quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Série História do Volkswagen Golf, parte 2: O Golf Mk2

O Volkswagen Golf Mk2 conseguiu, assim como o seu antecessor Golf Mk1, conseguiu manter-se como o Volkswagen mais vendido e permaneceu em produção até o final de 1992. O Mk2 era maior do que o Mk1, a sua distância entre eixos cresceu ligeiramente (+ 75 mm), assim como as dimensões exteriores (comprimento: +180 mm, largura: +55 mm, altura: +5 mm). O peso também aumentou, cerca de 120 kg. Design exterior, desenvolvido pelo diretor de design da VW Schäfer, manteve as linhas gerais de seu predecessor, desenhado por Giugiaro, mas foi um pouco mais arredondado. Ao todo, cerca de 6,3 milhões Golfs de segunda geração foram construídos.
Traseira do Volkswagen Golf Mk2

História do modelo
O Volkswagen Golf de segunda geração (também conhecido internamente como o Typ 19E) foi lançado na Europa no Salão do Automóvel de Frankfurt em setembro de 1983, com as vendas começando em sua terra natal e mais outros mercados de direção à esqueda "normal" logo depois. Ele estreou em Março de 1984 no mercado britânico, e foi apresentado como um modelo 1985, nos EUA. Ele apresentava uma carroceria maior, e uma ampla gama de opções de motor, incluindo um GTD turbodiesel (nos mercados do Euro, mais tarde usando o  motor diesel 1.6 "Umwelt" (ECO)), um DOHC de 1.781 cc (1.8) de 16 válvulas do GTI quatro cilindros (bem como o 1781cc 1.8  de 8 válvulas do GTI), a sobrealimentação 8v "G60", com opção de motor dianteiro e tração nas quatro rodas, e uma variante de corrida homologado, o "Golf Rallye". Este modelo foi concebido para ir para os EUA, bem como (designado como "Rallye GTI"), e protótipos foram feitos, mas não chegou a ser vendido.

O Golf original era um dos poucos hatchbacks de tração dianteira à venda, quando foi lançado em 1974, mas dentro de uma década quase todos os grandes fabricantes lançaram um hatchback familiar do estilo do Golf. A Ford tinha mudado o layout do Escort na geração Mk3 para o formato hatchback e tração dianteira, em 1980, logo após a General Motors se adaptou a esse conceito para o seu mais novo Opel Kadett ( Vauxhall Astra na Grã-Bretanha). A Austin Rover não entrou no mercado de hatchbacks familiares pequenos até o lançamento do seu Maestro , no início de 1983, apesar de ter lançado seu hatchback maior Maxi há muito tempo em 1969 e em 1976 tomou um passo incomum depois de lançar uma carroceria hatchback para um carro de luxo (o Rover SD1 ) . A Peugeot não iria lançar seu primeiro hatchback de tamanho similar ao do Golf  (o 309), até o final de 1985, mas que tinha tomado posse da divisão europeia da Chrysler em 1978, logo após o lançamento do Chrysler/Simca Horizon hatchback. No entanto, nomes como Fiat , Renault eVolvo haviam entrado no mercado de hatchbacks familiares pequenos até o final da década de 1970. A carroçaria hatchback tinha se tornado popular em carros produzidos fora da Europa, particularmente nos modelos japoneses.

Interior do VW Golf Mk2
Em 1985, a revista britânica automobilística What Car? premio o Golf Mk2 como o "Carro do Ano" do mesmo ano.
No entanto, o Golf foi ofuscado no 1984 na disputa para Carro Europeu do Ano, terminando em terceiro lugar, mas sendo fortemente superado pelo campeão Fiat Uno e pelo vice Peugeot 205 , que eram semelhantes em tamanho ao Volkswagen Polo, menor que o Golf.
Durante a vida do Golf 2, houve uma série de revisões de estilo externas. Mudanças notáveis ​​para a aparência do Golf 2 incluiu a remoção dos quebra-ventos das portas da frente, e com a introdução de maior grade com o facelift de agosto de 1987. O mais notável foi a introdução de "para-choques grandes", que foram introduzidos no mercado europeu, com um facelift agosto 1989. Eles estavam disponíveis nos EUA a partir de agosto 1989, bem como, como parte do pacote de "Wolfsburg Edition". Eles não eram padronizados, até janeiro de 1990.
O Golf foi comercializado pela primeira vez com esse nome nos Estados Unidos e Canadá. O nome Rabbit (coelho) usado no Mk1 pretendia dar um carro uma imagem de "carro fofinho", mas com a reformulação dos anos oitenta do carro, Carl Hahn , ex-presidente da Volkswagen da América do Norte, que agora era presidente mundial da marca, ditou que os nomes de modelos da Volkswagen deveriam ser padronizados globalmente. James Fuller, presidente da marca Volkswagen na América do Norte, concordou em usar o nome Golf para ressaltar o caráter teutônico do carro. O kit GTI se tornou disponível no Golf sem injeção e foi vendido como o nível de acabamento "Driver" na Europa. Enquanto o GTI permaneceu como um nível de acabamento na linha Golf na Europa, em alguns mercados, que era (e continua a ser) comercializado como uma linha de modelo separado, como apenas Volkswagen GTI.
A Volkswagen também produziu o seu modelo na Iugoslávia, em uma fábrica em Vogosca,  perto da capital Sarajevo, numa fábrica chamada Tvornica Automobila Sarajevo (TAS). O Mk2 foi produzido nessa fábrica a partir de 1985, com uma produção anual de 25.000 unidades até a guerra em 1990. Este modelo foi produzido apenas para as seis repúblicas iugoslavas, com um emblema traseiro escrito Jx (que significa que esta tem menos equipamentos do que a C e a Cl), C ou CL e emblema TAS na grade dianteira. Os motores eram 1.3 (carburado), 1.6 a gasolina e 1.6 diesel.

Modelos

1987-1989 Volkswagen Golf II de 5 portas (França)
O Golf Mk2 estava disponível como um hatchback de 3 e 5 portas. Seu irmão sedan (disponível como um um modelo de 2 e 4 portas) foi novamente chamado Jetta. Nenhuma versão cabriolet foi desenvolvido a partir do Mk2, em vez disso, o conversível baseado no Mk1 continuou a ser produzido, com pequenas alterações.
Os níveis de acabamento incluíam base, C, CL e GL e, inicialmente, um modelo topo de linha Carat (até 1986), depois a versão GT (em 1987) foi também ofertada. Na América do Norte, havia apenas um modelo básico até 1986, em 1987, o GL e o GT, em 1988 e 1989, houve os três, e, em 1990, até o final de sua fabricação, houve novamente um GL. O modelo GTI existiu de 1985 a 1987, e novamente a partir de 1990-1992, e o GTI 16v existia 1987-1992. No Japão, a série era composta pelos modelos Ci / CLI / GLi todos com catalisador e compartilhando o mesmo 1.6 ou posteriormente 1,8 litros com injeção eletrônica. No decorrer dos anos, uma série de "edições limitadas" apareceram em vários mercados, distinguindo-se por alterações estéticas e/ou uma lista de equipamentos enriquecida. Geralmente, estes eram pacotes de opcionais em cima de um "modelo base" (CL, GL, etc.). 
Um novo motor de base foi um 1,05 litros quatro cilindros em linha, outras ofertas de motores incluíam 1.3, 1.6 e 1.8 litros a gasolina naturalmente aspirados ou motores a diesel turbo. Na América do Norte, todos os Mk2 eram Golf com 1,8 litros a gasolina ou 1.6 diesel (o GTI, enquanto não é um modelo Golf na América do Norte, também teve um modelo de 2,0 litros).

Golf GTI e GTI 16v

Golf 16V 1988
1990-1992 Volkswagen GTI 3 portas (EUA)
sucesso do Golf GTI (ou, nos EUA, simplesmente "GTI") foi continuado com o MK2 como um hatchback  esportivo 3 ou 5 portas. Como os últimos GTIs Mk1 , ele apresentava um motor injetado 1,8 litros de quatro cilindros, que desenvolvia 112 cv. Em 1986 (1987 para a América do Norte), um Golf GTI 16V foi introduzido, nesta versão o motor de 1,8 litros possuía 137 hp (ou 129 cv  para a versão com catalisador) e o modelo foi marcado pelo discretos emblemas vermelho e preto "16v" dianteiro e traseiro.Os GTIs norte-americanos foram posteriormente equipado com motores 2.0 16 válvulas, disponível nos VW Passat e Corrado fora da América do Norte. Em 1990, como o Golf, o GTI recebeu um facelift,  e o "para-choques grande" tornou-se padrão em todos os GTIs. Este foi mantido durante o resto da era do modelo Mk2. Em 1990, o GTi G60 também foi introduzido com o motor 1.8 8v com um supercharger G60 esta versão não deve ser confundida com o muito raro G60 Limited (veja mais abaixo).

Golf Syncro

Em fevereiro de 1986, a Volkswagen apresentou o primeiro Golf com tração nas quatro rodas . O Golf Syncro estava disponível apenas com o motor 1.8 (89 hp), depois com 97 cv. Seu sistema 4WD tinha sido desenvolvido em colaboração com a Steyr-Daimler-Puch da Áustria, e contou com um acoplamento viscoso e divisória flexível de torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Devido a seu alto preço (em 1986, o Syncro custava cerca de 30% a mais do que um modelo de tração dianteira equivalente), o modelo é raro, entre 1986 e 1989, apenas 26 mil Syncros foram construídos.

Rallye Golf

Um Rallye Golf
Em 1989, o Rallye Golf apareceu como uma versão de "homologação especial " de rally. Distinguíveis por suas caixas de roda alargadas (semelhante às do Audi Quattro, BMW M3 E30 e Lancia Delta Integrale) e faróis retangulares, este modelo apresentado Syncro tração nas quatro rodas, um transmissão por cabo e um motor 1763 cc com G-supercharger(menos do que o típico 1.8L 1781 cc para atender as regras de deslocamento do motor) uma versão do motor injetado do motor de 8 válvulas G60 1.8 litro.
Cinco mil carros foram construídos na fábrica da Volkswagen de Bruxelas, na Bélgica, ao preço de cerca de 50.000 marcos alemães cada (ou seja, aproximadamente o dobro do que um de Golf GTI básico). O Rallye Golf tem 161 hp. 
Nenhum foi vendido oficialmente nos EUA. Dois foram trazidos oficialmente para teste, com cinco trazidos para avaliação. O vice-presidente da Volkswagen América James Fuller foi um defensor da sua introdução para a linha dos EUA/Canadá. Mas Fuller foi morto em dezembro de 1988 durante o vôo para casa na Alemanha a bordo de um avião Pan Am Flight 103 , quando uma bomba armada por terroristas líbios explodiu sobre Lockerbie , na Escócia , o que teve um efeito negativo sobre as chances de importação para a América do Norte do Rallye Golf.
Eventualmente, a Volkswagen da America do Norte decidiu que o Rallye Golf seria muito caro para oferecer para venda nos Estados Unidos e Canadá, onde os compradores de automóveis pensavam nos Volkswagen como uma marca de baixo preço. 

Golf Limited

Volkswagen Golf Limited
Baseado no Rallye Golf, uma edição muito limitada do Golf Mk2 existe, combinando todas as opcionais topo de linha disponíveis no momento. Projetado e construído à mão, pela divisão Volkswagen Motorsport, apenas 71 desses "Golf limitada" modelos foram produzidos. O pacote inclui uma versão exclusiva do motor G60 supercharged do GTI 16 válvulas, acoplado a uma transmissão esportiva e ,ecanismo de tração nas quatro rodas do Golf Syncro. Todos esses carros da edição especial vieram na cor cinza metálico, com cinco portas (exceto dois exemplares construídos com três portas),  rodas BBS RM aro 15", pára-choques padrão americano, uma simples grade de dois faróis com um detalhe azul original, logotipo preto VW, lanternas Hella, emblemas de automobilismo e uma placa especial numerada. Há rumores de que dois exemplares foram construídos com ar condicionado. Em 1989, o custo desses carros era por volta de 68.500 marcos alemães cada e foram vendidos principalmente para executivos da Volkswagen AG , embora alguns foram conhecidos na Grã-Bretanha a partir de 2005 Estes carros produziam 207 hp. 252 Nm e 0-100 km / h em 7,2 segundo, tornando-os mais poderosos Golfs VW já produzidos até a data lançados pela VW, superado somente em 2003 pelo Mk4 R32, com 238 cv.

Golf Country

Volkswagen Golf Country
Houve também uma versão chamada Golf Country (foram produzidos 3.000 carros), projetado para a condução off-road. Tinha suspensão  elevada, tração nas quatro rodas, quebra-mato (geralmente com faróis através da grade), um protetor de cárter para proteger a área do motor e um estepe montado externamente na parte de trás.
Na Europa, foi oferecido com o aclamado motor 1.8 8v com 114 cv a gasolina. Havia também: 160 "Country Allround"; 558 "Country Chrompaket" com quebra-mato cromado e interior de couro bege, e 50 "Country GTI". O Golf Country era particularmente popular nas regiões alpinas da Europa central.

Golf citySTROMer Mk2

Em 1984, a Volkswagen, em cooperação com a RWE , lançou na segunda geração do citySTROMer, uma versão elétrica do Golf Mk2. Foi o primeiro Volkswagen elétrico a entrar em produção em série, pois o citySTROMER Mk1 era apenas um protótipo de veículo. O citySTROMer Mk2 tinha uma autonomia de cerca de 50 km e usava 16 baterias de gel-eletrólitos montados sob o porta-malas e bancos traseiros. Apenas a 100 citySTROMers Mk2 foram produzidos e vendidos por 45.000 marcos alemães (cerca de 34000) até que a produção cessou em 1985. O nome citySTROMer foi continuado em modelos posteriores,, no Jetta citySTROMer e o Golf Mk3 citySTROMer.

América do Norte

1988-1989 Volkswagen Golf 3 portas (EUA)
Tal como foi o norte-americano Rabbit, o Golf de segunda geração foi produzido para a América do Norte, na Pensilvânia. Quando as vendas na América do Norte não conseguram corresponder às expectativas e com o aumento dos custos de produção, a planta de Westmoreland foi fechada em julho de 1988. Os Golfs subsequentes vendidos na América do Norte saíram da fábrica de montagem de Puebla, no México. O Golf Mk2 foi descontinuado na Europa em 1991, mas os Mk2 mexicanos feitos permaneceram disponíveis na América do Norte por mais um ano.
Em seu primeiro ano à venda na América do Norte, 1985, o Golf 2 mantido selado feixe faróis quadrados, enquanto o GTI deu faróis de descarga (do Jetta).Todos os Golfs ganhou o flush "aerolamps", em 1987, após um projeto para movê-lo a uma categoria superior, na sequência da introdução do VW Fox (o Voyage brasileiro) na América do Norte. Este também é o raciocínio para o modelo que é chamado "Golf GL", enquanto praticamente não ocorreram mudanças no equipamento. Os modelos americanos de 1985 são fáceis de distinguir dos modelos posteriores, devido à ausência de um brake light de montado, estes tornaram-se exigido de todos os carros vendidos nos EUA a partir de 1986.
O GTI foi eleito pela revista Motor Trend Carro do Ano em 1985.
Em seu primeiro ano à venda nos EUA, as vendas do Golf eram 8% abaixo dos do Rabbit em 1984. As vendas do novo Jetta 1985, pelo contrário, dispararam em relação ao modelo 1984. Em 1986, o Jetta se tornou o mais vendido da VW na América do Norte, uma posição que manteve desde então.
Tal como aconteceu com o Mk1, havia uma versão "hot hatch", conhecido como Golf GT. Introduzido em 1987, caracterizou o estilo exterior do GTI , ou seja, a listra vermelha, aerofólios e os arcos das rodas, mas com um motor padrão 1.8 L, disponível com câmbio automático e com 4 portas (ao contrário do GTI). Durou apenas por alguns anos, mas com a reintrodução do GTI, em 1989 (o GTI 16v foi produzido continuamente de 1987 a 1992), este modelo trazia o conceito. Ano após ano, o GTI com o motor de 8 válvulas perdeu suas características típicasde GTI, ficando com os freios do Golf padrão em 1990, a suspensão, em 1991, perdendo o computador MFA e, finalmente, sendo opcional a transmissão automática, a primeira na história do GTI. Todos os modelos GTI tem a grade Europeia com quatro faróis com a atualização para o pára-choques grande, em 1990.
Um motor de 2.0 L produzindo 134 hp substituiu o 1.8 em 1990-1992 para os modelos norte-americanos 16V. Esta versão inclui rodas BBS RM 15". No interior, os bancos Recaro já não tinham o reforço de vinil dos GTIs anteriores.

México (1987-1992)


O Golf Mk2 foi introduzido no México em março de 1987, para substituir o bem sucedido Caribe (Golf Mk1). Estava disponível com duas variantes do motor 1.8l: A 72 cv, e os 85 cv (anteriormente usado no Caribe GT, no Atlantic GLS (Jetta) e no Corsar (Passat). Ele veio nos acabamentos C, CL e GL , com uma caixa de câmbio manual de 4 velocidades para o motor "menor" (C e CL), e manual de 5 velocidades e o opcional câmbio automático de 3 marchas para a versão GL 85 cv. Pneus para a C e CL foram 155 SR 13 e P 175/70 R 13 para o GL. Em 1988, o Golf recebeu as mesmas modificações como as da Europa. Em 1989, uma versão GTI foi introduzida com um motor de 105 hp com injetação eletrônica, variante do motor 1.8l sem catalisador.

Japão

No Japão , todos os modelos estavam disponíveis como CLI e GLI, e a edição GTI também estão disponíveis.

Reino Unido

As vendas no Reino Unido eram fortes, embora ele nunca esteve no top 10 de vendas em qualquer um dos oito anos na venda, mas ele chegou perto. Em 1990, era 12 º carro mais vendido do Reino Unido, com quase 50.000 vendas. Em 2013, mais de 20 anos depois do último Golf Mk2, ainda é muito comum de se ver nas estradas britânicas e está sendo reconhecido por muitos como um clássico em crescimento, muito ao contrário de muitos outros carros de porte semelhante de sua geração, como o Austin Maestro .
Devido ao pequeno tamanho desses carros, boa disponibilidade e o preço atual relativamente baixo, o Golf Mk2 é popular entre os entusiastas e tem o seu próprio clube dedicado no Reino Unido, o VW Golf MK2 Owners Club . Modificações, como transplantes de motor são muito comuns, sendo o mais popular o 2.8l ou o 2.9l VR6 do VW Golf Mk3, 1.8T (turbo) do VW Golf Mk4, e o GTI 2.0l (ambos 8v e 16v) do Golf Mk3.

Séries especiais do Golf Mk2 


Edições limitadas e ano de saída:
  • 90S 1987
  • 10 Million de 1988
  • Atlanta 1989
  • Barcelona 1991
  • Berlin Golf
  • Bistro 1987
  • Black Line - Red Line 1990
  • Boston 1989
  • Carat 1984
  • Champion 1988
  • City
  • CityStromer 1984-1985
  • Country 1990
  • Country Allround 1990
  • Country - Chrompaket 1990
  • Country GTI 1990
  • Cup 1989
  • Eclipse (México) 1991
  • Edition Blue 1991
  • Edition One 1989
  • Etienne Aigner 1990
  • Fashion
  • Fire and Ice 1990
  • Flair 1986
  • Fun 1986
  • Function 1991
  • Genesis 1990
  • Hit de 1986
  • Jubileo (México) 1990
  • Kassel 1989
  • Limited 1989
  • Madison 1990
  • Manhattan 1988
  • Match 1985
  • Memphis 1987
  • Moda 1990
  • NinjaTanuki 1990
  • Pasadena 1991
  • Pink Floyd
  • Plus Ultra 1990
  • Quadriga 1990
  • Tabbit 1991
  • Rallye 1989
  • Ryder 1991
  • Silverstone
  • Sky 1987
  • Special 1987
  • Syncro 1986
  • Tour 1988
  • Wolfsburg Edition (América do Norte) 1986, 1987, 1989, 1990, 1991
  • Wick Blau
  •  
Parte 1: Golf Mk1
Parte 2: Golf Mk2
Parte 3: Golf Mk3
Parte 4: Golf Mk4
Parte 5: Golf Mk5
Parte 6: Golf Mk6
Parte 7: Golf Mk7 

Fonte: Wikipedia English 



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