quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Relembre os carros que marcaram os anos 2000

Com mecânica eficiente e baixa manutenção, os japoneses deram um Ippon na concorrência e conquistaram a confiança do brasileiro nos anos 2000. Prova disso foi o Honda Civic, um dos líderes entre os sedãs médios até hoje. Lançado nos anos 70, a oitava geração do modelo (2007), com seu desenho revolucionário e excelente dirigibilidade, foi aclamada pela crítica e ganhou inúmeros prêmios no setor

Ao lado do Honda Civic, o Toyota Corolla disputou venda por venda a liderança do mercado dos sedãs médios no País nos anos 2000. O modelo 2002, que contava com propaganda do astro Brad Pitt, serviu para rejuvenescer um pouco a imagem do carro, que mesmo assim continuou sendo a escolha mais racional diante do Civic
O Honda Fit, lançado em 2003, é um dos carros mais elogiados por seus donos em publicações do setor. Embora o preço não seja um ponto forte, o modelo tem inúmeras virtudes: espaço interno; acabamento; consumo; equipamentos; conjunto mecânico... Não por acaso, é o líder de vendas em seu segmento
Desde 2006 no Brasil, o Ford Fusion se destacou pelo seu porte e pela ampla lista de equipamentos a preços mais convidativos que os rivais. Na segunda geração (2009), o sedã executivo ganhou apelo esportivo e, com maior tecnologia agregada, consolidou seu nome no mercado. Que o digam as boas vendas da atual geração, mais refinada e lançada neste ano
Lançado no fim de 1999, o Renault Clio foi referência no início dos anos 2000 pelo ótimo nível de acabamento e segurança que oferecia desde as versões mais básicas. Infelizmente, com o tempo o modelo foi perdendo as qualidades que o consagraram e, atualmente, não esconde seu projeto antigo
Obra do italiano Giorgetto Giugiaro, o Fiat Punto chegou em 2007 para esquentar a briga dos compactos premiuns. Design apaixonante, bom acabamento interno e suspensão acertada foram algumas das qualidades do hatch, que no ano passado passou sofreu a primeira reestilização para a linha 2013
Na febre das minivans ocorrida no começo dos anos 2000, a aposta da Chevrolet foi a Zafira, lançada em 2001. O grande diferencial em relação aos concorrentes (Citroen Picasso e Renault Scenic) eram os dois bancos dobráveis no porta-malas, que ampliavam a capacidade do carro para sete lugares. Embora tenha marcado a década passada, o modelo saiu de linha e foi substituído pelo Chevrolet Spin 
O Renault Sandero nasceu com a missão de recuperar as vendas em baixa da montadora francesa. Com preço acessível, espaço interno farto e desenho mais atraente que do irmão Logan, o hatch caiu no gosto do público e atingiu o objetivo. O acabamento espartano, uma das maiores criticas ao modelo, deve inclusive ser melhorado na próxima geração do modelo, apresentada no Salão de Frankfurt
Oferecer mais por menos. Com esse raciocínio, o Renault Logan descobriu uma fatia de consumidores em busca de sedãs espaçosos a preços acessíveis. É verdade que beleza e acabamento nunca foram seus fortes, mas a ideia deu tão certo que a concorrência não demorou a chegar — que o digam os rivais Nissan Versa e Chevrolet Cobalt
Potência de esportivo, status de importado e uma generosa lista de equipamentos a preços pra lá de convidativos. Não é difícil entender por que o Hyundai Azera vendeu tanto desde o seu lançamento por aqui, em 2007. Com a nova geração, que veio no último ano, a relação custo-benefício que consagrou o carro ficou, literalmente, no passado
Gasolina, álcool ou ambos? Em 2003, o Volkswagen Gol Total Flex inaugurava a era dos carros bicombustíveis no Brasil. Aos poucos, aos montadoras foram aderindo e aprimorando o sistema, que completou uma década neste ano e está presente na maioria dos carros produzidos no País
Espaçoso, robusto e bem equipado, o Hyundai Tucson é um dos SUVs de maior sucesso do País, o que ajudou a disseminar a boa fama dos coreanos por aqui. Lançado em 2005, o modelo passou a ser fabricado no Brasil em 2011 e, embora defasado, é o segundo carro mais vendido da Hyundai, atrás apenas do HB20
Quando desembarcou aqui, em 2000, o Ford Focus chamou atenção pelo design futurista. Porém, com o tempo a fama do modelo recaiu sobre algo que os olhos não veem: a excelente dirigibilidade e conjunto mecânico, nos quais logo se tornou uma referência no segmento dos hatchs médios
Lançado em 2002, o Volkswagen Polo inovou ao trazer um projeto moderno, ampla lista de equipamentos e acabamento acima da média, atributos que o fizeram pioneiro entre os compactos premiuns, segmento que só cresceu desde então. A alta nos preços, o avanço da concorrência e a desatualização em relação ao modelo europeu fizeram o hatch perder espaço no mercado
Lançado em 2000, o Chevrolet Celta agradou ao público pelo visual moderno, motor esperto e, sobretudo, preço acessível — afinal, era o novo carro de entrada da montadora norte-americana. O acabamento espartano e a falta de isolamento acústico foram críticas frequentes ao modelo, que segue em produção
Lançado em 2003, o Ford EcoSport foi o primeiro jipinho urbano a ser fabricado por uma montadora “nacional”. Enquanto a direção elevada e o estilo aventureiro caíram no gosto popular, falhas no acabamento e no ruído interno foram acertadas na segunda geração — a qual, lançada no ano passado, é líder do segmento que criou
Mais barato e simplista que o Polo, o Volkswagen Fox foi lançado em 2003, na febre das minivans. A posição de dirigir elevada e o amplo espaço interno são marcas registradas do modelo, que ao contrário do irmão mais rico promete ter vida longa pelo caminho
Fotos: Divulgação / Do R7

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