quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O que é (e o que não é) burnout?

O burnout, ou simplesmente "fritar pneu", é uma manobra onde se fica com o freio de mão puxado, engata uma marcha de tração (de preferência a primeira) e vai soltando e controlando a embreagem e o acelerador, ou seja, frita pneu com o carro tracionado sem sair do lugar, ocasionando uma fumaça de borracha queimada. Duas coisas: burnout só se aprende fazendo e você tem que saber o básico para poder executar a manobra sem problemas. É mais fácil fazer burnout com carros de tração dianteira do que os de traseira (quando é um carro fraco).

Abaixo temos um vídeo de um Ford Mustang Cobra 2003 fazendo um burnout com seu V8 se som maravilhoso e característico:

Mas, a pergunta que não quer calar é "eu consigo fritar pneus com essas dicas ilegais?" A resposta é talvez não. Com o manuseio errado da embreagem ao fazermos o burnout (muitos amadores "aspirantes a piloto" acabam fazendo isso), soltando-a muito devagar, controlando-a mal ou não ter uma boa rotação para a execução do burnout, podendo fritar a embreagem da sua condução. Isso é conhecido por burn clutch (queimar embreagem).

Abaixo temos um vídeo de um Volkswagen Golf GTi onde o "piloto" tentou fazer burnout, mas acabou é fritando a embreagem. Menos mal que ele percebeu logo depois e tirou o pé. Se isso fosse mais prolongado, comprometeria a embreagem. Veja:

ATENÇÃO: TENTAR FAZER BURNOUTS PODE DANIFICAR O SEU CARRO E DAR UMA DESPESA INDESEJÁVEL COM AS PEÇAS. SE VOCÊ FIZER ISSO EM VIAS PÚBLICAS, CORRE O RISCO DE SER MULTADO OU ATÉ TER O CARRO APREENDIDO. NÃO FAÇAM ISSO "EM CASA", A MENOS QUE VOCÊ SAIBA REALMENTE O QUE ESTÁ FAZENDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário