terça-feira, 25 de maio de 2010

Novo UNO 2011

Em comum com o veterano popular, o Novo Uno tem apenas o nome. Trata-se de um projeto completamente novo, desenvolvido sob a plataforma do Palio. O desenho de linhas modernas e irreverentes lembra a fórmula do Kia Soul, classificado pela montadora sul-coreana como “carro-design”. Os traços retilíneos são a principal característica do Uno, sendo que a grade dianteira – sem efeito funcional, diga-se de passagem – traduz a tendência de estilo batizada pela Fiat como “round square”.



As referências ao quadrado aparecem por todos os lados, desde o desenho das rodas da versão Attractive até o logotipo do carro, que reproduz o formato da grade frontal. Na traseira, as lanternas em posição elevada recorre novamente ao tema “quadrado arredondado” e confere um ar de robustez ao carro. O para-choque tem luzes do tipo “olho de gato”, que refletem a luz projetada nelas. O interior rompe com as linhas quadradas, com saídas de ar circulares (aparentemente emprestadas do Doblò) e um painel de instrumentos moderno, nitidamente inspirado no do compacto 500. Outra referência ao simpático carrinho está no desenho do volante de três raios.



Algumas peças vieram de outros modelos da marca. É o caso dos comandos agrupados à esquerda do motorista – vindos do Punto – e do console de teto (opcional), originalmente projetado para a minivan Idea. O Novo Uno terá duas opções de motorização. O propulsor Fire 1.0 EVO foi projetado visando o desempenho e desenvolve 75 cv com álcool e 73 cv se abastecido com gasolina. O torque máximo é de 9,9 mkgf e 9,5 mkgf com álcool e gasolina, respectivamente, disponíveis a 3.850 rpm. Já o conjunto Fire 1.4 EVO produz 88 cv se movido com álcool e 85 cv quando abastecido com gasolina. Neste caso, o torque é de 12,5 mkgf se movido a álcool e 12,4 mkgf com gasolina no tanque, disponíveis a 3.500 rpm.




A Fiat vai oferecer três versões de acabamento para o Novo Uno. A configuração básica é a Vivace e oferece poucos itens de série, como indicador de consumo instantâneo (o conhecido econômetro) e luz-espia de manutenção programada.




A Attractive vem mais equipada, com comando interno da abertura do tanque e do porta-malas, cintos dianteiros com ajuste de altura, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e ajuste interno manual dos retrovisores.

A versão aventureira é a Way, que conta com os adornos típicos de modelos deste segmento, como o VW CrossFox e a própria linha Adventure, da Fiat. Os para-choques são pintados de preto e os para-lamas têm molduras plásticas, que combinam com um aplique – também preto – na parte inferior das portas. As rodas de liga leve (opcionais) e as barras longitudinais no teto completam o visual. Os itens de série das versões Way 1.0 e 1.4 acompanham os pacotes da Vivace e da Attractive, respectivamente. Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS) figuram entre os opcionais. Para quem quiser se destacar na multidão, a Fiat oferece seis kits de personalização e vários acessórios que poderão ser pedidos de fábrica ou instalados nas concessionárias.





O Novo Uno será vendido, inicialmente, apenas na carroceria de quatro portas. Segundo a Fiat, as versões com duas portas chegarão ao mercado nos próximos meses.Confira os preços de todas as versões do Novo Uno:



Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.450
Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
Way 1.4 (duas portas): R$ 30.070
Way 1.4 (quatro portas): R$ 31.870
Fonte: Revista Quatro Rodas

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