quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Série especial 'Last Edition' marca o fim da Kombi

Brasil é o único país que ainda vende a Kombi - van ficou 56 anos em linha

O utilitário mais querido do mundo, dá adeus ao Brasil. A Volkswagen anunciou hoje a Kombi Last Edition, série limitada a 600 unidades.

A série que marca o fim do utilitário que ficou sendo produzido no Brasil durante 56 anos (chegou em 1953, mas só teve produção aqui em 1957) é repleta de itens retrô, o que foi o charme da Kombi nesse mais de meio-século.
O destaque é a pintura "saia e blusa", famosíssima nos anos 70, e que tem charme até hoje. O teto é branco, e a carroceria, azul. As calotas também são brancas, assim como as rodas. Além do vidro escurecido, adesivos "56 Anos - Last Edition" estão espalhados pela carroceria.
O interior chama a atenção pelo estilo retrô: cortinas nas janelas e vidro traseiro, bancos em azul e branco e carpete no assoalho e porta-malas. No painel, uma placa com a numeração da unidade, que pode variar de 1 a 600, já que se trata de uma edição limitada.
Aparelho de som com entrada USB e auxiliar também está lá. O motor continua o mesmo 1.4 TotalFlex (adotado pela Kombi em 2006) com 80 cv e 12,5 mkgf de torque.
Se ficou ansioso pelo preço, terá de pagar R$ 85.000 por essa edição limitada a 600 unidades da Kombi. Para quem não sabe, o utilitário está saindo de linha pois a partir de 2014, todos os carros fabricados aqui deverão ter obrigatoriamente ABS e airbag de série, e a Kombi não tem recursos suficientes para isso.
Confira abaixo, algumas fotos das fases da Kombi no Brasil, de 1957 a 2013.
A Kombi chama atenção pelo estilo retrô. Essa Kombi é de 1967.
Em 1972 ela foi reestilizada, ganhando novas rodas e indicadores de setas.
Um dos pontos fortes da Kombi era a resistência, como podemos ver nessa foto de 1972.
A Kombi também chegou a ter uma versão pick-up, especialmente para a entrega de carga.
Em 1988, ela ganhou a versão furgão, mesmo ano em que foi reestilizada, ganhando essa nova grade frontal.
Em 2006, a Kombi brasileira recebeu a reestilização europeia de 1998...
... e ganhou também o motor 1.4 Total Flex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário