sexta-feira, 28 de maio de 2010

VW Tiguan - O carro que estaciona sozinho!

O nome Tiguan (fusão das palavras tigre e iguana) foi eleito por 350000 leitores da revista alemã Auto Bild, em um concurso patrocinado pela VW para batizar o novo modelo. Apesar de ser um projeto novo em folha, o utilitário esportivo aproveitou idéias e partes originadas de outros modelos da montadora. Seu chassi e o interior vêm do Golf, os eixos, do Passat, alguns conceitos utilizados para encarar terrenos mais acidentados são os mesmos do Touareg, as lanternas traseiras lembram as da Variant. Seu preço na França está avaliado em 26 700 euros.



Por enquanto o Tiguan tem apenas uma versão a gasolina: o 1.4 turbo com injeção direta de 150 cv, similar ao que equipa o Golf na Europa. Com a marca de 9,6 segundos para ir a 100 km/h, segundo a fábrica, ele é 1 segundo mais veloz que o Toyota RAV4 2.0 e supera o BMW X3 2.0 em quase 2 segundos.


Quando o assunto é torque, detalhe importante para um utilitário esportivo, nova vantagem para o Tiguan, com 24,4 mkgf. O RAV4 2.0 contenta-se com 19,7 mkgf e o X3, com 20,4 mkgf. Na estrada, o Volks rodou cerca de 14 quiilômetros com 1 litro de gasolina, na média da concorrência. Capaz de atingir a máxima de 192 km/h, segundo a VW, o utilitário esportivo encarou sem desconforto trechos de auto-estrada. Em 2008, haverá o reforço de motores mais potentes, com 170 e 200 cv.



Câmera para balizas
Calçado sobre pneus largos (235/50 R18), com tração 4x4 e ESP de série, estabilidade não foi problema. No trecho em que cruzou o trânsito de Budapeste, ele mostrou agilidade nas manobras. O câmbio manual de seis marchas é dócil e preciso (apesar de a relação de marchas ser um pouco longa). Os freios a disco com ABS e EBD são eficientes. Outro ponto positivo no uso urbano foi a câmera para auxiliar manobras com a ré engatada. Ajuda a lidar com um carro que tem limitações no quesito visibilidade. Mais facilidade? Só se ele for equipado com o Park-Assist, sistema em que sensores eletrônicos ajudam a estacionar sem a necessidade de o condutor girar o volante durante a baliza, ou seja, ele estaciona sozinho!










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