sábado, 28 de julho de 2012

Campeonato Brasileiro de Drift: um esporte pra lá de interessante

Estou montando um esquema com textos que têm como fonte o site oficial do Campeonato Brasileiro de Drift, vou falar sobre o esporte e sobre o campeonato, pois é o assunto central deste post.

História do Drift:


Nascimento e crescimento: do Japão para o mundo: "Criado há mais de trinta anos, o drift é uma técnica de pilotagem amplamente utilizada nas pistas de rally off road. As manobras extremamente ousadas acabaram atraindo o interesse de um piloto japonês de corridas de turismo que passa a aplicar as técnicas do drift em suas manobras. Esse piloto acabou ficando famoso batendo seu apex (o ponto onde o carro está mais perto da curva) em alta velocidade, e derrapando na curva, saindo dela com mais velocidade que o normal.

Depois dessa fantástica façanha, ele ganhou uma legião de fãs, os quais deram início ao drift japonês. Outro corredor também interessado nas técnicas do drift começou praticando nas montanhas do Japão. Em 1977, a Option Magazine criou um vídeo que mostrava as habilidades desse piloto. Isso acabou inspirando milhares de outros corredores. Em 1988, o diretor chefe da Option Magazine ajudou a organizar o primeiro torneio de drift no Japão.

Foi a partir desse evento que o drift se profissionalizou. O drift é hoje o esporte automobilístico mais praticado, sendo, uma forte ferramenta de marketing para a indústria de peças e acessórios de alta performance no Japão. Depois dessa trajetória de sucesso, o drift acabou migrando para outros países, tornando-se conhecido mundialmente."


O Esporte no Brasil: "Em fevereiro de 2007, na cidade de Curitiba/PR, um ousado grupo de bons profissionais e amantes do esporte iniciaram um trabalho com o objetivo de mudar a história do automobilismo no Brasil. Assim criaram a empresa SPL DRIFT PROJECT dando início a uma série de eventos de divulgação do drift pelo país com a importação dos primeiros carros de drift do Japão para o Brasil. Tal iniciativa acabou atraindo outros pilotos e equipes que se mostravam interessados na nova modalidade. Começava, então, uma nova era no automobilismo nacional.

Após intenso trabalho e dedicação da SPl Drift Project o sonho finalmente se concretiza. Ainda que em caráter experimental, a Confederação Brasileira de Automobilismo autoriza a realização do campeonato brasileiro de drift na cidade de Cascavel/PR no dia 20 de setembro em 2009. Essa data é considerada marco na história do automobilismo brasileiro, pois foi a partir desse campeonato que o drift iniciou sua trajetória profissional no Brasil. As duas etapas realizadas nesse ano mostraram o grande potencial de crescimento da modalidade. Com isso a Confederação Brasileira de Automobilismo autorizou a empresa SPL Drift Project a realizar com exclusividade o campeonato oficial de Drift no Brasil."

O Campeonato: 
"O formato do Drift Series Brasil segue algumas regras internacionais quanto ao quesito eliminação. Os competidores são avaliados um a um. E os 16 melhores formam o TOP16, que se enfrentam em uma disputa de dois carros por vez. O melhor piloto segue na competição, e prossegue assim até o final da competição.

Cada competidor inicia a temporada com 100 (cem) pontos. A cada etapa, os competidores são pontuados de acordo com a colocação conquistada. Ao final da temporada, o competidor que somar mais pontos é declarado vencedor da temporada.


O campeonato é formado por duas categorias:
1. Categoria Expert – que é destinada a pilotos com experiência avançada nas técnicas de drift. As vagas são para 30 competidores apenas. Equipes e pilotos interessados devem entrar em contato com a SPL Drift Project para adquirir a vaga, além de preencher os requisitos exigidos pela organização e pelo regulamento do campeonato.
2. Categoria Iniciante - destinada a pilotos que estão iniciando ou que tenham pouca experiência no drift. As vagas são ilimitadas. A inscrição é feita diretamente com a SPL Drift Project. Os interessados devem preencher os requisitos exigidos pela organização e pelo regulamento do campeonato.

Ao final da temporada, o vencedor é contemplado com uma vaga na categoria Expert, sem o respectivo custo de adesão."

Calendário da Temporada 2012:
1º etapa - dia 1 de abril - autodromo Internacional Ayrton Senna em Londrina -PR
2º Etapa - Dia 17 de junho - Uberlândia - MG
3º Etapa - Dia 15 de julho - Itú - SP
4º Etapa - Cascavel - PR
Final - Londrina - PR
Aqui em baixo tem um vídeo que achei na internet, da 1ª etapa da Temporada, tenham uma ideia de como são as etapas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário