sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dodge Challenger (1970-1974) - Historia e Fotos



O Challenger é um modelo desportivo de duas portas de tamanho médio da Dodge. A sua produção iniciou-se em 1970. Partilhando a sua plataforma (E-Body) com o Plymouth Barracuda o Dodge Challenger impressionou pela sua vasta gama de motorizações.



A versão R/T (Road/Track) dispunha de motores, todos eles, V8 desde o de 335cv, o de 375cv, com um carburador de quatro corpos, Magnum 440 e o top de linha 426 Hemi V8 de 425cv. A Dodge ainda construiu a versão T/A (Trans Am), a qual era vendida quase idêntica à que a Dodge competia no campeonato Trans Am.


Em 1971 o Challenger foi reestilizado, porém teve uma diminuição na sua potencia, devido as leis de emissão de gases. 1972 foi um mau ano para o Challenger, fazendo com que a Dodge acabasse com a versão conversível e a R/T. A versão mais potente do Challenger oferecia agora modestos 240cv. Em substituição do R/T a Dodge lançou a versão Rally, com meros 150cv.



Em 1974 o Challenger desapareceu, deixando saudades por todos os entusiastas deste modelo da Dogde.


Já em 2006 a montadora construiu um carro conceito denominado challenger Concept, que trouxe de volta o Challenger equipado de um motor Hemi V8 de 425cv. Sucesso de vendas nos Estados Unidos. O carro é importado também para o Brasil.

Em 1971 o Dodge Challenger participou do filme Vanishing Point sendo o "getaway car" (carro de fuga) do filme.




Fonte: Winkpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário