
Este Chevrolet Celta foi testado em agosto de 2011 pelo Latin NCAP, órgão que realiza testes oficiais em veículos vendidos no mercado latino-americano, onde se coloca um veículo com dummies (bonecos que simulam os ocupantes do veículo), fazendo teste de colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo fixo ligeiramente deformável (para mais detalhes veja explicação dos testes e das classificações da LATIN NCAP, ambos do site do órgão). Na época os testes não eram tão rigorosos e concederam ao popular uma estrela em impacto frontal. Na atual etapa do programa, o carro levaria 0 (zero) estrela. Os airbags podem aumentar entre uma e quatro estrelas de um carro. Desde janeiro de 2014 é proibida a comercialização de veículos automotores novos sem airbags fabricados a partir de 2014 no Brasil. Menos mal, mas carro sem airbags com estrutura precária não ajuda muito, pois atingiria as pernas dos ocupantes, mas o impacto da cabeça é absorvido.
Em breve postarei o crash test do Volkswagen Up brasileiro, que surpreendeu pelo resultado positivo, que é usada como argumento na propaganda do carro.
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