A nova sensação da mulherada é de fato um mimo veja o porquê.
Popular na Europa, o smart é pequeno em estatura, mas grande na economia. No Brasil, o preço não é dos menores - no lançamento, a versão mais barata do carro, o smart fortwo coupé, custava R$ 57.900, o mesmo que sedãs médios como o Ford Focus e Fiat Linea. O smart fortwo justifica ao menos parcialmente seu preço por oferecer uma série de controles eletrônicos e itens de segurança como quatro airbags.
O smart foi criado por Nicolas Hayek, o mesmo homem que inventou os relógios de pulso Swatch. Ele queria fazer um carro pequeno que fosse econômico, responsável ambientalmente e fácil de estacionar em espaços pequenos. A Swatch Company colaborou com a Daimler-Benz para criar o primeiro City Coupe (cupê urbano) com o nome da empresa Micro Compact Car (MCC).
O desenvolvimento começou em 1994, e o primeiro carro foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1997. O MCC foi vendido no ano seguinte, mas Hayek ficou desapontado com o uso de um motor convencional (ele queria um carro híbrido ou um motor elétrico puro) e com o preço do carro, que ficou mais alto do que o esperado. Quando as vendas iniciais se mostraram lentas, a Swatch se retirou da sociedade, deixando a Daimler-Benz como proprietária exclusiva da divisão smart. Hoje, a smart faz parte do grupo Mercedes, e a DaimlerChrysler agora é Daimler AG, após a venda do Grupo Chrysler para a Cerberus americana.
A sua maior caracterísca (ou menor mesmo) é o tamanho. Medindo somente 2,7 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,54 m de altura é um metro menor que carros como o Fiat Mille e o Ford Ka. Essas dimensões fazem parte da aparência exclusiva do smart, que parece quase um cubo sobre rodas - mas com a frente inclinada. Essa relação comprimento-largura ajuda o fortwo a fazer curvas fechadas com um grau de estabilidade maior. Os projetistas do Smart também o dotaram de motor de três cilindros, com turbo, que fornece potência (84 cv) suficiente porque o carro pesa apenas 750 kg. Ele é de longe um dos veículos de quatro rodas mais leves hoje.
Um dos maiores problemas com automóveis muito pequenos e leves é que eles podem ser menos seguros que os veículos maiores em uma colisão. A solução do smart é a concha de segurança de aço tridion. Essa "gaiola" de aço hemisférica preenche o interior do carro e também forma a maior parte do volume do chassi do smart. Uma pequena zona de deformação na frente do carro absorve a energia dos impactos e o motor localiza-se no porta-malas e não na frente. Embora um carro de 750 kg não seja tão seguro para os ocupantes quanto um veículo maior, a concha tridion se sai muito bem nos testes de impacto. Um desses testes a 112 km/h realizado pelo programa da TV britânica "Top Gear" revelou que a carroceria do smart fortwo permaneceu praticamente intacta quando comparada com a de um carro subcompacto convencional. Uma desaceleração repentina a 112 km/h causará ferimentos aos ocupantes em praticamente qualquer veículo.
Os dois bancos do smart fortwo proporcionam espaço suficiente atrás deles para algumas compras. Ele vem em uma versão cupê com teto rígido e em uma versão conversível com teto de lona escamoteável. Cada estilo de carroceria vem em três modelos diferentes: Pure, Pulse e Passion. Elas refletem um aumento das características de luxo como volante revestido em couro, teto de vidro, ar-condicionado e um melhor sistema de som estéreo. No Brasil o único motor disponível é 1.0 (999 cm³), com turbo, com 84 cv.
O smart vendido no Brasil é equipado com câmbio manual, mas ele dispensa a embreagem. Os motoristas mudam de marcha com um toque na alavanca do câmbio. O motorista pode também acionar a programação do câmbio, que passa a funcionar quase como uma caixa automática, fazendo sozinho as trocas de marchas.
Sua aceleração vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, de acordo com a fábrica. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 145 km/h para segurança do motorista (o fortwo pode ficar instável em altas velocidades). Em trânsito urbano, o fortwo chega a relatados 15,6 km/l, enquanto em tráfego em estradas atinge a marca ainda mais impressionante de 24,4 km/l.
Econômico, pequeno, prático e seguro. Têm tudo pra ser o maior sucesso, entre homens e mulheres!
Fonte:http://carros.hsw.uol.com.br/carro-smart.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário