quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Série História do Volkswagen Golf, parte 1: O Golf Mk1

Bom, pessoal, agora eu vou trazer esse artigo traduzido do inglês sobre o Volkswagen Golf, o carro mais vendido pela Volkswagen, que ultrapassou o Fusca em 1997 essa marca. O bom desse artigo é que trata de todas as sete gerações do carro mais vendido da Alemanha, por volta de 29,13 milhões de carros até julho de 2012, o que o torna o terceiro carro mais vendido, apenas atrás das Ford F-Series (2º) e do Toyota Corolla(1º).

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7 
 
O Golf em sua primeira geração era um subcompacto


Introdução à história

Em maio de 1974, a Volkswagen apresentou o Golf de primeira geração como um moderno carro de tração dianteira, hatchback substituto para o Fusca .

Tal como o seu antecessor, o Fusca , o Volkswagen Golf Mk1 provou ser influente. Na produção contínua desde 1974, o Golf foi um dos primeiros amplamente bem-sucedidos hatchbacks de tração dianteira . Nos EUA, o Morris Mini , Honda N360 e Fiat 128, subcompactos, tiveram apenas um sucesso limitado, mas foi o VW Rabbit (nome do Golf nos EUA), juntamente com o Honda Civic, que provocaram uma outra geração de compactos norte-americanos, de influências europeias  como o Dodge Omni , Plymouth Horizon, Ford Escort e Chevrolet Cavalier na década de 1980, assim como o Beetle (Fusca) inspirou os compactos Ford Falcon e Chevrolet Corvair na década de 1960 e os subcompactos Chevrolet Vega e Ford Pinto na década de 1970. O Golf foi lançado no Japão em 1975, e foi importado por concessionárias no Japão. As suas dimensões exteriores e deslocamento do motor estavam em conformidade com as leis Governo japonês, o que ajudou nas vendas.
Um VW Golf Mk1 visto de frente
VW Golf Mk 1visto de traseira
Um Golf Mk1 1976 na Austrália
Substituir o obsoleto Fusca era um objetivo vital para a sobrevivência da Volkswagen. No início da década de 1970, a empresa havia caído em dificuldades financeiras e as vendas do Fusca começaram a cair drasticamente. Refrigerado a água, motor dianteiro, tração traseira carros pequenos começaram a apreciar a lealdade do cliente.
A solução chegou com a Auto Union . Eles atraíram uma pequena parte das vendas com seus tecnologicamente avançados sedans médios Audi de tração dianteira . A Volkswagen havia adquirido a Ingolstadt, empresa adquirida em 1964 a partir de Daimler-Benz . A experiência da Audi em motores refrigerados a água e tração dianteira era essencial no desenvolvimento de uma nova geração de Volkswagens. A tecnologia Audi no Golf iria recuperar para a Volkswagen a liderança do ramo da engenharia automotiva sobre os carros de tração traseira que Ferdinand Porsche tinha agradado com o Fusca original ao longo do tempo com os seus grandes concorrentes convencionais. O pequeno Golf teve que conseguir substituir o bem sucedido Volkswagen Sedan (Fusca), maior em comprimento. O médio Passat seria o primeiro carro de tração dianteira da Volkswagen, e foi relativamente bem recebido pelo seu mercado de menor volume. O Golf adotaria um eficiente layout "dois volumes", com uma traseira íngreme, em vez de uma traseira convencional para a época, que viria a ser introduzido no Jetta . O motor refrigerado a água seria montado transversalmente na parte dianteira. O projeto do Golf começou em 1969.

História do modelo

VW Golf I Facelift 20081209.jpg frente
Golf Mk1 com a reestilização de 1980 visto de frente

Golf Mk1 com a reestilização de 1980 visto de trás

O primeiro Golf (Chamado internamente pela VW como Typ 17) começou a ser produzido em 1974, na Alemanha, e em 1975 nos Estados Unidos como Volkswagen Rabbit e no México como Volkswagen Caribe. Era um veículo refrigerado a água com tração dianteira e estilo hatchback. Ele apresentava uma firme suspensão independente MacPherson na dianteira e feixe de torção semi-independente na traseira , que deu um guiar firme e boa aderência, sem ser muito desconfortável. O Golf foi eleito pela revista Wheels Carro do Ano em 1976 e Carro do ano irlandês em 1978 e Carro do Ano britânico em 1981.
O Golf foi projetado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro , do estúdio de design ItalDesign. Giugiaro também havia projetado o Alfasud eo Lotus Esprit Mk1 .
Houve um ligeiro facelift em 1980, que viu a adoção de lanternas traseiras maiores, pára-choques de plástico preto, um novo painel de instrumentos com display mais moderno, com luzes LED de aviso, e para a versão dos EUA faróis retangulares, esta foi a última grande atualização, antes da chegada do Mk2 em 1983, do qual será falado no próximo artigo.
No entanto, o ar condicionado tornou-se disponível como opcional no mercado interno em agosto de 1975. A possibilidade de instalação de faróis auxiliares, juntamente com uma bateria maior, foi oferecido aos proprietários existentes.

Volkswagen Golf GTI

VW Golf GTI já com o com facelift de 1980

Em 1975, uma variante de esportiva do Volkswagen Golf, chamada Golf GTI foi introduzido em março daquele ano, no Salão do Automóvel de Frankfurt.
A idéia por trás é bastante simples - ter um carro tipo popular econômico e dar-lhe um pacote de alto desempenho, tornando-o prático e esportivo. Foi um dos primeiros carros pequenos a adotar mecânico de injeção eletrônica de combustível . Em 2004, a Sports Car Internacional declarou o Golf Mk1 GTI para ser o terceiro melhor carro da década de 1980.
Este modelo especial foi alimentado por um motor de 1588 cc de quatro cilindros alimentado por uma injeção de combustível Bosch K-Jetronic, o que ajudou a desenvolver um respeitável desempenho de 110 cv a 6100 rpm e 140 Nm de torque a 5000 rpm. Ajudado com um peso bruto de apenas 810 kg, permitiu que o GTI para acelerar 0-100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima era de 180 km/h. O termo "hot hatch" foi retrospectivamente aplicada ao Golf GTI Mk1 alguns anos mais tarde, e essa expressã se tornou sinônimo de carro hatchback de alto desmpenho.
O Golf GTI foi talvez o primeiro hot hatch com apelo de mercado em massa, e muitos outros fabricantes desde então criaram modelos esportivos especiais de seus pequenos hatchbacks regulares.

Golf Cabriolet

Golf Cabriolet Mk1
A versão conversível, chamada de Golf Cabriolet (ou Typ 155) na Europa e no Canadá (originalmente "Rabbit Convertible" nos EUA e renomeado em 1985 para "Cabriolet"), foi vendido emtre 1980 e 1993. Ele tinha uma carroceria reforçada reforçado, roll bar transversal, e um elevado nível de acabamentos, e manteve o estilo pré-1980 na traseira. O Cabriolet Mk1 é de construção monobloco, inteiramente construído na fábrica da Karmann , desde a soldagem até a montagem final; A Volkswagen forneceu o motor, suspensão, interior, etc, para a Karmann instalar. A capota era manualmente - ou no início de 1991, eletricamente - operada, com uma janela de vidro traseiro aquecido.
O corpo do Cabriolet não se alterou ao longo de todo o ciclo de produção, exceto por um tanque de combustível maior e menor pneu sobressalente introduzido no ano de modelo 1984. Na tentativa da Volkswagen para manter o estilo do carro atual, todos os Cabriolets partir de 1988, foram equipados com um kit "Clipper" fora da fábrica, com amortecedores mais suaves, para-choques e para-lamas pintados e saias laterais.
Havia algumas edições especiais do Cabriolet incluindo a Etienne Aigner , Carat, CC, Wolfsburg e melhores edições de concessionária. Um deles foi produzido na Itália, utilizando o motor e transmissão dp Golf Mk2 Country, chamado "Golf Country Cabrio" e vendidos como "Biagini Passo".

África do Sul (Citi Golf)

VW Citi Golf, que foi fabricado na África do Sul até 2009
De 1984 a 2009, a Volkswagen da África do Sul fabricados duas variantes do Golf Mk1, o cinco portas Citi Golf e a picape Volkswagen Caddy .
Em 22 de setembro de 2006, a fim de comemorar o sucesso contínuo do Citi Golf na África do Sul, Volkswagen da áfrica do Sul anunciou a edição limitada Citi R, que é alimentado por um motor de 120 hp  1.8L com injeção eletrônica do motor com uma transmissão manual de cinco velocidades, bem como uma moldura vermelha GTI na grade dianteira.
Houve uma versão especial, denominada LX com motor 1.1L, que produzia mais energia do que o motor 1.3L. Esta versão teve uma linha fina GTI na grade dianteira, quatro faróis dianteiros, aerofólio, rodas de liga leve e bancos Recaro.
A linha Citi Golf de 2007 começou com um Citi Golf padrão, em ambos os modelos 1.4 ou 1.6 litros de combustível injectado. Muitas variantes da versão padrão estavam disponíveis com diferentes pacotes extras, que incluíam o Citi Rhythm, Citi.com e assim por diante. A linha mais alta é a CitiRox, também disponível em e 1.4i 1.6i, feita como as versões mais esportivas da linha Citi para substituir as versões anteriores, Velociti e Citi Vida. Os Golfs Citi posteriores produzidos apresentam características modernas, tais como um novo painel de instrumentos adaptado a partir de um Škoda Fabia , e um pequeno "facelift", como uma lanterna traseira revisada
.
A linha 2009 do Golf Citi consistiu de quatro novos modelos:
  • CitiRox e 1.4i 1.6i
  • CitiSport e 1.4i 1.6i
  • TenaCiti 1.4i
  • CitiStorm 1.4i
A produção do Citi Golf terminou no dia 2 de novembro de 2009, depois de 377.484 carros produzidos.

América do Norte

Um VW Rabbit padrão americano
Em 1978, a Volkswagen começou a produzir a versão norte-americana "Rabbit" do Golf Mk1 em sua  planta em Westmoreland. O ex-engenheiro da Chevrolet James McLernon foi escolhido para dirigir a fábrica, que foi construída para reduzir o custo do Rabbit na América do Norte por produzi-lo localmente. Infelizmente, McLernon tentou "americanizar" o Golf / Rabbit, suavizando a suspensão e usar materiais mais baratos para o interior. Os executivos puristas da Volkswagen na Alemanha ficaram descontentes, e para o ano modelo 1983, a planta da Pensilvânia voltou a usar os choques mais duros e suspensão com maior qualidade de acabamento do interior. A planta também começou a produzir o GTI para o mercado norte-americano . (os Rabbit foram construídos na Pensilvânia até 1984). A primeira Volkswagen Caddy pickup, com base no Golf Mk1, também foi fabricada na fábrica da Pensilvânia.
Volkswagen Rabbit GTI, a versão norte-americana do Golf GTI de alta performance, estreou no Canadá em 1979 e nos Estados Unidos em 1983. Montado a partir de peças feitas no México, Canadá, Alemanha e os EUA na fábrica da Volkswagen em Westmoreland, ele tinha os mesmos chassis do Mk1 mundial, e a mesma carroceria com a qual o Mk1 Golf GTI que estava à venda na Europa desde 1976, com alguns exceções. As principais características distintas do Rabbit GTI fosse seus faróis quadrados, e as suas rodas de liga leve "floco de neve". O interior veio em feltro vermelho ou azul e couro sintético. O estilo quadrado da frente, especialmente as luzes indicadoras de direção envolventes, deu-lhe maior segurança e ligeira melhora no desempenho. Sob o capô, o motor era um motor JH 1.8 litros a gasolina de 4 cilindros que andava com combustível sem chumbo. O JH 1.8l foi montado transversalmente, e atingiria o pico em condições estoque de 90 cv, entregues através de relações curtas do câmbio manual de cinco velocidades.
Quando o Rabbit GTI apareceu pela primeira vez no Canadá, caracterizou a relação entre o motor 1.6L K-Jetronic de 78 hp e transmissão mais longa de cinco velocidades. Foi inicialmente disponível em vermelho, branco e preto. Estes carros canadenses eram construídos na Alemanha e eram quase idênticos em carroceria e aparência interior aos Golf GTI de 110 cv construídos na Europa. Infelizmente para os entusiastas, todo o sistema de transmissão e rolamento era idêntico ao das outras versões canadenses. Pára-choques de 5 mph (cinco milhas por hora) foram montados, bem como barras anti-colisão dentro das portas. A frente era praticamente a mesma do americano. O carro era muito atraente, mas não foi nem melhor nem pior do que um Rabbit da mesma época. Somente com a chegada dos GTI americanos foi o Golf mais rápido disponível no Canadá, e foi até 22 cv a mais em comparação com o Golf GTI Mk1 1,8 litros. Um pequeno número de GTIs especificação europeia chegou ao Canadá em convênio com o governo que permitiu a formação de soldados estrangeiros em instalações militares canadenses para trazer os seus veículos pessoais com eles. Como resultado disto, VW disponibilizou (por muitos anos) todas as partes do modelo europeias únicas necessárias necessárias através VW do Canadá. Foi então possível, embora dispendiosa, para construir um GTI "real". Alguns entusiastas fez isso baseado na reputação do carro europeu.

VW Caribe (México) (1977-1987)

Volkswagen Caribe 1982 mexicano

A década de 1970

O Golf MkI foi introduzido no México como a Volkswagen Caribe em maio 1977 como um hatchback de 5 portas . Ele veio de fábrica com um câmbio manual de 4 velocidades e motor de 1,6 litro de 66 HP. O carro foi um sucesso instantâneo. No ano de 1978 a linha foi expandida com o veículo de 3 portas, que foi dividido em dois acabamentos diferentes: Normal e L. Ambas as versões tiveram um câmbio manual, de 4 velocidades e motor 1.6 litro. Em 1979, a versão GL foi introduzida.

A década de 1980

Em 1980, o Caribe recebeu faróis retangulares, bem como algumas novas cores. Em 1981, o Caribe alterado para incluir muitas características do VW Rabbit americano (um nome alternativo para o Golf ). Em 1983 e 1984, devido à crise financeira no México, a versão normal foi renomeado 'C' e L a foi descontinuada, deixando a C e a GL como os únicos acabamentos oferecidos. Ambas as versões receberam um novo painel de instrumentos a partir de 1980 do Golf europeu. Em 1984,  as baixas vendas do Caribe C a diesel fizeram-no oficialmente descartado, mas o Caribe GT apareceu, derivado do Golf GTI e Rabbit GTI. Esta versão turbinada contou com um motor de 1.8 litros com 85 cv e incluiu um carburador.

Edições limitadas

Em 1986, a edição limitada do Caribe City surgiu, com base no Caribe C, mas pintados apenas em cinza perolizado e azul turquesa. Em 1987, novas cores e outras duas edições limitadas surgiram: O Caribe Plus e o Caribe Pro. O Caribe Plus foi baseado no Caribe GL, e foi pintado apenas em branco Alpine. O Caribe Pro foi baseada no Caribe GT, mas foi pintado em preto e Vermelho Tornado. Em março de 1987, o Caribe foi substituído pelo Golf MkII após 10 anos de sucesso.

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7 


Fonte: Wikipedia English

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