sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Série História do Volkswagen Golf, parte 6: O Golf Mk6

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3 
Parte 4: Golf Mk4 
Parte 5: Golf Mk5 
Parte 6: Golf Mk6 
Parte 7: Golf Mk7


File:2011 Volkswagen Golf (5K) 90TSI Trendline 5-door hatchback (2011-10-12).jpg
Volkswagen Golf 2011


O Volkswagen Golf Mk6 (ou VW Typ 5K) é o sucessor do Mk5 , e foi revelado no Salão do Automóvel de Paris , em Outubro de 2008. A Volkswagen divulgou fotos e informações em 6 de agosto de 2008, antes da inauguração oficial. O veículo foi lançado para o mercado Europeu no fim de 2008. Grandes investimentos foram feitos na melhora eficiência da produção, com uma melhoria de produtividade afirmada no lançamento de quase 20% em comparação com o modelo anterior e ainda mais ganhos previstos para os próximos doze meses. Apesar de anunciado como a geração Mk6, o novo modelo foi, na verdade, um facelift profundo do modelo anterior.
Volkswagen Golf GTI Mk6 3 portas (Europa)

Projeto

Como seu antecessor, o Golf Mk6 é baseado na plataforma Volkswagen PQ35. Efetivamente é uma revisão do Mk5 ao invés de um design totalmente novo, foi desenvolvido com melhorias de engenharia para reduzir o tempo de montagem excessivo do modelo anterior, e respondeu a críticas de qualidade interior reduzida desse modelo em comparação com a do Mk4 1997.

Especificações

Interior do Golf Mk6 com DSG
Traseira do Golf GTI 5 portas

Equipamento

Melhorias no nível do equipamento para o mercado interno incluem, pela primeira vez num golfe, a inclusão de ar condicionado de série desde a versão mais básica. Além disso, o controle climático dual-zone está incluído no acabamento Autobahn para a América do Norte.

Motores

Motores a gasolina
Modelo   Cilindradase cilindros Potência Torque @ rpm 0-100 km/h
Velocidade máxima Transmissão
1.4 1.390 cc I4 80 cv 132 Nm @ 3800 13,9 s 172 kmh Manual de 5 velocidades
1.6 1.595 cc I4 102 cv 148 Nm @ 3800 11,3 s 188 kmh Manual de 5 velocidades
7 velocidades DSG (opcional)
1.2 TSI 1.197 cc I4 105 cv 175 Nm @ 1,500-3,500 10,6 s 190 kmh Manual de 6 velocidades
7 velocidades DSG (opcional)
1.4 TSI 1.390 cc I4 122 cv 200 Nm @ 1.500-4.000 9,5 s 200 kmh Manual de 6 velocidades
7 velocidades DSG (opcional)
1.4 TSI 1.390 cc I4 160 cv 240 Nm @ 1,500-4,500 8.0 s 220 kmh Manual de 6 velocidades
7 velocidades DSG (opcional)
1.8 TSI 1798 cc I4 160 cv 250 Nm @ 1,500-4,500 8.0 s 220 kmh Manual de 6 velocidades
7 velocidades DSG (opcional)
GTI 1984 cc I4 210 cv 280 Nm @ 1,700-5,200 6.9 s 240 kmh Manual de 6 velocidades
6 velocidades DSG (opcional)
GTI "35" 1984 cc I4   235 cv 300 Nm @ 2,200-5,500 6.6 s 247 kmh Manual de 6 velocidades
6 velocidades DSG (opcional)
2.5 2480 cc I5 172 cv 240 Nm @ 4250 7.6 s 209 kmh
(Eletr. limitado)
Manual de 5 velocidades
6 velocidades Tiptronic automático (opcional)
R 1984 cc I4 270 cv 350 NM @ 2.500-5.000 5.7 s 250 kmh Manual de 6 velocidades
6 velocidades DSG (opcional)
Motor de gás liquefeito de petróleo
Modelo Cilindradas e cilindros Potência Torque @ rpm 0-100 km/h
Velocidade máxima Transmissão
1.6 LPG 1.595 cc I4 98 cv (GLP)
102 cv
144 Nm @ 3800 (GLP)
148 Nm @ 3800
12,1 s (GLP)
11,9
149 km/h (GLP)
169 km/h
Manual de 5 velocidades
Motores a diesel
Modelo Motor/code Potência Torque @ rpm 0-100 km/h
Velocidade máxima Transmissão
1.6 TDI BlueMotion 1.598 cc I4 105 cv 250 Nm @ 2000 11,3 s 190 kmh Manual de 5 velocidades
2.0 TDI 1968 ccI4 110 cv 250 Nm @ 1,500-2,500 10,7 s 190 kmh Manual de 5 velocidades
6 velocidades DSG (opcional)
2.0 TDI BlueMotion 1968 cc I4 140 cv 320 Nm@ 1,750-2,500 9.3 s 209 kmh Manual de 6 velocidades
6 velocidades DSG (opcional)
2.0 TDI 4Motion 1968 cc I4 140 cv 320 Nm @ 1,750-2,500 8.5 s 206 kmh Manual de 6 velocidades
GTD 1968 cc I4 170 cv 350 Nm @ 1,750-2,500 7.8 s 222 kmh Manual de 6 velocidades
6 velocidades DSG (opcional)

Entre os motores disponíveis para o Golf da América do Norte incluem o motor 2.5 L cinco cilindros do Rabbit Mk5 anterior e o Jetta Mk5 e o 2. 0 TDI . A versão GTI apresenta a motorização TSI 2.0.

Segurança

Com recursos de segurança como sete airbags na versão básica, (até nove anos na Europa, até oito nos EUA) e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o Golf Mk6 foi premiado com uma classificação de cinco estrelas pela agência de crash test Euro NCAP.

Cabriolet

Volkswagen Golf Cabriolet no Salão do Automóvel de Genebra de 2011
O novo Volkswagen Golf Cabriolet foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 2011, a Volkswagen descreve o novo modelo como "um novo capítulo de uma história de sucesso global". O conversível quatro lugares tem uma capota com um mecanismo eletro-hidráulico, que abre a capota do Golf em 9,5 segundos. O teto também pode ser aberto ou fechado durante a condução a velocidades de até 30 km/h. Depois de nove anos sem um Golf conversível, Este é o primeiro modelo Cabriolet no âmbito da família Golf desde 2002.
O estilo do novo VW Golf Cabriolet seguinte ao do seu equivalente de teto rígido de três portas, mas difere um pouco com uma nova seção traseira, perfil da linha do teto mais baixa e mais ângulo mais inclinado de seu para-brisa. Faróis bi-xenon são um opcional. Ao contrário do Golf regular, o Cabriolet tem lanternas traseiras LED, que para as versões de teto rígido só estão disponíveis para as versões R e GTI. As características de segurança incluem reforço da capota, airbags frontais, laterais da cabeça/tórax, airbags de joelho para o motorista e ESP.
Há seis opções de motores turbo de injeção direta, cujo poder saídas variam de 105 cv até 211 cv. Quatro dos motores a gasolina (TSI) e um a diesel (TDI) estão disponíveis com a caixa de velocidades DSG de dupla embreagem, enquanto três dos motores estão disponíveis com a teconologia de economia de combustível BlueMotion.
Em fevereiro de 2012, a Volkswagen anunciou que iria construir uma versão Cabriolet do GTI alimentada por um motor de 2.0 litros de quatro cilindros.

Variant

VW Golf Variant
A Golf Variant mk5 com facelift foi introduzida em 2010 como modelo Mk6, apesar de ter o painel frontal, estilo interior, e as linhas do novo Golf, os fundamentos são baseados em sua geração antecessora. É vendida nos EUA como o Jetta Sportwagen, no México e no Canadá como Golf Wagon e na América do Sul como Jetta Variant ou Vento Variant.

Golf GTI "Wörthersee 09" (2009)

Ele é um carro conceito baseado no Golf GTI. Tem otor TSI de 2,0 litros e é avaliado em 211 cv, com velocidade máxima de 238 km/h e aceleração 0-100 km/h de 6.9s. Ele inclui listras vermelhas metalizadas do GTI, rodas de liga de 19 polegadas de alto brilho preto, lanterna traseira LED fumê, chassis rebaixado esportivo, novo escapamanto esportivo. Interior inclui tapetes de alumínio, acabamento em alumínio escovado e molduras pretas pintadas em torno das saídas de ar, tapetes de bordas vermelhos, bancos esportivos com napa preta com partes em couro vermelho.
O veículo foi apresentado no GTI Meet em Wörthersee.

Golf R

VW Golf R no Salão do Automóvel de Genebra de 2012
Houve muita especulação sobre este veículo, com a incerteza que cercava seu nome. O nome Golf R20 foi o mais comumente usado antes do Salão do Automóvel de Frankfurt. Uma vez que finalmente revelado pela Volkswagen no SIA de Frankfurt, em 15 de setembro de 2009, foi confirmada que o substituto do R32 poderia simplesmente ser chamado de Golf R, para não subvalorizar o nome por causa da diminuição do tamanho do motor em favor de um turbo mais forte para maior economia.
O Golf R é alimentado por um motor turbo FSI de 2.0 litros que produz 271 cv e 350 Nm de torque. a VW afirma que o carro pode chegar de 0-100 km/h em 5,5 segundos para modelos equipados com DSG, ou 5,7 segundos para veículos equipados com a caixa de velocidades manual.


 
O Golf R emprega um familiar, mas revisto sistema de tração nas quatro rodas Haldex 4Motion (4 ª geração).
O Golf R tem muitos traços de estilo semelhante ao seu irmão Scirocco R e o Golf é o primeiro a ter lanternas traseiras LED equipada de fábrica.
Na Austrália, Japão e África do Sul, o motor do Golf R é ajustado de acordo com as condições climáticas mais quentes. 
Em 9 de dezembro de 2010, a Volkswagen anunciou que o Golf R estará disponível nos Estados Unidos a partir de 2012. Ambas as versões de duas e quatro portas serão oferecidas, embora a transmissão DSG não será oferecida nem como opcional. A versão dos EUA do Golf R dispõe de um motor  produzindo 256 hp e 329 Nm. A versão norte-americana também vem com lâmpadas traseiras incandescentes, ​​idênticos às encontradas no GTI, em vez de der as luzes traseiras LED utilizadas no resto do mundo.
Em 14 de dezembro de 2010, a Volkswagen do Canadá anunciou que o Golf R estaria disponível no Canadá no início de de 2012. Apenas uma versão de quatro portas com transmissão manual de seis velocidades será oferecida. Quatro cores do GTI estão disponível mais a cor exclusiva "Azul Rising". Todos os opcionais são pré-selecionados, incluindo GPS, teto solar, interior de couro, e entrada sem chave. O preço base nos EUA é 33.900 dolares.

Mercados internacionais

Nos Estados Unidos e no Canadá, o carro foi vendido como o Volkswagen Golf, quando chegou às concessionárias em outubro de 2009, aposentando novamente o nome "Rabbit" que foi usado no Golf Mk5. A Wagon, uma versão remodelada do Mk5 e o único modelo Golf feito no México, é vendido no Canadá como "Golf Wagon", mas nos Estados Unidos mantém a designação "Jetta SportWagen" (mesmo com o visual do Golf). Os Golfs norte-americanos têm os mesmos motores do Mk5 (o mesmo 2.5L cinco-cilindros do Mk5, o 2.0TDI e o 2.0T) e, enquanto o GTI TDI continua a oferecer a tansmissão manual de seis-velocidade : a 2.5 L volta a utilizar o manual de cinco velocidades (a automática é uma tiptronic de seis velocidades). O novo Golf também está disponível no México, mas, por enquanto, apenas na configuração Wagon que é comercializado como Golf Sportwagen que ficou disponível no início de outubro substituir o Bora Sportwagen com front-end do novo Golf.
Volkswagen Golf 77TSI 5 portas, Austrália
Volkswagen Golf Comfortline 118TSI 5 portas, Austrália

O público australiano teve a primeira aparição do novo Mk6 no Salão Internacional do Automóvel de Melbourne, que começou em 27 de fevereiro de 2009. O novo Golf foi lançado em todo o país ao mesmo tempo. O GTI Mk6 foi colocado à venda a partir de 30 outubro de 2009. Em 19 de janeiro de 2010, o Golf foi premiado com o título de carro do ano 2010, o que é reconhecido como prêmio de carro mais prestigiado do país.Foi a primeira vez o Golf tinha sido agraciado com o título desde 1976. VW Austrália lançou o novo modelo de Golf básico com o mesmo motor de 1,2 litros que o novo Polo, em setembro de 2010 e foi colocado à venda em 2011.
Na África do Sul o novo Golf Mk6 foi colocado à venda em abril de 2009. A versão sul-africana do GTI foi colocada à venda em julho de 2009.
No Japão, o novo Golf Mk6 foi colocado à venda em abril de 2009. A versão japonesa do GTI foi colocada à venda em agosto de 2009.
Na China, o Golf Mk6 é feito pela FAW-VW , e em março de 2010, o GTI começou a ser construído no local. Esta é a primeira vez que a GTI é construído na China. Os Golf GTI chineses usam um motor diferente do resto do mundo, um 2.0 TSI que produz apenas 200 hp, 10 hp a menos do que o original. Este mecanismo é também utilizado pela VW Magotan (uma versão chinesa do VW Passat).
No México, as duas únicas versões disponíveis até agosto de 2011 foram o GTI 3 portas importado da Alemanha, tanto  na transmissão manual de 6 velocidades como na DSG de seis velocidades , e o Golf SportWagen mexicano produzido com o motor 2.5 L 5 cilindros em linha 170 hp com uma transmissão Tiptronic de 6 marchas. Em setembro de 2012, uma versão Comfortline de 5 portas , com motor 1.4 L TSI com 177 cv e caixa manual de 6 velocidades importado da Alemanha foi adicionado. Será limitada a 4000 unidades.
No Chile, o Golf Mk6 foi apresentado em outubro de 2010, no XI Salón del Automóvil de Santiago, começando as vendas imediatamente. Chile é o primeiro país na América do Sul a vender o Mk6, porque uma versão remodelada do Mk4 ainda está em produção no Brasil para a América Latina. O Mk6 está disponível no Chile, com o motor a gasolina 1.6 L 101 cv, ambos com câmbio manual de cinco velocidades e Câmbio de sete velocidades.
Na Índia, o Golf Mk6 foram espalhado boatos de que seria lançado em 2011, mas em uma entrevista recente, o chefe executivo da Volkswagen disse que os planos para o lançamento de um Golf foram suspensos, para preservar o sucesso da VW Vento no mercado indiano . O Golf, se liberado, poderia ser taxado da mesma forma como o Vento e VW não quer perder as vendas do VW Vento. Ele também afirmou que eles podem trazer um Golf mais local com as mesmas opções de motor como o Vento quando os números se estabilizarem em um futuro próximo.

Automobilismo

No automobilismo , a APRMotorsport levou dois VW GTI MKVI para a vitória na Grand-Am Continental Tire Sports Car Challenge da classe Tuner Street (ST) .
Para comemorar o 35 º aniversário do Golf GTI, a Volkswagen Motorsport entrou nos 2011 24 Horas de Nürburgring com o "Golf24". Este Golf é equipado com um 2500 cc de cinco cilindros turbo com 440 cv e 540 Nm de torque, 4WD integral e uma caixa de seis velocidades sequencial. Na terceira corrida de 2011, o Golf24 terminou em sexto na geral , com sua melhor volta apenas nove segundos mais lento do que a volta mais rápida da corrida, que foi cronometrada por um Ferrari 458. Para as 24 horas, a equipe espera por chuva. Eventualmente, porém, nenhum dos três Golf24 terminou a corrida, pois um deles sofreu um acidente na entrada do pit lane e outro quebrando a caixa de velocidades. Quando a caixa de velocidades do Golf24 restante começou a superaquecer, a VW decidiu aposentá-lo para descobrir a causa do problema da caixa de velocidades.

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3 
Parte 4: Golf Mk4 
Parte 5: Golf Mk5 
Parte 6: Golf Mk6 
Parte 7: Golf Mk7

Fonte: Wikipedia English 

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