sábado, 18 de agosto de 2012

História do Nissan Skyline GT-R: O verdadeiro Godzilla do mundo automotivo.

Introdução

O Nissan Skyline GT-R é um carro japonês, uma variação (bem) esportiva do Nissan Skyline.



Nissan Skyline GT-R R34 V-Spec ano 2000
Os primeiros GT-Rs foram produzidos de 1969 a 1973. Após um hiato de 16 anos desde a segunda geração (KPGC110), que só durou em 1973, o nome GT-R foi revivido em 1989 com o Skyline R32, apesar de o Skyline "normal" ter estado em linha dentro deste hiato, durando até hoje. Este carro foi apelidado de "Godzilla" pela imprensa automotiva australiana em julho de 1989. O R32 GT-R dominou o automobilismo no Japão. Também teve sucesso no Campeonato Australiano de Carros de Turismo, sendo  vencedor de 1990 a 1992, até que uma mudança no regulamento excluiu os GT-R em 1993. O Skyline GT-R (R33) foi também o primeiro carro de produção a dar uma volta do lendário circuito de Nürburgring (no anel norte, conhecido como Nordschleife) em menos de oito minutos.

O Skyline GT-R se tornou o carro-chefe em desempenho da Nissan, apresentando muitas tecnologias avançadas, incluindo um moderno sistema 4WD. O GT-R permaneceu barato comparado com seus rivais europeus, com uma lista de preços de ¥ 4.500.000 (EUA $ 31.000). Hoje, o carro é popular para corridas de drag racing, Circuito, Contra-relógio, drift e eventos organizados por revistas de tuning. O GT-R é o vencedor na Time Attack 2007 Tsukuba realizada no Japão- M-Speed ​​GT-R (9 dos 15 melhores carros consiste de GT-Rs) A produção do Skyline GT-R terminou em agosto de 2002. O carro foi substituído anos mais tarde pelo GT-R, um veículo independente da linha Skyline, não sendo vendido como tal.
O Skyline GT-R nunca foi fabricado fora do Japão, e os mercados de exportação únicos foram Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia, em 1991, e no Reino Unido (em 1997, graças ao sistema único de aprovação de veículo) como usado importado japonês. Apesar disso, o Skyline GT-R tornou-se um carro esporte icônico, inclusive nos países do mundo ocidental (principalmente o Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Canadá). Tornou-se notável por meio da cultura pop tais como cinema e vídeo jogos como nas séries Velozes e Furiosos, Initial D, Shakotan Boogie, Midnight Wangan, e Gran Turismo.

O carro foi nomeado pelo Top Gear, programa automotivo de grande sucesso da BBC como a única verdadeira contribuição japonesa na linha de supercarros, e por Jeremy Clarkson como um dos melhores carros do mundo.

Breve história da linha Skyline e seus primórdios

O nome Skyline foi originado pela empresa automobilística Prince, que desenvolveu e vendeu a linha de sedans Skyline antes de se fundir com a Nissan-Datsun. A abreviatura GT-R significa Gran Turismo Racer enquanto o GT-B representa Gran Turismo Berlinetta. O japonês escolheu usar a abreviatura italiana ao nomear o carro - como a maioria dos carros feitos no Japão na época usado abreviaturas ocidentais - para aumentar ainda mais as vendas. O mais antigo antecessor do GT-R, o S54 2000 GT-B, ficou em segundo lugar em sua primeira corrida em 1964. O desenvolvimento seguinte do GT-R, o quatro portas PGC10 2000 GT-R, marcou 33 vitórias no um ano e meio que correram, e no momento em que tentou a sua vitória 50 consecutivo, a sua corrida terminou com um Mazda savanna RX-3. O carro teve numerosas vitórias no momento em que foi interrompido em 1972. A última versão do GT-R original, o KPGC110 2000GT-R, usou o mesmo motor 2.0 de 6 cilindros em linha com 160 cv e só vendeu 197 unidades, devido à crise mundial do petróleo. Este modelo foi o único GT-R de nunca participar de uma corrida importante, apesar do carro de corrida construído propositadamente único que agora reside na unidade no museu da Nissan para carros históricos em Zama.

História do Skyline GT-R geração por geração


Nissan Skyline GT-R KPGC10
1ª Geração (1969-1972) - O primeiro Skyline GT-R, conhecido pela designação interna da Nissan como PGC10, foi lançado em 4 de fevereiro de 1969. Ela estava disponível originalmente como um sedan de quatro portas depois da sua primeira aparição pública no Salão do Automóvel de Tókio de 1968. Foi anunciado juntamente com o Nissan R380 carro de corrida para mostrar a heráldica Skyline de corrida. Foi equipado com o 2.0 L 6 cilindros que produzia 160 cv a 7000 rpm e 177 N·m de torque a 5.600 rpm aclopado a uma caixa manual de 5 velocidades com tração traseira. O poder foi entregue às rodas traseiras por uma transmissão manual de 5 velocidades. O primeiro Skyline GT-R era montado com uma suspensão com braços semi-arrastados. Ela estava disponível como um cupê a partir de março 1971, com o código KPGC10.

Um apelido popular para os Skyline GT-R KPGC10 e PGC10 foi "Hakosuka", que é uma combinação da palavra japonesa para caixa ("Hako" ou ハコ) ea abreviatura pronunciada do horizonte ("Suka" ou スカ como em スカイライン ou "sukairain"), ou seja, caixa horizontal.

Um total de 1.945 Skyline GT-Rs da geração PGC e KPGC10 foram produzidos.


Nissan Skyline GT-R KPGC110
2ª Geração (1973) - O sucessor do KPGC10, o KPGC110, foi lançado em 1973, após a sua introdução em 1972 no Salão do Automóvel de Tókio. Alimentado pelo mesmo motor de 1989 cc seis em linha S20, a segunda geração do GT-R entrega potência para as rodas traseiras através de uma caixa manual de 5 velocidades. A suspensão traseira era de braço semi-arrastado e pequenas peças aerodinâmicas foram adicionadas.

Esta edição do GT-R também era conhecido como Skyline "Ken & Mary", devido a uma propaganda popular que caracteriza um jovem casal (Ken e Mary) apreciando o campo Hokkaido. O anúncio mais tarde virou um hit, e a árvore destaque no anúncio mais tarde se tornou uma estrela menor em si
.
Infelizmente, a segunda geração do GT-R foi vencida pela crise do petróleo que atingiu no início de 1970cessou-se a demanda de carros esportivos de alto desempenho. Apenas um total de 197 carros foram construídos até o final de seu ciclo de produção curto. Para esta década, este seria o último GT-R até que a produção do R32 em 1989.


Nissan Skyline GT-R R32
3ª Geração (1989-1994) - Depois de tirar de linha o Skyline GT-R em 1973, a Nissan ressucitou a sigla GT-R  em 1989. Na época a Nissan estava competindo no Grupo A (competição de veículos de produção com certo limite de potência) com o Skyline GTS-R. A Nissan queria aposentar o GTS-R em favor de um veículo mais competitivo. A nova geração do GT-R, E-BNR32 (comumente abreviado para R32), foi projetado para dominar o Grupo A de corrida.
Agora falando no modelo de produção, um novo motor 2.6L de foi colocado em produção como Nissan Skyline R32 GT-R. O R32 GT-R padrão desenvolvia 276 cv e 361 N·m de torque tinha um peso de 1.430 kg. A produção inicial do carro era para a homologação necessária do Grupo A para produzir 510 carros, começando em 22 de maio de 1989. Sua estreia bem sucedida junto com elogios da crítica pela imprensa de automobilismo criado uma grande demanda pelo carro. A Nissan iniciou oficialmente a produção em larga escala, a começar a ser executada em agosto de 1989, e iniciou a sua campanha no Grupo A de 1990. Devido às rigorosas regras de homologação do Grupo  , a Nissan também foi obrigada a vender uma série do Skyline GT-R, que recria com mais precisão o mesmo carro que eles usam no Grupo A de corrida. Esta série foi chamada Skyline GT-R Nismo.


Traseira do Skyline GT-R R32
O Skyline GT-R Nismo, introduzido em 22 de fevereiro de 1990, teve uma produção total de 560 unidades, conforme exigido para os modelos "evolution" do regulamento (mais de 500). A sua finalidade é a de homologar um número de mudanças aerodinâmicas utilizados no Grupo A de corrida. As mudanças incluem dutos adicionais no pára-choque dianteiro para melhorar o fluxo de ar para o intercooler, um scoop no capô para direcionar mais ar no compartimento do motor, e um spoiler adicional de inicialização para fornecer mais downforce. O GT-R "Nismo" estava disponível apenas em cinza-chumbo.
O modelo Skyline GT-R 'N1', lançado em 19 de julho de 1991, foi projetado para mercado doméstico, baseado no modelo de corrida N1, com um total de 228 unidades produzidas. A mudança mais notável foi no motor, que foi atualizado para a especificação de R32-N1. O peso do carro também foi reduzido pela remoção do ABS, ar condicionado, sistema de som, limpador traseiro, tapete, do tronco e do uso de faróis leves. Sem opções de cores disponíveis e os carros todos 'N1' foram entregues com uma fina camada de tinta branca cristal. O resultado foi uma economia de 30 kg de peso para uma massa de 1.400 kg.

Para comemorar o sucesso do GT-R, tanto no Grupo N como no Grupo A corrida, a Nissan apresentou o Skyline GT-R V-Spec ("Victory-SPECicfication") em 3 de fevereiro de 1993. O V-Spec adicionou freios Brembo e um sistema de tração integral ATTESA E-TS para os pacotes Nismo e N1, bem como rodas de 17" BBS com pneus 225/45/R17. O V-Spec tem um preço de lista de ¥ 5.260.000.

Finalmente em 14 de fevereiro de 1994, o Skyline GT-R V-Spec II foi lançado, com apenas a modificação de pneus mais largos 245/45/17. Além disso, tanto o V-Spec e V-Spec II tinham um peso de 1.480 kg, pesando 50 kg a mais do que o padrão GT-R. A produção total do V-Spec I e II foi de 1453 e 1303 unidades, respectivamente.
A produção total do Skyline R32 GT-R foi de 43,394 unidades, um número consideravelmente maior que as duas primeiras gerações juntas, com a produção do R32 começando em 22 de maio de 1989. Uma proporção acima da média do GT-R foram vendidos em branco, provavelmente devido ao branco ser a cor nacional do Japão no automobilismo internacional.
Os números de produção (R32)
Carros padrão = 40,390NISMO Group A Evolution = 560
V-Spec = 1453
V-Spec II = 1303
N1 Race Version = 228
Total = 43934



Nissan Skyline GT-R R33
4ª Geração (1995-1998) - O E-BCNR33 (R33) foi desenvolvido em 1995 como um sucessor para o venerável modelo R32. Era um pouco maior e mais pesado que seu antecessor. O motor do R33 foi quase idêntico ao do R32. Usou turbocompressores e a mesma especificação para a caixa de velocidades manual, embora as sincronizações fossem feitas para ser mais fortes. O motor corrigiu o R32 é o considerado fraco acionamento da bomba de óleo, o que tende a falhar em aplicações de maior potência. O modelo R33 GT-R padrão pesa 1.540 kg.

O R33 GT-R foi lançado em janeiro de 1995 com o modelo básico GT-R e o modelo V-spec. O modelo V-spec pesava 10 kgmais , e teve uma suspensão esportiva resultante do rebaixamento e enrijecimento da mesma. O V-spec também contou com o mais recente sistema ATTESA E-TS Pro de tração integral, que incluiu um diferencial de deslizamento limitado ativo. O modelo V-spec também incluiu freios ABS independentes nas quatro rodas.

Ao mesmo tempo, como o lançamento do R33 GT-R e GT-R V-spec, a Nissan lançou o R33 GT-R V-spec modelo N1. As alterações feitas no N1 R33 são semelhantes às do N1 R32. O carro estava mais leve, removendo o ABS, ar condicionado, sistema de som, limpador traseiro e carpetes. O R33 GT-R V-spec N1 recebeu o motor do R33 N1 ligeiramente revisto.


Skyline GT-R R33 V-spec
Uma edição especial do R33 foi lançado em 03 de novembro de 1997 chamado de 400R, com R de Racing. Desenvolvido e planejado pela NISMO (Nissan Motorsports International). Mas, o seu motor RB26DETT, o RBX-GT2, foi projetado e produzido por REINIK (mais tarde renomeada REIMAX). As características do motor eram 77,7 mm de curso do virabrequim (73,7 mm do modelo "padrão"), pistões forjados 87 mm (86 mm do "padrão"), hastes modificadas, eixos de comando de elevação, sistema de óleo modificado, coletores de escape maiores e maior pressão dos turbocompressores. A NISMO produziu um escape modificado, uma dupla embreagem, e um sistema de intercooler. As pastilhas de freio Nismo foram montadas no carro. Atualizações aerodinâmicas exclusivas também foram adicionadas ao 400R, como pára-lamas mais largos, saias laterais, novos pára-choques dianteiro e traseiro, com entradas de ar maiores, um capô redesenhado e spoiler traseiro feito de fibra de carbono. O carro desenvolvia 400 cv e 347 470 N·m de torque, o que permitiu uma velocidade máxima de mais de 300 km / h, e permitiu-lhe chegar a 0-100 km/h em 4 segundos. A NISMO tinha originalmente planejado produzir 100 unidades do 400R, no entanto, apenas 44 unidades foram feitas antes da produção do R33 terminar em 1998.

Os números de produção (R33)
Carros padrão = 9871
V-Spec = 6551
Total = 16422


Nissan Skyline GT-R R34
5ª Geração (1999-2002) - Os modelos Skyline GT-R e GT-R V-Spec, de código GT/GF-BNR34 (R34) foram lançados em janeiro de 1999. O R34 GT-R também foi feito para ser mais curto e a projeção dianteira foi reduzida. As tampas de válvulas também foram pintados de vermelho brilhante, em vez de preto fosco. 

Um novo recurso do GT-R R34 é um display LCD multifuncional de 5,8" no centro do painel, que mostra sete diferentes leituras ao vivo de estatísticas do motor e do veículo, como a pressão do turbocompressor (1,2 bar máx), óleo e temperatura da água, entre outros. O GT-R V-Spec acrescentou dois recursos extras: medidores de temperatura de admissão e escape de combistível atrasvés de displays multifunções (MFD), que poderiam ser comprados a um custo extra, que incluem um contador de voltas, medidor de Força-G e um aumento na medição da pressão do turbocompressor para 2 bar. O R34 GT-R foi mais curto e leve, em resposta às reclamações dos clientes que achavam que o R33 era muito pesado.

Como o R33, os novos R34 GT-R V-Spec vêm equipados com o sistema de tração integral Pro ATTESA E-TS e um LSD ativo na parte traseira, enquantos GT-R padrão não vinham com o sistema Pro e tinham um diferencial mecânico convencional. O modelo V-spec também teve suspensão mais firme, graças à frente e divisores de lado, bem como um difusor traseiro de fibra de carbono de ar, destinada a manter o ar a fluir suavemente sob o carro.

Outro modelo especial do R34 GT-R é o M-spec. Era semelhante ao V-Spec, mas teve amortecedores de "telecomando centralizado", suspensão revista, barra do balanço traseiro mais rígida e um interior de couro com bancos dianteiros aquecidos. O "M" no M-Spec significa Mizuno, que era o engenheiro-chefe da Nissan.

Na época do lançamento do R34, como o R32 e R33, R34, a Nissan lançou um modelo N1. O GT-R R34 N1 foi equipado semelhante aos modelos de R32 e R33 N1 - uma homologação especial. Foi vendido sem ar condicionado, equipamento de áudio, limpador traseiro, e com pouco revestimento, mas o ABS permaneceu. O novo R34 N1 recebeu também o novo motor R34 N1. Apenas 45 R34 modelos V-spec N1 foram produzidos pela fábrica, 12 dos quais foram usados ​​por Nismo para Super corrida Taikyu. O resto foi vendido para vários clientes, principalmente equipes de corrida e garagens de afinação.

Nissan Skyline GT-R R34 V-Spec

Em outubro de 2000, a Nissan lançou o V-Spec II, substituindo o V-Spec. O II V-Spec aumentou a rigidez na suspensão (ainda mais rígida do que o original V-Spec) e teve discos de freio traseiros maiores. Ele também vinha equipado com uma capota de fibra de carbono equipado com um duto NACA, que é mais leve do que o alumínio, mais que todos os outros capôs de GT-R feitos. Também diferente no II V-Spec foi um console central de irídio e pedais de alumínio. Os bancos foram estofados com um tecido preto, em vez de o tecido cinza usado em R34 GT-R anteriores, e as lentes de cor âmbar foram substituídos por versões brancas. Com exceção do capô de fibra de carbono, o nível padrão de acabamento GT-R também recebeu essas atualizações.

Em fevereiro de 2002 a Nissan lançou um modelo de produção final do R34 GT-R chamado Skyline GT-R V-Spec II Nür e Skyline GT-R M-spec Nür. O Nur foi nomeado em homenagem à famosa pista alemã de Nürburgring, onde o Skyline foi desenvolvido. No total, 1000 R34 GT-R Nür foram feitas, 750 eram "V-Spec II Nür"e 250 "M-Spec Nür". O modelo apresentou um Nür RB26DETT melhorado, baseado no motor de corrida N1. O turbocompressores padrão foi atualizado para versões maiores, com um ligeiro aumento no impulso e as lâminas de cerâmica foram substituídos por versões de aço. Isto aumentou a latência, mas para compensar a durabilidade do turbo foi melhorada ao ser capaz de lidar com um aumento maior de impulso. Isto permitiu sintonizadores para aumentar o impulso de forma segura com turbos padrão até 450 hp. O V-spec II Nür baseia-se no modelo normal II V-spec, e o M-spec Nur foi baseado no modelo M-spec regular. Os modelos Nür também incluiu uma cor diferente de costura na guarnição interior, bem como um indicador de velocidade de leitura de até 300 km/h, e válvula de cor ouro cobre em vez de vermelho. Devido a então atual legislação japonesa, o carro foi anunciado como tendo 276 cv, mas, na verdade, tinha mais de 330 hp, quando saiu da fábrica. 

Os números de produção: Carros padrão = 3.964
V-Spec = 1308
V-Spec UK = 101
V-Spec N1 = 45
V-Spec II = 5512
V-Spec II Nur = 750
V-Spec II N1 = 18
M-Spec = 228
M-Spec Nür = 250
Total = 12175



O sucessor: Nissan GT-R

Após o fim da produção do R34 em 2002, a Nissan anunciou seus planos para separar o modelo GT-R do restante da linha Skyline, criando um veículo inteiramente novo, embora pudesse ser baseado na mesma plataforma do Skyline. Este novo carro, agora conhecido simplesmente como Nissan GT-R, estreou em 2007 em Tóquio. Lançado para os consumidores em 2008, ele foi o primeiro GT-R disponível no mercado mundial, entrando nos mercados norte-americano e europeu pela primeira vez. Ele também herdou seu DNA de bater recordes em Nürburgring, além de ter recebido um facelift em 2011.

Embora baseado na plataforma FM utilizado pela geração Skyline V36, O GT-R usa uma plataforma Premium Midship (PM). O carro mantém a sua herança usando o código de chassis CBA-R35, ou simplesmente R35.


O Nissan Skyline GT-R nas pistas
A história de grande sucesso do GT-R nas pistas começou com as suas 50 vitórias de 1968 a 1972, incluindo 49 vitórias consecutivas no circuito japonês de corrida. A Nissan nãos pôs a segunda geração (KPGC110) nas pistas.
Skyline GT-R R32 Calsonic do Grupo A
O Skyline GT-R mais tarde ganhou o apelido de "Godzilla", pelo seu desempenho "monstro", como a criatura conterrânea do cinema. O R32 GT-R dominou a JTCC, vencendo todas as 29 corridas que entraram na série, bem como levando o título da série a cada ano de 1989 a 1993.
Correu 50 das 50 corridas de 1991 a 1997 (nos modelos R32 e R33) no N1 Super Taikyu. O sucesso do GT-R morreu devido à mudança de regras do Grupo A de Carros de Turismo, sendo extinto pouco depois. JTCC foi similarmente destruída pelo R32 GT-R, e se dividiu logo após, dirigiu-se para a categoria SUPERTOURING e também, indirectamente, à categoria GT500 de hoje.
O sucesso do GT-R no automobilismo foi formidável, especialmente na corrida anual dos 1.000 km no circuito de Mount Panorama de Bathurst, na Austrália, onde o vencedor em 1991 e 1992 foi um GT-R (apesar de ter sido penalizado por 100 kg adicionais nas comptições a e uma válvula menor de pressão no turbo em 1992), e na série GT japonesa, onde permaneceu dominante por muitos anos. Os Skyline GT-R foram retirados da série JGTC (mais tarde mudou Super GT Series) em 2004. Seu sucessor, o Nissan GT-R, competiu e dominou a temporada 2008 Super GT, ganhando o GT500.
Nenhuma vitória do GT-R podia escapar sem controvérsias. No Grande Prêmio de Macau de 1990, corrida de carros de turismo, o R32 dirigido por Masahiro Hasemi liderou a corrida desde o início para a linha de chegada o que causou uma onda de protestos pelos participantes europeus. No ano seguinte, o carro foi forçado a levar uma pena de peso de 140 kg e foi contra os mais competitivos DTM BMW M3 e Mercedes-Benz 190E Evolution II 2,5-16. Hasemi, descontente foi obrigado a se contentar com o quarto lugar. Para o ano seguinte e a penalidade de peso foi reduzida e Hasemi voltou com outro R32 que saiu da corrida,  abandonando a prova com falha no motor.

No Reino Unido, Andy Middlehurst levou o Nissan Skyline GT-R (R32) a duas vitórias consecutivas do campeonato na Taça Nacional de Saloon Car. Outros títulos de campeão de 1991 incluem o Australian Touring Car Championship, de Jim Richards, de 1991, o Australian Endurance Championship (Mark Gibbs & Rowan Onslow), Campeonato Australiano de Fabricantes, de 1991, Touring Car Championship (Mark Skaife) e o Spanish Touring Car Championship, ambos em 199
Akira Kameyama pilotou o GT-R no Pikes Peak International Hillclimb em três ocasiões ganhar na classe aberta para carros de produção que ele entrou, uma em 1993 com o R32, outra em 1996 com o R33 e novamente em 1998 com o mesmo modelo. Para o ano seguinte, Rhys Millen teve um Skyline R33 GT-R para ganhar na categoria High Performance Showroom Stock.
GT-R LM R33, que completou as 24 Horas de Le Mans
Na Rolex 24 Horas de Daytona de 1994, o GT-R faria a sua estréia nos EUA quando a Nismo entrou no grupo A com uma especificação  do R32 para a categoria GTU. O carro terminou em 20º.
Em 1995 desenvolveu o Skyline GT-R Nismo para corridas de resistência com dois R33 com especificação JGTC para as 24 Horas de Le Mans. A fim de atender às normas de homologação, uma versão de rua legalizada teve que ser construída, embora a Nismo necessitasse de apenas um exemplar para cumprir o regulamento. Os dois carros de corrida foram capazes de alcançar algum sucesso em Le Mans, com um carro chegando em décimo no geral, e quinto na classe GT1, sendo batido apenas pelos mais desenvolvidos McLaren F1 GTRs. Para 1996, os Skyline GT-R LMs retornaram, desta vez carregando RB26DETTs ampliadas para 2,8 litros de deslocamento. Mais uma vez competindo em GT1, que iria terminar em 15º geral e 10º na classe. No entanto, a Nissan optou por abandonar a sua produção baseada em Skyline GT-R LMs em 1997 e, passam a competir os R390 GT1s. Em homenagem ao sucesso do Skyline em Le Mans, a Nissan comercializou uma edição limitada do R33 referido como "LM Limited", disponível apenas em azul . Havia também 3 do "LM Limited" modelo feito em branco.

Em 2006, a Automotive Forums.com trnou-se a primeira equipe a competir com um R34 GT-R nos Estados Unidos, participando do Speed World Challenge GT series.

Em 2007, o R32 Skyline GT-R conduzido por Reece McGregor da Nova Zelândia, quebrou o recorde mundial para o mais rápido AWD em mais de 1/4 de milha com um tempo de 7,57 em 305,98 kmh (190,13 mph) no Dragway Willowbank em Austrália, um recorde anteriormente detido pela HKS, com um Skyline GT-R R33 com um 7,67s

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