Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7
Lançado em outubro de 1997, o Volkswagen Golf Mk4 (ou VW Typ 1J) foi o carro mais vendido na Europa em 2001 (embora ele tenha caído para o segundo lugar, atrás do Peugeot 206 , em 2002).
O Mk4 foi uma tentativa deliberada para levar o Volkswagen Golf a um patamar mais sofisticado, com um interior de alta qualidade e níveis de equipamento mais elevados, para competir com o Audi A3 .
Em geral, o nível de maturidade do projeto e seu público-alvo também eram evidentes. Foi substituído em 2004 pela Volkswagen Golf Mk5 .
Traseira do VW Golf TDI |
Design e engenharia
O Golf Mk4 era um carro importante em sua categoria. Tal como aconteceu com seu irmão mais velho, não só foi o primeiro passo da Volkswagen movendo seus produtos para um patamar de mais luxo, para completar uma lacuna entre as máquinas principais e os carros premium, pois adquiriu a SEAT e a Škoda, em um novo nível de qualidade interior e sofisticação nunca antes vista de uma marca tradicional na classe. Na verdade, a qualidade do Golf foi a par com o seu irmão Audi A3 lançado no ano anterior, mas custam muito mais do que outros carros de sua categoria.O último modelo manteve-se fiel ao conceito Golf, mas incluiu algumas das novas linguagens de estilo vistas pela primeira vez no Passat Mk4.
Golf Cabriolet
2000-2003 Golf Cabriolet (Austrália) |
Embora o Golf Cabriolet redesenhado pareça um Golf Mk4, é baseado no chassis do Mk3 e isso causa um pouco de confusão sobre como deve ser designado. Entusiastas da VW na Europa chamam-o de Golf Cabriolet Mk4 enquanto os entusiastas da VW nos Estados Unidos chamam de Cabrio Mk3.5.
Variant
Volkswagen Golf Variant (Mk4) |
Volkswagen Bora / Jetta Mk4
A Volkswagen produziu uma versão sedã do Golf Mk4. Tal como aconteceu com as encarnações anteriores do Golf, mas dessa vez tinha sua própria identidade, e desta vez foi chamado de Volkswagen Bora, embora o nome Jetta tenha permanecido na América do Norte e África do Sul. Ao contrário de seus antecessores, o Bora / Jetta tinha portas traseiras, frente e capô exclusivos. As portas da frente eram os únicos painéis de carroceria que partilhava com o Golf. O interior, porém, foi quase idêntico ao do Golf, com mudanças de estilo muito menores, como o seu antecessor.Volkswagen Jetta |
As escolhas do motor do Golf / Jetta incluía 1,4, 1,6, 1,8, 2,0, 4 cilindros, 2,3 litros V5 , 2,8 litros VR6 e o R32 3,2 litro a gasolina, e um turbodiesel 1,9 litros, com variações de potência.
Volkswagen disponibilizou a escolha de hatchback três e cinco portas ou uma perua de cinco portas. A perua Golf europeia era quase idêntica ao Jetta Wagon norte-americano. A única diferença foi o uso dos faróis do Golf, pára-choques, grade e essas peças são intercambiáveis entre o Golf Mk4 e Bora / Jetta.
O Golf 4 foi introduzido na América do Norte em meados de 1999. Motores disponíveis para o Golf em sua introdução ao mercado americano foi um motor a gasolina 2.0 L e um parcimonioso (48mpg) motor 1.9 L TDI. Este último logo desenvolveu uma reputação de bom torque em baixa velocidade e economia de combustível, e pode operar sob biocombustíveis alternativos. Em 2004, o 1.9L TDI PD atualizado ou motor "Pumpe-Düse" foi instalado no Golf e Jetta. A bomba "Pumpe-Düse" era um sistema Bosch de alta pressão de injeção de combustível direta. Um motor a gasolina turbo de 1,8 L foi introduzido em 2000, juntamente com o 2,8 L VR6 de 12 válvulas. Simultaneamente, o motor de 1.6 de 8 válvulas foi substituído por uma unidade de 16 válvulas a partir do polo GTI, com algumas adaptações. O motor a gasolina 2.0 L foi o motor de base na esportiva GTI apenas como um modelo 1999.5. Para 2000, a Volkswagen optou pelo motor relativamente novo 1.8 L turbo a gasolina como um mecanismo de base para o GTI. O modelo GLX top de linha foi equipado com o motor 2.8 L VR6 , que colocou uma impressionante marca de 174 hp. O motor VR6, com o seu ângulo estreito de 15 graus, a Volkswagen foi a única a adotar esse tipo de motor. Este motor é menor e mais leve (com um único cabeçote de cilindro) do que outros motores V6 e isso beneficia as características de condução deste carro de tração dianteira. Para o ano de 2002 Volkswagen introduziu uma versão de 24 válvulas do seu motor VR6 para o mercado norte-americano. Esse motor tinha as mesmas características da versão de 12 válvulas mais antiga que havia vindo do Golf Mk3. A versão de 24 válvulas ganhou uma potência extra de 26 cv sobre o 12 válvulas para atingir 204 hp. Na Europa, a variante de motor V6 4Motion VR6 foi produzido a partir de 1999, com 204 hp e um motor de 24 válvulas, desde o início. Em 2002, este tinha a mesma potência 204 hp mas tinha comando de válvulas variável que permitiram que o motor ande mais livremente nas faixas mais elevadas e agora tinha "coil-on-plug" bobinas de ignição. Os modelos 1.8T e VR6 continuaram até 2005, quando a plataforma Mk4 chegou ao fim na América do Norte. O Golf Mk4 ainda está em produção no Brasil, México e China, e o Jetta Mk4 nestes dois últimos.
O Golf TDI PD brasileiro foi vendido ao Canadá, devido à sua popularidade, níveis de acabamento GL e GLS completopara o ano modelo, como não havia versões de motores a diesel para a América do Norte Golf (Rabbit) Mk5 2007.
Na Europa, os níveis da acabamento eram específicas de cada país, embora o Reino Unido tenha as versões E, S, SE, GTI e V5/V6/V6 4MOTION. O V5 estava disponível em versões de 150 cv e 170 cv.
Prêmios
- 2000 CAP carro usado do Ano Awards - Best Small escotilha
- 2000 Diesel Car 2000 Awards - Melhor Hatchback
- 1999 Melhor compra Small Family Car
- 1998 What Car? Car of the Year Awards - Best Small portal
- 1998 Top Gear Top Cars - Melhor carro da família
- 2004 Vencedor do SEMA Gran Turismo Award
GTI 25 Anniversary Edition (2002)
GTI 337 Edition |
Na época de seu lançamento, não havia sido confirmado se a Volkswagen iria vender este modelo de edição especial nos Estados Unidos.
Uma versão semelhante equipado do GTI, o chamado GTI 337 Edition, foi oficialmente apresentado no Salão do Automóvel de Nova York e foi à venda no final de maio de 2002, aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá. O preço do 337 GTI era de 22.225 dólares em os EUA e 32.900 dolares no Canadá. Apenas 1.500 unidades foram produzidas para o mercado dos EUA com um adicional de 250 para o mercado canadense, totalizando 1750 unidades. Este modelo foi pintado exclusivamente na cor Prata Reflex metálico. Tanto o GTI 25th Anniversary e as 337 edições foram equipados com muitos recursos extras não incluídos no GTI padrão. Eles incluem: Rodas BBS RC aro 18" com acabamento especial, manopla do câmbio e alavanca de freio de mão em couro perfurado, cintos de segurança vermelhos e pretos, assentos estofados vermelhos e pretos Recaro Le Mann, body kit de fábrica (saia dianteira, frisos laterais, aerofólio, e saia traseira), transmissão manual de 6 velocidades, freios dianteiros maiores (312 milímetros) com pinças vermelhas, suspensão esportiva rebaixada afinada, e acabamento em alumínio escovado. Esses modelos nunca foram equipadas com um teto solar como o primeiro GTI, o GTI Mk1 , e melhorou a dinâmica e desempenho. Entretanto, uma instância da edição 337 é conhecido por ter sido feito um pedido especial com teto solar.
GTI 20 Anniversary Edition (2003)
Volkswagen GTI 20 Anniversary Edition |
No exterior, a edição de 20 º aniversário veio com logos com as letras GTI, na frente esquerda e traseira direita. A traseira também foi acompanhado por um coelho cromado retrô. Faróis escurecidos deram uma aparência distinta, com bodykits dianteiro, traseiro e saias laterais, juntamente com aerofólio e rodas de liga leve OZ Aristo aro 18" especiais envoltas por pneus Michelin Pilot Sports completam a transformação exterior Estes modelos foram produzidos apenas em três cores:. Amarelo Imola, Azul Jazz e Preto Magic Pérola. Distribuição da produção foi de 50% Preto Magic Pérola, 25% Azul Jazz e 25% Amarelo Imola.
Interior do GTI 20th Anniversary |
Mecanicamente, o GTI 20th Anniversary Edition é quase idêntico ao GTI 337 Edition. Um câmbio manual de 6 velocidades, e suspensão atualizada e enrijecida e rebaixado em cerca de 30 mm (molas esportivas inferiores e buchas revistas na parte traseira). Freios a disco dianteiros (12.3 "discos ventilados) e traseiros (10.3" discos ventilados) atualizados ajudaram a levar o carro a um bom patamar, enquanto as pinças de freio revestidas em vermelho acrescentaram um pouco de pimenta para o pacote.
A partir de 2002, todos os modelos de GTI 1.8T sofreram aumento de potência de 150 cv e 180 cv. O GTI 20th Anniversary não estava disponível com o motor VR6.
R32 (2003)
VW Golf R32 |
Para a Austrália, duzentos carros "Edition 200" foram produzidos,está disponível em três cores:. Preto Magic Perolizado Azul Deep Perolizado e Prata Reflex
Para os EUA, Vermelho Tornado foi a quarta cor disponível. A distribuição de cores dos R32 americanos foram:
- Azul Deep Blue Pearl: 40%
- Prata Reflex: 35%
- Preto Magic Pearl: 15%
- Vermelho Tornado: 10%
O R32 é capaz de 0-100 km/h em 6,6 segundos. Fazia um quarto de milha (402 m) em 14,1 segundos a 159.6 km / h.
Tem um alto valor na revenda de carros usados, o preço do carro usado para um modelo em excelente estado com baixa quilometragem pode ser superior ao preço original em muitos casos, tornando-se um dos poucos carros recentes que realmente se teve uma valorização. Isso pode ser explicado principalmente devido à escassez, tanto dos próprios carros devido à baixa produção e da importação e, especialmente, aqueles que ainda têm baixa quilometragem.
Produção até hoje na China e América do Sul
VW Bora HS |
O Golf Mk4 também continua a ser vendido em países como Brasil e Argentina. No entanto, na Argentina, a linha está disponível com um motor 1.6 L de quatro cilindros a gasolina, um 2.0 L a gasolina, uma unidade a gasolina turboalimentado 1.8 L, ou com um 1,9 litro de 130 cv turbodiesel. No Chile , também foi vendida até 2010, com uma gama a gasolina 1,6 a 2,0 L. Todos esses são modelos construídos no Brasil, embora os veículos a diesel são apenas para mercados de exportação .
No Brasil , o Golf Mk4 tem um motor 1.6 VHT (com o sistema Volkswagen TotalFlex que aceita tanto gasolina ou álcool) e um motor de 2.0 litros (o motor turbo 1.8 foi descontinuado em 2009), e vem em dois níveis de acabamento: o modelo básico Sportline com o motor 1.6, e a versão 2.0 com a transmissão Tiptronic de 6 velocidades.
Volkswagen City Golf 2008-2010 no Canadá, com o mesmo visual do Golf comercializado na América do Sul a partir de 2007 |
As opções de motores
Golf e Golf Variant
Modelo | Anos | Motor | Desloc. | Potência | Torque | |
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1.4 | 1997-2004 | I4 16V | 1390 cc | 74 hp | 128 Nm @ 3300 rpm | |
1.6 | 1997-2000 | I4 8V | 1595 cc | 99 hp | 145 Nm @ 3800 rpm | |
1.6 | 2000-2006 | I4 8V | 1595 cc | 101 hp | 148 Nm @ 3800 rpm | |
1.6 | 2000-2006 | I4 16V | 1598 cc | 103 hp | 148 Nm @ 4500 rpm | |
1.6 FSI | 2001-2006 | I4 16V | 1598 cc | 115 hp | 155 Nm @ 4400 rpm | |
1.8 | 1997-2003 | I4 20V | 1781 cc | 123 hp | 170 Nm @ 3500 rpm | |
1.8 T | 2002-2006 | I4 20V | 1781 cc | 177 hp | 235 Nm @ 1950-4700 rpm | |
2.0 | 1999-2001 | I4 8V | 1984 cc | 114 hp | 170 Nm @ 2400 rpm | |
2.0 | 2001-2006 | I4 8V | 1984 cc | 114 hp | 172 Nm @ 3200 rpm | |
2.3 V5 | 1997-2000 | VR5 10V | 2324 cc | 148 hp | 205 Nm @ 3200 rpm | |
2.3 V5 | 2000-2003 | VR5 20V | 2324 cc | 168hp | 220 Nm @ 3300 rpm | |
2.8 VR6 | 1999-2002 | VR6 12V | 2792 cc | 172 hp | 235 Nm @ 4200 rpm | |
2.8 VR6 | 1999-2.002,5 | VR6 24V | 2792 cc | 201 hp | 270 Nm @ 3200 rpm | |
2.8 VR6 | 2.002,5-2005 | VR6 24V | 2792 cc | 201 hp | 270 Nm @ 3200 rpm | |
3.2 R32 | 2001-2004 | VR6 24V | 3189 cc | 237 hp | 320 Nm @ 2800 rpm | |
1.9 SDI | 1997-2006 | I4 8V | 1896 cc | 67 hp | 133 Nm @ 2200-2600 rpm | |
1.9 TDI | 1997-2003 | I4 8V | 1896 cc | 89 hp | 210 Nm @ 1900 rpm | |
1.9 TDI | 2000-2006 | I4 8V | 1896 cc | 99 hp | 240 Nm @ 1800-2400 rpm | |
1.9 TDI | 1997-2002 | I4 8V | 1896 cc | 109 hp | 235 Nm @ 1900 rpm | |
1.9 TDI | 1998-2000 | I4 8V | 1896 cc | 114 hp | 285 Nm @ 1900 rpm | |
1.9 TDI | 1999-2001 | I4 8V | 1896 cc | 114 hp | 310 Nm @ 1900 rpm | |
1.9 TDI | 2001-2006 | I4 8V | 1896 cc | 129 hp | 310 Nm @ 1900 rpm | |
1.9 TDI | 2000-2003 | I4 8V | 1896 cc | 148 hp | 320 Nm @ 1900 rpm |
Golf Cabriolet (plataforma Mk3)
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Parte 1: Golf Mk1 Parte 2: Golf Mk2 Parte 3: Golf Mk3 Parte 4: Golf Mk4 Parte 5: Golf Mk5 Parte 6: Golf Mk6 Parte 7: Golf Mk7 |
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Fonte: Wikipedia English | ||||||
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