sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Série História do Volkswagen Golf, parte 5: O Golf Mk5

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7 

VW Golf 2004-2008


O Volkswagen Golf Mk5 (VW Typ 1K), construído na plataforma PQ35, foi revelado no Salão Automóvel de Frankfurt , em outubro de 2003 e foi colocado à venda na Europa um mês depois. Chegou ao mercado norte-americano em junho de 2006, renomeado Rabbit, revivendo o nome do antigo Mk1.
O Golf Mk5 foi substituído em 2009 pelo Mk6.

Projeto

Alterações na suspensão e ajuste cuidadoso do chassis, levaram o Golf Mk5 a ter uma condução mais prazerosa. No entanto, este sacrificou o espaço de carga útil, apesar de um aumento considerável deste modelo em tamanho em relação ao modelo anterior. Seu volume de porta-malas é de cerca de 85 litros menor.
VW Rabbit Mk5 3 portas (EUA)
Volkswagen Rabbit 3 portas (EUA)
A qualidade do interior da geração anterior tinha sido um pouco perdida, e embora ainda fosse de alto padrão e à frente dos rivais, o Golf já não se equivalia ao seu irmão Audi A3.
O Golf Mk5 provou ser caro para construir - em grande parte devido ao seu longo tempo de construção de 50 horas.

Mecânica

As opções de motores e transmissões variavam de país para país, mas o Golf Mk5 está disponível com motores a gasolina de 4 cilindros , e um novo motor diesel de injeção direta de combustível Turbocharged Direct Injection (TDI). Opções de transmissão incluem o manual , automático , Tiptronic e Direct-Shift Gearbox (DSG).
O GTI veio com um motor 4 cilindros 2.0L Turbo da VW injeção direta de combustível (FSI), que tinha 197 cv e 280 Nm de torque. As transmissões incluem um manual de 6 velocidades ou DSG de 6 velocidades.
Em setembro de 2005, o Golf Mk5 GT foi anunciado, que contou com uma opção de motor a gasolina 1.4 L em configuração twincharger (TSI), ou um TDI 2.0. Ambos estão disponíveis em versões 168 cv, enquanto o diesel também estava disponível como um variante de 138 cv no Reino Unido. O motor 168 hp diesel tem 350 Nm de torque, que é mais do que a faixa do potente R32.
O novo motor Twincharger (TSI) a gasolina usa injeção direta de combustível (FSI), juntamente com um par de carregadores forçando a indução do ar. Os carregadores são um único supercharger, onde o carregamento do ar é feita por um único turbocompressor . Este sistema beneficia a eficiência de bombeamento do compressor em baixas rotações e a eficiência de combustível do turbocompressor em altas rotações. Isso resulta em uma entrega de mais potência constante em toda a linha de rotação, e melhor eficiência de combustível. Versões gasolina e diesel também estão disponíveis com DSG ( Gearbox Direct-Shift ). Os resultados de desempenho para o veículo a gasolina são 0-100 km/h em 6.9s (6 marchas) e 6.9s (DSG), com o diesel levando 8.2s, e ambos velocidade máxima alcance de 220 km/h.

Opções nos EUA e Canadá

Os VW Rabbit dos Estados Unidos e Canadá usam o mesmo motor 2.5L cinco cilindros a gasolina que alimenta o Jetta e o New Beetle nesses mercados, fazendo 150 hp e 230 Nm nos modelos 2006-2007, e 170 cv e 240 Nm a partir de 2008. As opções norte-americanas de transmissão incluem um manual de 5 velocidades ou automática de 6 velocidades com Tiptronic para o Rabbit. Os motores a diesel estavam indisponíveis nos Rabbit, embora eles eam oferecidos até 2006 no Jetta até os regulamentos de emissões nos EUA mais rígidos levarem a sua indisponibilidade temporária.
A Volkswagen não teve planos para vender a versão GT em os EUA ou Canadá.

Modelos

Jetta Mk5

A versão sedã do Golf Mk5 foi lançadado em 2004 e, como aconteceu com encarnações anteriores do Golf, manteve sua identidade própria, uma prática há muito abandonada pela maioria dos rivais. Enquanto o nome Jetta manteve-se sempre na América do Norte, o nome fez um retorno à Europa substituindo o nome "Bora" do Golf Mk4 sedã anterior. O nome Jetta também foi introduzido a Austrália com o Mk5, o Bora Mk4 tinha vendas tímidas lá.
Tal como acontece com seu antecessor, o Jetta Mk5 possui parte frontal exclusiva, portas dianteiras e portas traseiras, então a única parte externa compartilhado com o Golf hatchback é o capô. Como em todos os sedãs baseados no Golf, o Jetta possui uma grade cromada, semelhante, mas não compartilhada com o Golf R32 contemporâneo (que tinha um look de aluminio escovado). Por outro lado, a variante GLI tem a extremidade frontal do GTI. Ao contrário de todas as variantes sedã anteriores, no entanto, os faróis eram agora os mesmos do Golf.
Devido à preferência por sedãs no mercado dos EUA, o Jetta supera o Golf em uma proporção de 4 para 1.

Volkswagen Eos

Não houve versão Cabriolet (conversível) do Golf Mk5v. O Volkswagen Eos conversível (introduzido na em 2006), foi comercializado como um modelo separado, e o New Beetle conversível substituiu o Golf Cabrio. O Eos não partilha painéis de carroceria com qualquer outro modelo Volkswagen, embora seja baseado na plataforma de Golf / Jetta Mk5.

Golf Mk5 Wagon / Variant

VW Golf V Variant TDI Frente 20100425.jpg
VW Golf Variant
A quinta geração do Golf Variant, um Golf wagon, foi apresentado em estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (março de 2007). Foi vendido para o mercado norte-americano como Jetta Sportwagen. Foi feito facelift no final de 2009, com alterações, incluindo a frente e interior feitos a partir da sexta geração do Golf. Como resultado, ele foi rebatizado o Golf Wagon e Variant no mercado canadense e mexicano. No Brasil se chama Jetta Variant.

Golf Plus

Em dezembro de 2004, a Volkswagen anunciou o Golf Plus, variante do Golf Mk5. Ele é de 95 mm  mais alto do que o Golf normal, mas 150 mm mais curto do que a outra minivan compacta da marca, o sete lugares Volkswagen Touran .
Em 2006 no Salão do Automóvel de Paris a Volkswagen lançou o novo CrossGolf minvan compacta, que é essencialmente uma versão off-road do Golf Plus. Ele foi desenvolvido pela divisão VW, que desenvolveu o Golf R32 e o CrossPolo . O CrossGolf está disponível apenas em configuração de tração dianteira (como o CrossPolo), e é alimentado por dois motores a gasolina 1.6 e 1.4 TSI e dois motores a diesel , 1.9 TDI e 2.0 TDI, com potências que variam de 101 cv e 140 cv. No Reino Unido, este modelo é chamado "Golf Plus Dune" e vendido com o 1.9 TDI de 105 cv.

VW Golf Plus (frente)
Golf Plus (Traseira)
VW CrossGolf

Versões de desempenho

Mk5 GT

O Golf Mk5 GT apresenta uma opções de 1.4 L a gasolina em configuração twincharger (TSI), ou um motor diesel 2.0 litros TDI . Gasolina e diesel estão disponíveis em versões de 168 cv. O motor diesel de 168 cv tem 350 Nm de torque, que é maior do que o do mais esportivo R32. A oferta de motores a gasolina contém o novo motor TSI, o qual baseia-se na recente injecção direta de combustível (FSI), mas com um par de compressores forçam a indução do ar. Os compressores são um único supercharger que se desliga depois de uma faixa especificada, altura em que o carregamento do ar é feito por um único turbocompressor . Este sistema se beneficia tanto da eficiência do compressor nas faixas mais baixas, como a duração do turbocompressor na maior faixa de rotação. Isso resulta em pouco turbo lag , o fornecimento de energia constante ao longo da faixa de rotações e melhor eficiência de combustível do que V6 2.4 alimentado equivalente, devido ao seu pequeno tamanho. No entanto, a entrega de potência do motor TSI a gasolina foi criticada como sendo muito irregular por Jeremy Clarkson .
No Reino Unido, o esportivo GT foi comercializado como um carro que oferecia alta potência e baixo nível de emissões, o que provocou alguma controvérsia.
As versões gasolina e diesel também estão disponíveis com Direct-Shift Gearbox (DSG), de dupla embreagem. Os resultados de desempenho para o veículo a gasolina são 0-100 km/h em 7,9 segundos (manual de 6 velocidades) e 7,7 segundos (DSG), com o diesel levando 8,2 segundos, e ambos alcançavam velocidade máxima de 220 km/h.
O Golf GT apresentava os mesmos freios do Golf GTI,  discos dianteiros ventilados com 312 mms, e discos traseiros sólidos de 286 mm. Ele também tem suspensão rebaixada em 15 mm, o que reduz o seu centro de gravidade, que pega emprestadas as configurações de suspensão/amortecedores do GTI, usa rodas de liga leve aro 17" equipado com largos pneus 225/45 R17, e tem saída de escape dupla.

Mk5 GTI

GTI Mk5 3 portas (EUA)
GTI Mk5 5 portas (Austrália)
O Golf GTI apresentou um motor 2,0 litros turbo de 4 cilindros em linha a gasolina com injeção de combustível estratificada (FSI), tecnologia de injeção direta, que produz 197 cv. Ele está disponível nas configurações 3 e 5 portas, e vem com opções de câmbio manual de 6 velocidades ou uma de 6 velocidades com dupla embreagem (DSG).
O carro-conceito GTI foi mostrado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt em 2003. O primeiro modelo de produção foi inicialmente revelado no Salão do Automóvel de Paris em setembro de 2004, e começou a ser vendido em todo o mundo logo em seguida. No Los Angeles Auto Show , em janeiro de 2006, o GTI fez sua  aguardada estreia norte-americana em configuração 3 portas (uma variante de 5 portas desde então se tornou disponível), onde é comercializado exclusivamente sob o nome simples de "GTI", sem referência ao Rabbit. O novo GTI teve um aumento considerável no preço em relação ao modelo anterior, principalmente devido às características mencionadas acima, eo fato de que o próprio exterior não tinha visto tal mudança concepção dramática nos últimos anos. O preço é aumentada porque é construído na Alemanha, ao contrário do Mk4 algumas das quais foram construídas no Brasil. A transmissão DSG inovador e os 200 cv (147 kW, 197 cv) do motor TFSI tudo ajudou a elevar o preço de venda do carro. O GTI Mk5 foi nomeado Automóvel do Ano 2007 pela revista Automobile, em dezembro de 2006.
Esta geração foi a única do Canadá a ter o nome GTI como identificação em separado ao invés de uma variante da linha Golf. Quando a Volkswagen anunciou o "renascimento" do Golf no Estados Unidos e Canadá para o ano modelo 2010, a Volkswagen voltou a identificá-lo como Golf GTI, embora o GTI continuasse a ser uma identificação em separado, nos Estados Unidos.
No México, o GTI mk5 só estava disponível na configuração 3 portas. 

Mk5 R32

Golf R32 de 3 portas
  Golf R32 de 5 portas
No final de setembro de 2005, o Mk5 R32 começou a ser vendido na Europa. Possui uma versão atualizada do motor VR6 3.2 litros que havia equipado a versão Mk4 anterior, com um aumento extra de 10 cv , devido a um coletor de admissão retrabalhado. A potência máxima é agora de 250 cv a 6.300 rpm, o torque ficou inalterado em 320 Nm. Atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. Vai de 0 a 100 km/h terá 6,5 s, reduziu para 6,2 s com a transmisão DSG (dupla embreagem) .
Em comparação com o Mk4 R32 anterior, é 0,1 segundo mais rápido que a versão manual, enquanto que o novo R32 é de cerca de 40 kg mais pesado. Tal como aconteceu com o R32 anterior, não possui a tração 4motion nas quatro rodas , agora com rodas de liga leve Zolder aro 18". O R32 veio com pinças de freio pintadas de azul com discos de 345 mm na frente e 310 mm na traseira.
O Mk5 R32 foi lançado em os EUA em agosto de 2007.

Edições especiais

GTI Edition 30

Após o de sucesso das séries GTI 20th Anniversary Edition da Volkswagen (1996 na Europa, e 2003 para o mercado norte-americano), eo GTI 25Th anniversary edition (somente em 2001 para a Europa) , a Volkswagen fez uma edição especial de aniversário do GTI, produzindo o GTI Edition 30.
Começou a ser vendido em novembro de 2006, com uma meta inicial de uma produção limitada de apenas 1.500 (modelos europeus), a Edition 30 estava disponível em 6 cores, Vermelho Tornado, Preto, Branco Candy, prata Reflex (metálico) , cinza (metálico) e, finalmente, Preto Diamante (Perollizada). Devido à forte demanda, 2.280 carros foram eventualmente construídos, com um número menor de produção no ano-modelo 2009. As mudanças em relação ao modelo de produção padrão incluía um motor modificado, que produzia um extra de 30 cv a mais do que a versão padrão 200 cv , elevando a potência para 230 cv, dando rumores de que ele foi mais rápido no seco e mais poderoso do que o R32. Pequenas mudanças trabalhadas na carroceria incluíam  saias laterais e spoiler dianteiro Votex, pára-choque traseiro cor da carroçaria e lanternas traseiras do R32. Mudanças no interior incluíam um retorno da manopla de câmbio no formato de bola em forma de cola de golfe e logo prata "Edition 30" na soleira. Os assentos do Edition 30 também foram revestidos com a costura vermelha distintiva em couro Vienna e mix de tecido Interlagos. Costura vermelha também foi adicionada ao volante revestido em couro. Finalmente, a Edition 30 estava disponível disponível com rodas de liga leve BBS Pescara aro 18", ou uma versão escura das rodas de liga leve "Monza II" aro 18". 
O desempenho foi ligeiramente melhorado: 0-100 km/h em 6,8 segundos (6,6 segundo para os modelos equipados com DSG), e uma velocidade máxima de 245 km/h (manual) ou 243 km/h (DSG).

Fahrenheit Edition

GTI Mk5 Fahrenheit Edition (2007)

Em outubro de 2006, a Volkswagen estreou o novo Fahrenheit Edition nos EUA dos seus GTI e GLI (Jetta GLI) Estes novos modelos foram as primeiras versões de edição especial do GTI e GLI disponibilizados na América do Norte, e os primeiros dos novos modelos a chegarem às concessionárias no início de março de 2007.
Os GTI Fahrenheit eram distinguidos pela sua pintura Laranja Magma, emblema especial Fahrenheit, uma placa comemorativa colocada no volante, painéis interiores coloridos, costura laranja na inicialização DSG, volante, alavanca do freio de estacionamento e tapetes (a partir do qual o logotipo GTI vermelho tinha sido retirado), bem como rodas especiais Charleston aro 18". O Fahrenheit também veio com uma suspensão Europeia afinada.
O Fahrenheit GTI era disponível apenas com a Volkswagen transmissão DSG de dupla embreagem. Apenas 1200 GTIs Fahrenheit em Laranja Magma foram produzidos para os EUA (150 no Canadá) e 1200 GLIs em amarelo (não disponíveis no Canadá). Os preços dos EUA começavam em $ 27665 dólares.

Pirelli Edition

Este é uma edição especial do GTI, desenvolvido pela Volkswagen. Recebeu o motor de 230 hp  do Edition 30, em vez do 197 hp do GTI Mk5 padrão. É equipado com  Pirelli pneus P-Zero 225/40R18 com rodas de liga de titânio coloridas. Ele está disponível na versão manual de 6 velocidades ou uma caixa de câmbio DSG opcional.
Possui bancos esportivos de couro em microfibra "San Remo" com o emblema Pirelli em relevo. Ele também tem costura amarela nos assentos, volante e alavanca de câmbio. Há também um logotipo Pirelli sobre os apoios de cabeça. O exterior é pintado de amarelo girassol. Outras cores também estão disponíveis.

GTI W12-650

A Volkswagen revelou o GTI W12-650 no GTI Festival em Wörthersee , na Áustria , em maio 2007. Foi concebido como um carro-conceito , e apenas um foi construído. Ao contrário da maioria dos carros conceito, é mecanicamente funcional, na medida em que ele pode ser pilotado. Devido ao tempo de construção apertado do carro (8 semanas), no entanto, nem todos os seus recursos funcionam plenamente. Os paddle-shifters do volante não estão ligados à transmissão, as luzes de emergência não funcionam, e o sistema de aquecimento e de ar condicionado não funciona devido aos controles do painel nunca estarem ligado à unidade.
O carro possui o motor W12 6.0L bi-turbo do Bentley Continental GT e  entrega 650 cv), 720 N m de torque, 0-100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 325 km / h. O W12 difere do GTI padrão de várias maneiras. Ele é de 70 mm mais baixo e 160 milímetros mais largo, os bancos traseiros foram removidos para acomodar o motor central, e o teto é composto de fibra de carbono. O W12-650 obteve um tempo de 1:29.6 na pista do Top Gear Lap Power, da BBC. Jeremy Clarkson mostrou que o carro teve problemas com curvas de alta velocidade, mas teve um desempenho extraordinário nas retas.

Carros-conceito

TDI Hybrid

O VW Golf TDI Hybrid concept foi mostrado em março de 2008 Salão do Automóvel de Genebra . O veículo conceito mostrado tinha um motor TDI de três cilindros com 74 cv - provavelmente o 1.4 usado no Volkswagen Polo BlueMotion - com um motor elétrico de 27 cv e uma transmissão DSG de dupla embreagem de sete velocidades. O sistema de energia elétrica é uma bateria de metal níquel-hidreto, e um sistema de frenagem regenerativa. Um display "monitor de energia" no painel de instrumentos mantém o controle sobre o funcionamento, e fornece um modo totalmente elétrico a baixa velocidade com o recurso stop/start. O projeto também inclui conceitos introduzidos do BlueMotion, com grade menor e pneus de mais finos, de baixa resistência. De acordo com a alemã Auto Bild , o carro terá 69,9 mpg, e emite 90 g/km de dióxido de carbono, menos do que os 104 g/km emitidos pelo Toyota Prius e 116 pelo Honda Civic Hybrid . O TDI Híbrido era esperado para ser comercializado na Europa a partir de meados de 2009.

Twin Drive

O CEO da VW Martin Winterkorn anunciou o Volkswagen Golf Twin, um veículo híbrido com base no Golf Mk5, que usa um turbodiesel 2.0L 122 cv e um motor elétrico com baterias de lítio-íon de 82 cv. O carro pode rodar cerca de 50 quilômetros com a bateria A potência combinada é de 174 cv .

As opções de motores

Os motores utilizados são os mesmos como para muitos outros carros grupo Volkswagen:
Nome Volume Motor Combustível Potência
(hp) 
Torque 0-100 km/h
(seg.) 
Velocidade máxima
Anos
prod. 
1.4 1390 cc 4cyl Gasolina 74 hp 126 Nm @ 3800 rpm 14,7 164 kmh
2003-2006
1.4 1390 cc 4cyl Gasolina 79 hp 132 Nm @ 3800 rpm 13.9 168 kmh
2006-2008
1.4 FSI 1390 cc 4cyl Gasolina 89 hp 130 Nm @ 3750 rpm 12,9 174 kmh
2003-2006
1.6 1595 cc 4cyl Gasolina 101 hp 148 Nm @ 3800 rpm 11,4 184 kmh
2004-2008
1.6 FSI 1598 cc 4cyl Gasolina 113 hp 155 Nm @ 4000 rpm 10,8 192 kmh
2003-2007
1.4 TSI 1390 cc 4cyl Gasolina 120 hp 200 Nm @ 1500-4000 rpm 9.4 197 kmh
2007-2008
1.4 TSI 1390 cc 4cyl Gasolina 138 hp 220 Nm @ 1500-4000 rpm 8.8 205 kmh
2005-2007
1.4 TSI 1390 cc 4cyl Gasolina 168 hp 240 Nm @ 1500-4750 rpm 7.9 220 kmh
2005-2007
2.0 FSI 1984 cc 4cyl Gasolina 148 hp 200 Nm @ 3250-4250 rpm 8,9 209 kmh
2004-2008
2.0 TFSI 1984 cc 4cyl Gasolina 197 hp 280 Nm @ 1800-5000 rpm 6.9 234 kmh
2004-2008
2.0 TFSI (ed 30) 1984 cc 4cyl Gasolina   227 hp 300 Nm @ 2200-5200 rpm 6.2 245 kmh
2007-2008
R32 3189 cc VR6 Gasolina   247 hp 320 Nm @ 2500-3000 rpm 6 250 kmh
2005-2008
2.0 SDI 1968 cc 4cyl Diesel 74 hp 140 Nm @ 2200-2400 rpm 16,7 163 kmh
2004-2008
1.9 TDI 1896 cc 4cyl Diesel 89 hp 210 Nm @ 1800-2500 rpm 12,9 176 kmh
2004-2008
1.9 TDI 1896 cc 4cyl Diesel   104 hp 250 Nm @ 1900 rpm 11.3 187 kmh
2003-2008
1.9 TDI BlueMotion 1896 cc 4cyl Diesel   104 hp 250 Nm @ 1900 rpm 11.3 190 kmh
2007-2008
2.0 TDI 1968 cc 4cyl Diesel   138 hp 320 Nm @ 1750-2500 rpm 9.3 203 kmh
2003-2008
2.0 TDI DPF 1968 cc 4cyl Diesel   138 hp 320 Nm @ 1800-2500 rpm 9.3 205 kmh
2006-2008
2.0 TDI DPF 1968 cc 4cyl Diesel   168 hp 350 Nm @ 1800-2500 rpm 8.2 220 kmh
2006-2008

Segurança

Em 2004, o Mk5 recebeu uma avaliação de 5 estrelas no Euro NCAP, o que significa que é um veículo muito seguro em caso de colisão. Em 2010, uma universidade fez testes de segurança com carros usados e comprovou que o Golf Mk5 era mesmo seguro a ponto de receber 5 estrelas.

Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3 
Parte 4: Golf Mk4 
Parte 5: Golf Mk5 
Parte 6: Golf Mk6 
Parte 7: Golf Mk7

Fonte: Wikipedia English

Nenhum comentário:

Postar um comentário