domingo, 24 de abril de 2011

Carros de História: VW Apollo

O Apollo foi produzido entre os anos 1990 e 1992, junto com o Ford Verona que foi até 1996.
Na década de 90, a Volkswagen e a Ford se uniram formando uma parceria, que ficou conhecida como "Autolatina". A partir dessa união, inédita, surgiram o Volkswagen Apollo e o Ford Verona, que eram carros bastante semelhantes.
O Volkswagen Apollo era praticamente uma versão topo-de-linha do bastante semelhante Verona, que era baseado no Ford Escort comercializado na Europa, com linhas mais esportivas.
O Apollo foi um carro bastante luxuoso, até mesmo em suas versões mais econômicas. Esse fato foi decisivo para que o Volkswagen Apollo saísse de linha dois anos depois de seu lançamento.

O Volkswagen Apollo foi produzido entre os anos de 1990 e 1992 quando deixou lugar para o sedã maior Logus e o hatchback Pointer.
O Apollo era equipado com o motor AP 1.8 de 95 cv carburado (três estágios na versão a álcool e dois na versão a gasolina) produzido pela Volkswagen ele possuía um câmbio de relativamento mais curto do que o seu primo Verona, isso fazia com que o carro se tornasse mais "esperto". Sua suspensão era mais firme que a do Verona, devido a seus amortecedores.

Estéticamente o Apollo tinha para-choques na cor do carro, lanterna fumê, spoiler na traseira e frisos, volante e outros detalhes com a nomenclatura VW.

Suas versões!

O Volkswagen Apollo foi produzido nas versões GL, GLS e Vip (uma série especial limitada).

Apollo GL

O Volkswagen Apollo GL era a versão mais simples do Apollo, não era um carro tão luxuoso quanto às outras versões, mas valia a pena.
Apollo GL, versão topo-de-linha do Apollo.
Propaganda em uma revista da direção hidráulica do Apollo.
Esse era o Apollo GLS, versão mais luxuosa e bem equipada do Apollo.

Apollo GLS

A versão GLS do Apollo foi a versão mais completa do Apollo, perdendo apenas para a versão VIP ,que foi apenas uma versão especial. Esse carro possuía itens de luxo e acabamento com tens de uma mesma cor, ar condicionado, ar quente, desembaçador traseiro, direção hidráulica, alarme, vidros elétricos, travas elétricas e rodas de liga-leve. E alguns GLS tinham até teto solar.

O Apollo GLS chegou a ser comercializado até o ultimo ano do Apollo, 1992.
Traseira do Apollo GLS, que tinha farois da mesma cor da carroceria (se fosse vermelha, claro).

Apollo VIP

A versão VIP do Apollo foi uma série especial e limitada, e ainda era mais luxuosa que a versão GLS.

A série VIP era a versão intermediária do Apollo, mas era mais bem equipada do que a GLS.

Você sabia que...

O Apollo foi produzido nas cores branco, vermelho, vinho, preto, dourado e prata.

Existem alguns Apollo com motor 2.0, no entanto são carros adaptadosmas por que são todos tunados.

O Volkswagen Apollo não é um clone do Ford Verona, eles possuem algumas diferenças, sendo a principal o motor APm utilizado pelo Apollo e o CHT 1.6 utilizado no Verona.

Existem muitos Apollos com teto solar, não é tão difícil encontrar um rodando pelas ruas, mas vale a pena ver um.

O Apollo saiu de linha em 1992 e, foi substituido direto pelo Logus, que criou um irmão, chamado Pointer, que era a versão hatchback do Logus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário