 3.2 litros 24 válvulas, que produzia 237 hp de potência e 320 Nm de torque . Outros incrementos incluíam tração nas quatro rodas Haldex Traction, baseado  na 4motion, uma nova transmissão manual de seis velocidades, suspensão traseira independente , controle climático automático Climatronic, bancos esportivos König com logotipos R32, Rodas de liga leve OZ Aristo de aro 18", Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESP), freios a disco com pinças pintadas,de azul brilhante, teto solar (para os EUA), e adições à carroceria específicas do modelo.
Para a Austrália, duzentos carros "Edition 200" foram produzidos,está disponível em três cores:. Preto Magic Perolizado Azul Deep Perolizado e Prata Reflex
Para os EUA, Vermelho Tornado foi a quarta cor disponível. A distribuição de cores dos R32 americanos foram:
  • Azul Deep Blue Pearl: 40%
  • Prata Reflex: 35%
  • Preto Magic Pearl: 15%
  • Vermelho Tornado: 10%
Embora o R32 se parecia com o GTI 20th Anniversary, que partilhava a maioria das principais componentes como o motor 3.2 do Audi TT, incluindo o motor, sistema de tração nas quatro rodas e geometria de suspensão tanto dianteira e traseira. Para os EUA, cinco mil carros foram produzidos e destinados a serem vendidos ao longo de um período de dois anos. Os pedidos esgotaram-se em 13 meses.
O R32 é capaz de 0-100 km/h em 6,6 segundos. Fazia um quarto de milha (402 m) em 14,1 segundos a 159.6 km / h.
Tem um alto valor na revenda de carros usados, o preço do carro usado para um modelo em excelente estado com baixa quilometragem pode ser superior ao preço original em muitos casos, tornando-se um dos poucos carros recentes que realmente se teve uma valorização. Isso pode ser explicado principalmente devido à escassez, tanto dos próprios carros devido à baixa produção e da importação e, especialmente, aqueles que ainda têm baixa quilometragem.

Produção até hoje na China e América do Sul

VW Bora HS
Na China, a FAW-VW lançou uma nova versão do Golf IV, com o facelift da frente do FAW-VW Bora, no Salão do Automóvel de Pequim em 2006. É nomeado Bora HS para complementar a linha Bora Mk IV, como o nome Golf é reservado para o Golf Mk6 , fabricado pela FAW-VW desde 2009. O Bora HS saiu de linha em 2008.
O Golf Mk4 também continua a ser vendido em países como Brasil e Argentina. No entanto, na Argentina, a linha está disponível com um motor 1.6 L de quatro cilindros a gasolina, um 2.0 L a gasolina, uma unidade a gasolina turboalimentado 1.8 L, ou com um 1,9 litro de 130 cv turbodiesel. No Chile , também foi vendida até 2010, com uma gama a gasolina 1,6 a 2,0 L. Todos esses são modelos construídos no Brasil, embora os veículos a diesel são apenas para mercados de exportação .
No Brasil , o Golf  Mk4 tem um motor 1.6 VHT (com o sistema Volkswagen TotalFlex que aceita tanto gasolina ou álcool) e um motor de 2.0 litros (o motor turbo 1.8 foi descontinuado em 2009), e vem em dois níveis de acabamento: o modelo básico Sportline com o motor 1.6, e a versão 2.0 com a transmissão Tiptronic de 6 velocidades.
Volkswagen City Golf 2008-2010 no Canadá, com o mesmo visual do Golf comercializado na América do Sul a partir de 2007
Em 2007, a Volkswagen do Brasil apresentou uma grande reestilização da quarta geração do Golf. A frente tem um estilo que lembra do atual Volkswagen Polo e a parte de trás do carro é inspirada no Golf mk5. Ele é exportado na maior parte dos países da América Latina, uma vez que é produzido no Brasil. Também foi vendido no Canadá, onde foi vendido ao lado do Mk5 modelo (renomeado como Rabbit). A falta de modelos diesel para o ano modelo 2007, levou Volkswagen do Canadá a continuar a venda de um carro de entrada, que foi concebido como uma alternativa aos modelos de TDI para os compradores orçamento de espírito. O modelo canadense foi originalmente renomeado como City Golf, mas em 2009 ela foi renomeada Golf City ao lado do Jetta City. Ele não foi vendido no Estados Unidos. Os Preços do City Golf começavam em 15.300 dólares canadenses a partir de 2008. Como uma alternativa da categoria de entrada para o Rabbit, que oferecia apenas um motor: o 2.0L SOHC 8 válvulas com 115 cv. Ele não tem relação com o Sul-Africano Volkswagen Citi Golf, apesar da semelhança no nome. O Jetta Mk4 foi igualmente reintroduzido no Canadá para o ano modelo 2007 como City Jetta. Este foi o primeiro carro de entrada baseado em um carro da geração anterior, desde o Eagle Vista 1992, que era um Mitsubishi Mirage 1980 reestilizado. Embora o Golf City fosse datado, seu preço atraente lhe conferia boas vendas. O Golf City foi interrompido após o ano-modelo 2010.

As opções de motores

Golf e Golf Variant

Modelo Anos Motor Desloc. Potência Torque
1.4 1997-2004 I4 16V 1390 cc 74 hp 128 Nm @ 3300 rpm
1.6 1997-2000 I4 8V 1595 cc 99 hp 145 Nm @ 3800 rpm
1.6 2000-2006 I4 8V
1595 cc 101 hp 148 Nm @ 3800 rpm
1.6 2000-2006 I4 16V 1598 cc 103 hp 148 Nm @ 4500 rpm
1.6 FSI 2001-2006 I4 16V 1598 cc 115 hp 155 Nm @ 4400 rpm
1.8 1997-2003 I4 20V
1781 cc 123 hp 170 Nm @ 3500 rpm
1.8 T 2002-2006 I4 20V 1781 cc 177 hp 235 Nm @ 1950-4700 rpm
2.0 1999-2001 I4 8V 1984 cc 114 hp 170 Nm @ 2400 rpm
2.0 2001-2006 I4 8V 1984 cc   114 hp 172 Nm @ 3200 rpm
2.3 V5 1997-2000 VR5 10V
2324 cc   148 hp 205 Nm @ 3200 rpm
2.3 V5 2000-2003 VR5 20V 2324 cc 168hp 220 Nm @ 3300 rpm
2.8 VR6 1999-2002 VR6 12V 2792 cc 172 hp 235 Nm @ 4200 rpm
2.8 VR6 1999-2.002,5 VR6 24V 2792 cc 201 hp 270 Nm @ 3200 rpm
2.8 VR6 2.002,5-2005 VR6 24V
2792 cc 201 hp 270 Nm @ 3200 rpm
3.2 R32 2001-2004 VR6 24V 3189 cc 237 hp 320 Nm @ 2800 rpm
1.9 SDI 1997-2006 I4 8V 1896 cc 67 hp 133 Nm @ 2200-2600 rpm
1.9 TDI 1997-2003 I4 8V 1896 cc 89 hp 210 Nm @ 1900 rpm
1.9 TDI 2000-2006 I4 8V
1896 cc 99 hp 240 Nm @ 1800-2400 rpm
1.9 TDI 1997-2002 I4 8V 1896 cc 109 hp 235 Nm @ 1900 rpm
1.9 TDI 1998-2000 I4 8V 1896 cc 114 hp 285 Nm @ 1900 rpm
1.9 TDI 1999-2001 I4 8V     1896 cc 114 hp310 Nm @ 1900 rpm
1.9 TDI 2001-2006 I4 8V    1896 cc 129 hp 310 Nm @ 1900 rpm
1.9 TDI 2000-2003 I4 8V    1896 cc 148 hp 320 Nm @ 1900 rpm

Golf Cabriolet (plataforma Mk3)

Modelo Anos Motor  Desloc. Potência Torque
1.6 1998-2000 I4 8V 1595 cc 99 hp 140 Nm @ 3500 rpm
1.8 1998-2000 I4 8V 1781 cc 74 hp 140 Nm @ 2500 rpm
1.8 1998-2000 I4 8V 1781 cc   89 hp 145 Nm @ 2500 rpm
2.0 1998-2000 I4 8V 1984 cc 114 hp 166 Nm @ 2600 rpm
2.0 2000-2002 I4 8V 1984 cc   114 hp 165 Nm @ 3200 rpm
2.0 1999-2002 I4 8V 1984 cc 114 hp 165 Nm @ 3200 rpm
1.9 TDI 1998-2002 I4 8V 1896 cc 89 hp 210 Nm @ 1900 rpm
Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7































Fonte: Wikipedia English





















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