sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

10 Carros com nomes de lugares

Carros não têm seu nome escolhido por acaso. Uns são apenas numeração do motor, código do projeto série ou classe de modelo com números, letras ou a combinação de dois ou mais desses fatores, tais como o BMW 320, Peugeot 206, Fiat 147, Scion xB. Outros têm nomes de adjetivos ou derivados(Chrysler Imperial, Opel Speedster, Hyundai Veloster, Nissan Cube, AMC Matador) ou substantivos (Simca Tufão, Volkswagen Polo, Ford Focus, Fiat Linea). Há ainda que se derivam do nome da montadora (Chevrolet Chevette, DKW-Vemag Vemaguete, Chevrolet Chevy 500). Você já deve saber disso. Agora você já percebeu que existem carros com nome de lugares? Então iremos ver 10 deles na lista abaixo.


1. Hyundai Tucson - O Tucson é um utilitário esportivo de origem coreana da Hyundai, também fabricado no Brasil. Enquanto no Brasil o nome se refere somente à primeira geração, em muitos mercados o nome Tucson se refere também à segunda geração (conhecida no Brasil como Hyundai ix35 para não confundir com o Tucson antigo, pois os dois ainda são vendidos juntos no Brasil).
Tucson é a segunda cidade mais populosa do estado norte-americano do Arizona, fundada em 1775.


2. Volkswagen Brasília - A Volkswagen Brasília é um misto de hatch com perua (devido ao incentivo fiscal de carros utilitários na época) lançado em 1973, que deixou de ser fabricado em 1982, em uma única geração. Foi exportado para outros países latino-americanos e tinha um similar na Europa, o Typ 3, com um design diferente. A Brasília era refrigerada a ar com um motor boxer e tinha. um bom porta-malas na frente. Mesmo sendo tão antigo, ainda não é visto por muitos como carro clássico.
Brasília é a capital federal do Brasil e do Distrito Federal, fundada em 1960, a pedido de Juscelino Kubischeck. localizada na região Centro-Oeste do Brasil e é famosa por ser a "capital dos políticos corruptos". 

Acreditem: isto não é uma nova S10. É uma new Colorado.
3. Chevrolet Colorado - Chevrolet Colorado é o nome de uma pickup média dos EUA, lançada em 2004, junto com sua "irmã gêmea" GMC Canyon. Também é fabricada na Tailândia. Sua segunda geração é a nossa nova S10, lançada ano passado, tendo o nome de Colorado por lá.
O Colorado é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região dos estados das Montanhas Rochosas. Geograficamente, é marcado pela presença desta cadeia montanhosa, inclusive com algumas das mais altas da mesma.
4. Lotus Europa - AO Lotus Europa é um  carro esportivo leve inglês (apesar de Europa em inglês ser Europe), de motor central, lançado em 1965 e deixou de ser fabricado em 1975.Ele tem um design muito curioso, apesar que de perfil ele possui um bonito design. Parece ter um grande caixote nas costas e um pequeno vidro traseiro que lembra uma picape. Pode ser uma solução aerodinâmica. O vidro lateral não podia ser aberto nas primeiras versões, para desespero dos motoristas em dias quentes. Até foi lançada uma nova geração em 2006, como uma variação de design do Lotus Exige, mas durou menos que o antigo. Durou apenas 4 anos.  
A Europa é um dos seis continentes do mundo e um dos mais desenvolvidos, além de ter influenciado a cultura mundial.


5. Chevrolet Malibu - O Malibu é um modelo de porte grande (médio nos EUA) norte-americano da Chevrolet. O modelo surgiu em 1964, antes da cidade californiana ser emancipada, como uma versão de luxo do Chevelle. Em 1978, ganhou vida própria, com direito a uma família, composta por um sedan, um coupé e uma station wagon. Saiu de linha em 1983, quando foi substituido pelo Celebrity. Voltou ao mercado em 1996 para concorrer com Ford Taurus e seus similares japoneses: Honda Accord, Toyota Camry, Nissan Altima, entre outros modelos. O Malibu começou a ser vendido no Brasil em 2010, entre o Chevrolet Vectra e o Omega australiano. Aliás, o Malibu teve vendas muito fracas no Brasil desde o início. 
Malibu é uma influente cidade com uma praia, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. Foi emancipada em 1991.

6. Chrysler Sebring -
O Chrysler Sebring é um modelo de porte médio fabricado desde 1995 nos EUA, sendo exportado para Europa e Ásia. Teve versões sedan, coupé e conversível nas duas primeiras gerações, apenas sedan na terceira, mas saiu de linha em 2010 para dar lugar ao Chrysler 200 (na verdade, é a terceira geração do Sebring  com atualizações e outro nome). 
Sebring é uma cidade localizada no estado americano da Flórida, fundada em 1912 com pouco mais de 10 mil habitantes.

7. Ferrari California -
A Ferrari, como de costume, lançou um carro com nome de algum lugar, mas vamos dar destaque à Ferrari California, que não usa números junto ao nome (como por exemplo a Ferrari 458 Italia). É um esportivo italiano conversível de 4 lugares, lançado em 2008, fabricado na famosa fábrica de Maranello. É a primeira Ferrari com motor central-dianteiro, também é a primeira da marca com teto de metal conversível (deixando com aspecto de coupé quando fechado [ver foto]), primeira com câmbio de dupla embreagem de 7 marchas e primeira a ter injeção direta. Aliás, um veículo de muitas primazias dentro da marca do Cavallino Rampante.  
A Califórnia é um dos 50 estados dos EUA, localizado na região dos estados do Pacífico. É o estado mais populoso do país, com 37 253 956 habitantes e é o terceiro em superfície, atrás apenas do Alasca e do Texas. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos e líder nacional na produção de produtos agropecuários.

8. Fiat Siena  - O Siena é a versão sedã do Fiat Palio. É fabricado pela Fiat no Brasil, Argentina, Índia, Turquia, África do Sul, China e Vietnã, além de ser produzido sob licença na Coreia do Norte, com o nome de Pyonghwa Hwiparam. A primeira "geração" era considerada sem graça e não foi muito vendido. A segunda teve índices melhores de vendas e o sucesso se consolidou a partir da terceira e virou um dos carros mais queridos pelos taxistas. Ele possui um porta-malas grande para seu tamanho (500 litros). O carro tem uma versão chamada TetraFuel, com possibilidade de quatro combustíveis diferentes (na verdade eram três: gasolina brasileira, gasolina pura, etanol (álcool) e GNV (Gás Natural Veicular). O carro ganhou uma nova geração maior, mais espaçosa, com um porta-malas maior ainda, mais caro que o antigo (que ainda é vendido ao lado do novo).
Siena (em português também conhecida como Sena) é uma cidade na região da Toscana, na província de Siena, com cerca de 52.775 habitantes, com uma densidade populacional de 447 hab/km², uma taxa altíssima.

9. Hyundai Santa Fe - Outro Hyundai com nome de cidade americana, lançado em 2000 como modelo 2001. O utilitário esportivo é maior que o Tucson, e menor que o Veracruz, modelo que está sendo sucedido pela versão de 7 lugares do Santa Fe de terceira geração, que chegará em breve em nosso país. A segunda geração, de 2007, foi a mais bem sucedida em território brasileiro, de visual bonito (e a lábia da CAOA de anunciar equipamentos para todos que só estão presentes na versão topo-de-linha). A primeira geração não é lá muito bonita e a terceira agrada pela sua "escultura fluída".
Santa Fé é a capital do estado norte-americano do Novo México, de 68 mil habitantes.

10. Mercury Milan - O Milan, modelo totalmente desconhecido por aqui, da extinta Mercury, é na verdade, feito na base do Ford Fusion com um design e emblema diferentes, inclusive os dois eram fabricados na mesma planta, em Hermosillo, no México. Como a Mercury não tem prestígio nenhum no Brasil (e ser de uma marca mais luxuosa, pois é uma versão com melhor acabamento e mais caro que o Ford). O carro durou de 2005 (modelo 2006) até início de 2011, quando a marca foi extinta. Tinha a mesma motorização do Fusion.
Milão (em italiano: Milano; no milanês: Milan) é uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão, com cerca de 1 308 735 habitantes. A área urbana de Milão é a quinta maior da União Europeia, com uma população estimada em 4 300 000 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário