sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Depois de quase 30 anos, Lada Samara sai de linha na Rússia

O Lada Samara era produzido na Rússia desde 1984

A Lada encerrou nessa semana a produção do Samara. Produzido desde 1984, o pequeno carro com versões hatch e sedã é substituído pelo Granta, lançado em 2011.

A última unidade, produzida em Togilattigrad, na Rússia, foi equipada com um motor 1.6 8V de 81 cv e 13,4 mkgf de torque, com câmbio manual de cinco marchas. A velocidade máxima é de 160 km/h e consumo de 13,8 km/l.
No Brasil, o Lada Samara foi vendido entre 1990 e 1995, graças à reabertura das importações. Esteve disponível apenas na carroceria hatchback, com três ou cinco portas. Os motores podiam ser 1.3 de 65 cv ou 1.5 de 72 cv.
Aqui o carro não foi um sucesso, mas na Rússia o sucesso foi enorme, por isso as vendas foram se esticando, até terminarem em 2013. Mas nos últimos anos, as vendas não foram tão excelentes. Em outubro, foram 3.661 unidades emplacas, deixando o carro em 15º no ranking daquele país.
O mais vendido do país é o Granta, que em outubro emplacou 13.357. Outros Lada que venderam mais que o Samara foram o Largus (5.765), Niva (5.330), Kalina (4.460) e Priora (3.895).
O carro já esteve disponível na versão sedã, mas nos últimos anos, apenas o Samara hatchback tem sido produzido. Confira abaixo mais duas fotos do Samara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário